segunda-feira, 23 de junho de 2014

Bendita tricotomia


Desde a muito tempo, aprendi que estar na presença de Deus nos faz transpirar um misto de paz e temor (algo como sentir prazer e medo ao mesmo tempo). E hoje não foi diferente. Aproveitei o momento para refletir sobre a necessidade de manter minha mente disponível para as coisas do céu, meus ouvidos abertos para os sons do céu, meus olhos atentos às visões do céu e meus lábios prontos a proclamar as grandezas do céu. Sou grato a Deus, por não ignorar que isto só é possível mediante a presença do Espírito Santo em minha vida; pois aprendi na Bíblia que é d'Ele a missão de me ensinar todas as coisas e de me guiar em toda a verdade.
 
Fiquei a pensar na bendita tricotomia (doutrina que defende que o ser humano é alguém dotado de corpo, alma e espírito); refletindo que com o meu corpo eu posso construir valores importantes, mesmo temporais; e cultivar habilidades artesanais úteis ao bem estar - tanto meu como do próximo. Com minha alma posso aprender noções de vida útil, desenvolver conhecimento e elaborar conceitos, transformando-os em arte; e assim, suprir o meu ser de valores edificantes e eternos. E com meu espírito posso evoluir mediante as informações obtidas de minhas ocupações físicas e intelectuais. Sei que tudo isto ajuda e faz crescer o meu "homem interior".
 
Então, aproveitei o momento para pedir ao Senhor que me ajude a cuidar do meu ser inteiro, vivendo a santidade bíblica. Sei que preciso preservar o meu corpo de marcas e violações desnecessárias, sem razão ou causa nobre; poupando-o de atividades e prazeres em desacordo com a Palavra de Deus. Afinal, ele é a porta de entrada para meu enobrecimento ou minha ruína. Preciso também conservar minha alma pura, mantendo-a distante de conceitos e ideologias contrárias ao eterno proposito e aos reais ensinamentos das Escrituras; pois ela é o elemento de conexão entre o corpo e o espírito; cabendo-lhe a função de preparar o meu espírito para o meu futuro.
 
A prática deste texto tem o dom de enobrecer qualquer crente, mesmo o mais descuidado:
 
"E rogamo-vos, irmãos, que reconheçais os que trabalham entre vós e que presidem sobre vós no Senhor, e vos admoestam; E que os tenhais em grande estima e amor, por causa da sua obra. Tende paz entre vós. Rogamo-vos, também, irmãos, que admoesteis os desordeiros, consoleis os de pouco ânimo, sustenteis os fracos, e sejais pacientes para com todos. Vede que ninguém dê a outrem mal por mal, mas segui sempre o bem, tanto uns para com os outros, como para com todos. Regozijai-vos sempre. Orai sem cessar. Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco. Não extingais o Espírito. Não desprezeis as profecias. Examinai tudo. Retende o bem. Abstende-vos de toda a aparência do mal. E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso SENHOR Jesus Cristo. Fiel é o que vos chama, o qual também o fará."
(I Tessalonicenses 5.12-24)
 
É fácil demonstrar que a prática da Palavra de Deus pode transformar a essência da vida!
 
Cordialmente;
Bispo Calegari

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhar