quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

45 anos de história

Hoje faz 45 anos! Isso mesmo! 5 de janeiro de 1967: O dia em nasceu a Igreja Metodista Wesleyana! Tudo aconteceu no pátio da Fundação Getúlio Vargas - na cidade de Nova Friburgo. As 14 horas de um dia como este, um pequeno grupo de metodistas se reuniu, sob a direção dos pastores: Idelmício Cabral dos Santos e Waldemar Gomes de Figueiredo. A pequena ponte ali existente foi o local exato - hoje histórico - da famosa "reunião da ponte".

O pequeno grupo de metodistas que ali se reuniu, estava descontente a algum tempo. E seu descontentamento fora provocado por duas razões básicas: Em primeiro lugar, o distanciamento da liderança daquele tempo ao movimento pentecostal. Em segundo lugar, com a própria espiritualidade (ou falta dela) do povo chamado metodista - inclusive eles mesmos - naquele tempo bastante influenciado pelo  ecumenismo e pela Teologia da Libertação.
 
Este pequeno grupo incluía clérigos e leigos; os quais estavam irmanados em um mesmo sentimento: O desejo de receber o batismo com o Espirito Santo e desfrutar dos dons espirituais mencionados na Palavra de Deus. Na verdade, eles não desejavam retirar-se da Igreja mãe; mas, sim, servir a Deus sob a égide do avivamento espiritual - com cânticos espirituais e orações pelos enfermos. Portanto, o seu descontentamento nada tinha a ver com a questão organizacional ou o sistema de governo. Mas, sim, a falta de metas espirituais e evangelísticas por parte de seus líderes.

Não tive a honra de participar deste começo. É que, na mesma época em que a IMW nascia, eu me encontrava em regime interno - no Colégio de Cadetes do Exército de Salvação - preparando-me para o ministério. Ao formar-me, em janeiro de 1968, fui enviado para pastorear na cidade de Campos/RJ. E foi lá que conheci alguns líderes desta Denominação, em um Encontro de Renovação Espiritual. Convivendo e conversando por alguns dias com eles, cheguei a conclusão que esta seria uma boa Igreja para que eu pudesse desenvolver o meu ministério e constituir minha família.

Em agosto de 1969, já estava servindo a Deus sob a bandeira wesleyana; tendo sido formalmente recebido como seu obreiro em janeiro de 1970. Portanto, neste dia, posso afirmar que tenho sido um daqueles milhares e milhares abençoados pelo trabalho dedicado que vem sendo feito por esta Igreja, através de seus pastores e membros, ao longo destes 45 anos. Isso mesmo! Tenho motivos de sobra para louvar a Deus pela Igreja Metodista Wesleyana!

Cordialmente;
Bispo Calegari

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhar