segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Mais um justo é levado

 

Faleceu nesta sexta-feira, dia 21 de setembro - próximo aos 84 anos de idade - O querido Presbítero Valtim Guedes. Nascido em 04/11/1928 (capixaba do sul do estado, nas mediações de Guaçuí); foi casado com Azir da Silveira Guedes (conhecida como Zizir - falecida há três anos). Ao falecer, deixa três filhas: Keila Guedes Silveira, Eni Guedes da Silveira Lyra e Ney Guedes da Silveira Cardelli; e um filho: Ruy Otto Guedes. Todos foram criados no evangelho - criados na IMW - todos vivos e cristãos.

Durante a sua longa vida, foi marceneiro de Profissão e um dedicado homem de Deus. Foi membro da Igreja Metodista do Brasil até 1967. Nesse ano, transferiu-se para a IMW - o ano de sua fundação - quando morava em Vila Garrido, Vila Velha, ES (nos tempos do Pr. Éder, Pr. Moreira, e do Pr. Azet Gerde - de saudosa memória). Em 1968 mudou-se para Juscelino-RJ; e, em 1969 mudou-se para Nova Iguaçu, sob o pastorado do então Pr. Onaldo, de saudosa memória (mas tarde eleito Bispo).

Em 1970 mudou-se para Nilópolis e ajudou a construir o templo da IMW - então sob o pastorado do Pr. Antônio Faleiro - no ano em que casei com Maria Célia; quando então o conheci. tornei-me um admirador do seu testemunho cristão deste o primeiro momento em que o vi. Ele foi um presbítero sempre atuante na IMW de Nilópolis, durante todo o tempo em que foi membro dela; recebendo sempre o carinho e respeito de todos quantos passaram pela mesma. Nunca deixou de demonstrar ser um dedicado servo de Deus; tendo auxiliado os Pastores, José Moreira da Silva e Heli Ferreira Guerra, ambos de saudosa memória. Seus filhos - Ney e Ruy - são membros da IMW de Nilópolis até hoje.

Mais tarde, mudou-se para Coelho da Rocha; onde serviu na IMW ali estabelecida, durante o pastorado do Pr. Paulo Ventura. Chegou também a residir no bairro Cabral; tendo se tornado membro e presbítero ativo da IMW ali existente; sob o pastorado do então Pr. Luiz Carlos Magalhães, de saudosa memória. No final da década de 80 - já em seus 60 anos de idade - mudou-se com sua esposa, irmã Zizir, para Marechal Floriano/ES - onde viveu os últimos 23 anos de sua vida. Ali abrigou a IMW em seu lar durante anos e contribuiu em muito para a difusão do Evangelho naquela cidade.

Homem conhecido e respeitado por todos no local onde vivia; parte para o Senhor, deixando enlutados seus filhos e netos; e também inúmeros irmãos e amigos que com ele conviveram e aprenderam a amá-lo, admirá-lo e respeitá-lo; incluindo este que subscreve esta nota.

Descanse em paz, irmão "Valtinho" (era como eu o tratava)... Até aquele dia em que estarás à direita do Mestre; e "Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo" (Mateus 25.34)

Com sincero pesar;
Bispo Calegari & Maria Célia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhar