sexta-feira, 28 de março de 2014

Graça salvadora


Nesta manhã ainda bem cedo, após orar; fiquei a pensar no fato de que o maior problema das pessoas (meu inclusive) é desconhecer a graça de Deus; a qual se espalha pelo mundo inteiro - tal e qual as águas dos oceanos - banhando o mundo com suas ondas. Graça que aponta para o grande amor de Deus em prol dos homens (eu inclusive), chamando-os ao arrependimento e à fé, mediante vários indicadores de Sua compaixão por todos nós, pecadores. Que pena, os homens demonstrarem tão pouco conhecimento a seu respeito, embora façam um grande esforço para defini-la a seu próprio modo.
 
Tenho pedido a Deus, inúmeras vezes, que me guarde de ser traído por minha própria fé; uma vez que ela é tendenciosa, sempre a procura de alguma novidade mística; propensa ao engano que se oferece nas diversas gôndolas dos super mercados da crença. Sei o quanto minha fé é imperfeita, ainda que eficiente para me levar à graça salvadora. Ainda bem que sei que a fé - quando entregue aos seus devaneios - é incapaz de me conduzir em segurança no oceano da graça. Então, recorro ao Espírito Santo para que me guarde na Palavra, sob o manto da graça eterna que - mediante a fé - alcancei.
 
E assim, mais uma vez fui convencido de que a graça pode ser, sim, resistida por uma fé deturpada e sem rumo; fé que, muitas vezes, se comporta como uma bola lançada ao léu - saltando e ricocheteando nos diversos pontos que encontra pela frente - até estacionar em um canto qualquer. Portanto, prefiro crer no amor de Deus que PROCURA me salvar; e, creio na graça de Deus que PODE me salvar, através de Jesus que VEIO me salvar; mas... Não creio que minha fé seja capaz, por si mesma, de me salvar sem a graça. Então, agradeço a Deus, por me ter salvo pela graça, mediante a fé que direcionei à Jesus!
 
Este texto resume muito bem o processo da salvação pela graça:
 
"Mas Deus, que é riquíssimo em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou, Estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos), E nos ressuscitou juntamente com ele e nos fez assentar nos lugares celestiais, em Cristo Jesus; Para mostrar nos séculos vindouros as abundantes riquezas da sua graça pela sua benignidade para conosco em Cristo Jesus. Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie; Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas."
(Efésios 2.4-10)
 
Obrigado, amado Pai, por Tua graça salvadora!
 
Cordialmente;
Bispo Calegari

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhar