terça-feira, 27 de dezembro de 2016

Servir é missão primordial

A imagem pode conter: texto

Faz muito tempo, aprendi este adágio bem conhecido: "Quem não vive para servir, não serve para viver". Na verdade, este provérbio popular se alinha perfeitamente com os ensinos da Bíblia, pois o próprio Jesus declarou que "o Filho do homem também não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate de muitos." (Marcos 10:45). Portanto, servir é a missão primordial da vida do ser humano. Infelizmente, nossa realidade revela conduta que vai na contramão deste princípio; pois vemos tantas pessoas, cuja expectativa é a de serem servidas; e quando não o são, passam a se queixar de tudo e de todos, com a alegação de que ninguém as ama ou ajuda.

Nas diversas profissões, a missão primordial é servir; e o ganho se torna mero detalhe. Então, bombeiros, juízes, músicos, médicos, construtores, políticos, etc. devem possuir natureza serviçal na base da qualificação profissional. E os servos de Cristo (bispos, mestres, missionários, pastores)? Como o próprio termo pressupõe, todos estes (e outros mais) em sua condição de servos de Deus são por extensão, servos dos homens. No entanto, em todas as esferas de trabalho (até mesmo nas eclesiásticas); e assim, o que vemos é total inversão de valores, onde a prioridade passa a ser o ganho; e o servir fica na dependência da boa (ou da má) vontade daquele "servo" de plantão.

Precisamos meditar nesta advertência: "Então os justos lhe responderão, dizendo: Senhor, quando te vimos com fome, e te demos de comer? ou com sede, e te demos de beber? E quando te vimos estrangeiro, e te hospedamos? ou nu, e te vestimos? E quando te vimos enfermo, ou na prisão, e fomos ver-te? E, respondendo o Rei, lhes dirá: Em verdade vos digo que quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes." (Mateus 25:33-40). Vejo no texto de Mateus 25, um alerta aos que desfrutam a sua salvação de modo egoísta, por erradamente suporem que vida do salvo é viver sem lutar, crer sem amar e colher sem plantar. Só Jesus na causa!

Esta canção dos Vencedores por Cristo é bem oportuna ao tema:
https://youtu.be/WiIpwiNemF4

Cordialmente;
Bispo Calegari

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhar