sábado, 14 de março de 2015

Solidão cercada de gente


Hoje estive pensando no problema da solidão. Costumo dizer que existem pessoas vivendo um tipo de "solidão cercada de gente". Penso que este sintoma nunca foi tão comum e frequente, como em nossos dias. Costumo ver pessoas seguindo solitárias, mesmo andando em ruas repletas de pessoas. Tenho visto pessoas amargando profunda solidão, mesmo cercadas por sua família. Então, me dei conta de que a solidão é um estado de espírito, independente do ambiente em que se manifesta. Portanto, é comum vermos vidas solitárias, mesmo ao lado de seu cônjuge; e filhos solitários, mesmo ao lado de seus pais; e até crentes solitários, cercado de fieis, em pleno culto... Enfim, vivemos em um mundo repleto de gente dolorosamente solitária; sem aperceber que sua solidão é um fenômeno interno.
 
Na verdade, a solidão aprisiona o ser humano dentro de si mesmo; mantendo a pessoa solitária desconectada do calor humano existente a sua volta. Triste solidão! No entanto, todos nós temos ao nosso dispor a melhor de todas as companhias: Jesus! O próprio Deus que se revelou na pessoa do Senhor, assim nos disse: "eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém." (Mateus 28:20). E o próprio Jesus, ao fazer menção do estado de abandono a que seria submetido pelos seus discípulos, disse: "Eis que chega a hora, e já se aproxima, em que vós sereis dispersos cada um para sua parte, e me deixareis só; mas não estou só, porque o Pai está comigo." (João 16:32). Já não tenho a menor dúvida, de o Senhor Jesus é a melhor das companhias!
 
Que mensagem maravilhosa: "Mas agora, assim diz o SENHOR que te criou, ó Jacó, e que te formou, ó Israel: Não temas, porque eu te remi; chamei-te pelo teu nome, tu és meu. Quando passares pelas águas estarei contigo, e quando pelos rios, eles não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti. Porque eu sou o Senhor teu Deus, o Santo de Israel, o teu Salvador; dei o Egito por teu resgate, a Etiópia e a Seba em teu lugar. Visto que foste precioso aos meus olhos, também foste honrado, e eu te amei, assim dei os homens por ti, e os povos pela tua vida. Não temas, pois, porque estou contigo; trarei a tua descendência desde o oriente, e te ajuntarei desde o ocidente." (Isaías 43:1-5). Ela é bálsamo para quem é tentado a pensar que está só!
 
Cordialmente;
Bispo Calegari

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhar