segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Giro episcopal pela II Região

IMW de Goiânia

Goiânia, capital de Goiás, é a cidade-sede da "Região Metropolitana de Goiânia", também conhecida como Grande Goiânia. A cidade é polo de diversos municípios, nos quais vivem, segundo dados do IBGE, mais de dois milhões de pessoas. Alí se concentram cerca de 35% da população total de Goiás, um terço de seus eleitores e cerca de 80% de seus estudantes universitários. Os municípios ligados a esta Região Metropolitana; portanto, alvos missionários da IMW, são: Goiânia (1.281.975 hab.); Aparecida de Goiânia (510.770 hab.); Senador Canedo (77.511 hab.); Trindade (104.979 hab.); e Anápolis (918,375 hab.). O seu Índice de Desenvolvimento Humano(IDH), segundo o IBGE, é um dos melhores do Pais, sendo um pouco melhor do que a média nacional. A Fundação Getúlio Vargas, aponta Goiânia como a capital brasileira com o maior número de evangélicos. 1/4 dos goianienses declaram-se protestantes. E a IMW está reiniciando suas atividades em Goiânia, em um amplo e muito bem localizado salão, na Av. Anhanguera, 2115, no Bairro Setor Universitário.

Saí de Brasília, em direção a Goiânia, sendo levado pelo Pastor Iankee e sua esposa Izabel, em seu carro. Chegando em Goiânia, o Pastor Claúdio Flores nos levou direto para a casa do Presbítero Nonato. Ele, sua esposa Silvana e suas filhas: Carolina, Débora e Sara, nos esperavam para almoçar. Tivemos o prazer de almoçar com alguns irmãos, também presentes: Heloisa, cuja vida é um milagre de Deus, e Mara (respectivamente, mãe e tia do Nonato); Fausto, sua esposa Perpétua e suas filhas: Maria Luiza e Júlia, e a irmã Francinete. Enquanto o Fausto preparava o churrasco, as irmãs assaram um tambaqui e um tucunaré (de dar água na boca). Recebi como presente do Nonato, um chocalho indígena, denominado "Águas da Amazônia".

Foi marcado um culto especial, para aproveitar a nossa presença. Foi uma bênção, embora com uma frequência reduzida, por ser uma segunda-feira. Mas o Ministério de Louvor "Corações Abrasados" foi de uma unção admiravel. Inclusive, estão terminando a gravação do seu primeiro CD, com a música "Pega tua Bênção", que dá título ao CD. Os músicos são: Nonato (vocalista); Fausto (contrabaixista); Abraão (baterista); Israel (tecladista); Eli (violonista); e Ricardo (guitarrista). bênção pura! Preguei sobre "Fundamentos" (tema escolhido para ministrar no Distrito de Brasília); em seguida, fizemos a apresentação da filhinha do Fausto e Perpetua - a Júlia. Ao final, a IMW de Goiânia, através da irmã Eni, esposa do Pastor Cláudio, presenteou a mim e a Maria Célia, embora ela não pudesse estar presente em Goiânia.

Após o culto, seguiu-se uma confraternização. Enquanto saboreávamos um delicioso caldo, em duas opções (de frango e de feijão), feito por irmãs da igreja, aproveitamos para cumprimentar os irmãos presentes. Fiquei conhecendo o Diácono Mizael e a Secretária Dayane; o irmão Selito Gomes, que é dono de uma emissora de rádio, o qual tem ajudado muito a obra wesleyana. Tivemos também um momento para as fotos. Foi tudo maravilhoso!

Ao final, fomos para o apartamento da família pastoral (Pastor Cláudio, irmã Eni e seus filhos Abraão e Neemias). Conversamos bastante sobre vários assuntos. Foi um momento de grande edificação, pois aproveitamos para colocar alguns assuntos em dia. Depois fomos dormir; pois, teriamos que continuar a viagem no dia seguinte. O Pastor Cláudio nos apresentou ao proprietário, tanto do salão de cultos como da residência pastoral: o Sr. Pedro; um homem que demonstrou grande consideração pela igreja.

Terminamos aqui a visita ao Distrito de Brasília, lamentando não termos podido visitar as igrejas de Paracatu e Arinos. No dia seguinte, começaria a visita ao Distrito de Uberlândia, com nossa ida à IMW de Caldas Novas. Mas isto é assunto para o outro "Giro".

Cordialmente;
Bispo Calegari

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhar