quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Orientações Aos Pastores e Delegados

Uma palavra aos Pastores e Delegados

É do conhecimento todos, que o XV Concílio Regional da II Região se reunirá no Centro de Convenções da Igreja Metodista Wesleyana, em Xerém-RJ, dos dias: 15 a noite (culto de abertura) até o dia 18 a noite (encerramento), com possível prolongamento até o dia 19 as 12 horas.

Portanto, venho por meio deste "post" chamar a atenção dos conciliares para alguns detalhes que julgo muito importantes:

1. Caravanas para o encerramento

Cada Pastor deve incentivar sua igreja a formar uma caravana para o culto de encerramento, no dia 18. Aproveito para lembrar a todos que constará, do programa deste culto: Posse dos novos Secretários Regionais e das Comissões Regionais; Consagração de Pastores; Ordenação de Ministros; Unção com Azeite - de todos os que estiverem presentes no Culto de Encerramento. Por fim, como último ato profético do Evento, serão proclamadas as Nomeações Pastorais.

2. Liderança Regional

É sabido que, em cada concílio da Igreja Metodista Wesleyana, seja ele Geral ou Regional, é esperada sempre a renovação da liderança. Tanto pode ocorrer a nomeação de novos líderes; como pode se dar o remanejamento daqueles líderes que foram mantidos. Portanto, seguindo de perto esta expectativa, este concílio não deverá ser diferente dos demais. Ou seja, podem haver mudanças, alternâncias, etc. Vamos nos preparar para esta normalidade.

3. Itinerância Wesleyana

Todos os verdadeiros obreiros wesleyanos estão cientes de que a "Itinerância", além de constar no Estatuto e Regimento Interno da IMW, é um dos meios pelos quais ocorre a renovação de estilos, métodos e perfis, no pastorado de uma igreja wesleyana. Ao longo do meu episcopado, tenho aplicado o recurso da itinerância, conceituando o mesmo em dois tipos distintos: "Itinerância Ampla" e "Itinerância Restrita".

A Itinerância ampla é utilizada na nomeação de obreiros de "Tempo Integral"; os quais podem ser transferidos para lugares próximos ou distantes de sua atual nomeação.

Já a Itinerância restrita é utilizada no nomeação de obreiros de "Tempo Parcial"; os quais não podem ser transferidos para lugares distantes dos locais onde vivem e exercem a sua atividade secular.

E no tocante ao XV Concílio Regional, ambos os conceitos poderão ser utilizados. Isto, se o Conselho Ministerial Regional entender, pelo Espírito, que determinada igreja necessita de um novo pastor; ou que determinado pastor necessita de uma nova igreja; ou ambas as coisas. Como todo o pastor wesleyano sabe deste procedimento profético da IMW; cada Pastor deve transferir o governo de sua igreja local ao vice-Presidente do Presbitério ou a um outro Presbítero, em caso de impedimento do primeiro, e viajar para o Concílio, ciente de que o mesmo determina o fim do seu mandato. Sim (é isso! Pois seu possível retorno significa sempre um novo mandato).

Finalizando

Portanto, vamos participar deste Conclave, no firme propósito de servir a Deus onde for necessário. Não buscando o nosso interesse pessoal; e sim o interesse maior do Reino de Deus - que é o cumprimento da vontade soberana do Senhor que nos chamou por sua glória e virtude. Sigamos em tudo o Senhor Jesus, que se dirigiu ao Pai "dizendo: Pai, se queres afasta de mim este cálice; todavia não se faça a minha vontade, mas a tua" (Lucas 22.42).

Cordialmente;
Bispo Calegari

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhar