terça-feira, 31 de agosto de 2010

Giro episcopal pela II Região

IMW de S. Geraldo

S. Geraldo é um pequeno município, com cerca de oito mil habitantes. É engraçado: Sempre pensei que fosse um bairro de Visconde do Rio Branco, município próximo, do qual dista cerca de 10 km. Uma boa atividade agrícola e uma dinâmica industria de móveis se constituem em sua principal economia. É um daqueles pequenos municípios interioranos de Minas Gerais, com uma estrutura muito limpa e organizada; tudo muito bonito e agradável de se ver. E a IMW está presente, vivendo um momento de grande aviamento e crescimento, para a glória de Deus.

Este trabalho tem sido congregação da IMW de Visconde do Rio Branco durante muitos anos. Seu templo está situado no centro da cidade. A história desta congregação tem sido marcada por uma rotina sucessivos insucessos. No entanto, esta realidade vem mudando desde que o Aspirante Marcelo assumiu a congregação, que agora está na categoria de "igreja em organização".

O Aspirante Marcelo e sua esposa, irmã Adelânia Claudia; juntamente com seus filhos: Isabela, Gustavo e Andressa, vem cumprindo o propósito de Deus à frente desta igreja. Eles contam com a valiosa colaboração dos Presbíteros: Adenilson, José do Carmo e Ismael - que também é tecladista do Ministério de Louvor. Este Ministério tem também, no diácono Paulo, um importante componente, pois é um bom contrabaixista.

Uma das vantagens em ficarmos hospedados na casa da família pastoral, é que isso nos permite conviver um pouco mais com aqueles que fazem parte da nossa equipe regional de obreiros (tivemos, inclusive, a oportunidade de conhecer alguns dos seus familiares, todos residindo no mesmo prédio).

Almoçamos com eles - boa comida mineira, preparada com esmero pela Adelânia. Percebemos também a dedicação e o prazer em servir a Deus, que transpira nesta família (Marcelo e Adelânia demonstram claramente o que os motiva no ministério pastoral: um coração cheio de amor pelas almas).

IMW de Eugenópolis

Eugenópolis é um município com cerca de dez mil habitantes; que fica a cerca de vinte e cinco km de Muriaé. Sua economia se baseia em confecções. E a força da IMW é inegável na cidade, graças ao esforço desenvolvido por alguns pastores que por lá passaram. O Pastor Nélio, que antecedeu o Pastor Dercylei, dedicou oito anos de seu ministério ali, deixando um patrimônio ampliado. Foi transferido para a IMW do Glória em dezembro último.

Chegando em Eugenópolis, fomos recebidos pelo Pastor Dercylei e sua esposa Ivone, recentemente transferidos da Primeira para a Segunda Região. Eles já estavam nos esperando para o almoço (frango assado e fricassé de frango - uma delícia). Por termos ficado hospedados em sua casa, pudemos conhecer melhor a família pastoral. Lamentamos que suas duas filhas não puderam acompanhá-los nesta missão, por estarem fazendo faculdade de Petrópolis.

A igreja conta com os seguintes Presbíteros: Manoel Mota; Manoel Permatei; Antoniel; Rogério; Gilberto e Ivan, que é o dirigente da congregação de Sapucaia. Conta também com a valiosa colaboração do Diácono Jésus, que cumpre funções presbiteriais, como dirigente da congregação do centro de Eugenópolis. Além do Jésus, a Junta Diaconal conta também com os Diáconos: Erci; Claudete e José Salvador;

A igreja possui um ministério de louvor de grande experiência e espiritualidade, que conduziu a igreja em profunda adoração. E conta também com um dedicado grupo de coreografia. O culto foi marcado por um ambiente de muita alegria e quebrantamento. Sentimos isso, à medida que louvávamos ao Senhor. E no momento da pregação, sentimos um grande mover de Deus no meio do Seu povo.

Após o culto, retornamos à casa do Pastor Dercylei. Enquanto saboreávamos um delicioso caldo verde, preparado carinhosamente por uma irmã da igreja, conversamos um pouco sobre assuntos diversos. Logo em seguida, fomos nos recolher para o descanso, pois teríamos que viajar cedo, para Contagem, onde um grupo de obreiros estava à nossa espera, para almoçarmos juntos.

Culto de Despedida do Bispo José Damião

Chegamos com algum atraso em Contagem, mas ainda em bom horário, para almoçarmos com os obreiros que nos aguardavam. Fomos a um restaurante local; ali, entre uma e outra garfada, íamos tendo uma boa conversa, em um ambiente bem descontraído. Dali, Célia e eu seguimos para a casa do Pastor Benildo, onde fomos descansar um pouco, pois teríamos que pregar no Culto de Despedida do Bispo José Damião, no templo da IMW do Glória.

O culto foi marcado por muita emoção. Vários pastores presentes; também diversos irmãos dos Distritos de BH, Betim e Contagem. Alguns obreiros fizeram uso da palavra, homenageando a este dedicado obreiro do Senhor e a sua esposa irmã Gleci (duas das irmãs dela vieram do Rio Grande do Sul para esta solenidade). José Damião parte agora, para a sua mais importante missão - como Bispo da Região Missionária do Nordeste, da qual já tomou posse.

Após o culto, fomos a uma comemoração festiva em casa do irmão Saulo, que sempre se coloca à nossa disposição, quando estamos em BH. Haviam muitos irmãos e familiares reunidos, em uma animada festa de aniversário. A irmã Claudete e o Pastor Benildo também estavam lá. Foi-nos servido um dos melhores churrascos que já comemos, preparado pelo seu genro. Ficamos conhecendo a esposa, filhos, genro e nora do irmão Saulo.

Após a festa, fomos dormir em casa do Pastor Benildo, onde recebemos aquele carinho de sempre, tanto dele como da irmã Claudete e de sua neta Natália. Pela manhã, após um delicioso café da manhã preparado pela irmã Claudete, viajamos para Pequeri, onde os irmãos estavam à nossa espera, para o culto dominical, sobre o qual falaremos no próximo "giro".

Cordialmente;
Bispo Calegari

Um comentário:

  1. Bispo Calegari, esse blog está uma benção, pois por meio dele ficamos conhecendo as igrejas imws, da nossa região !
    Um grande abraço!
    Pr Clodoaldo e Esther
    IMW-Uberlandia-MG

    ResponderExcluir

Compartilhar