quarta-feira, 2 de junho de 2010

Concílio Geral Extraordinário

A Igreja Metodista Wesleyana viveu um momento fora do comum. A convocação do Presidente do Conselho Geral - Bispo Elisiário Alves dos Santos - foi prontamente atendida pelos delegados do IX Concílio Geral. É que o "Último Ato Profético" daquele magno Concílio ainda estava em aberto; e agora temos o fechamento de todas as decisões, inclusive as postergadas. E este Concílio pode ser dividido em quatro momentos especiais, não necessariamente na ordem abaixo:


Eleição de Bispos


O Presidente separou as delegações regionais, para a realização da prévia nas mesmas (até quatro "bispáveis" por região). Dentre eles, foram eleitos: Roberto Amaral; Anderson Caleb; e José Damião. Também foram eleitos dois suplentes - Geraldo Lúcio Rodrigues e Luiz Fernando Hammes - com maioria absoluta, para cumprir o que determina o Estatuto e Regimento Interno.



Criação de Regiões


Este Concílio deu um passo importante e desafiador, organizando duas novas regiões, que foram assim demarcadas: A Primeira Região teve sua jurisdição dividida em tres partes: O Estado do Rio de Janeiro ficou dividido em duas partes: O Norte Fluminense que é a Primeira Região, com sua sede em Petrópolis; o Sul Fluminense, que passa a ser a Sexta Região, com sua sede provavelmente no Rio; o Nordeste passa a ser a Região Missionária.



Nomeação dos Bispos


Dos que estavam nomeados, apenas o Bispo Elisiário foi transferido; uma vez que os demais haviam sido transferidos em julho de 2009. Portanto, o quadro das nomeações ficou assim:

Primeira Região: Bispo Elisiário Alves dos Santos;
Segunda Região: Bispo Sebastião Calegari;
Terceira Região: Bispo Anderson Caleb;
Quarta Região: Bispo Jamir Fernandes Carvalho;
Quinta Região: Bispo Sinvaldo Correia Coelho;
Sexta Região: Bispo Roberto Amaral;
Região Missionária: Bispo José Damião.
Região Européia: Bispo Oseias Queiroz


Eleição de Secretários Gerais


Como o quadro de Secretários Gerais foi reduzido, por terem dois dos mesmos sido eleitos bispos (Anderson Caleb e Roberto Amaral), o Plenário elegeu dois novos Secretários Gerais para o preenchimento das vagas ocorridas. Deste modo, foram eleitos:

Secretaria Geral de Educação Cristã: Pastor Geraldo Lúcio Rodrigues;
Secretaria Geral de Missões: Pastor Amilton Fernandes Chaves.


Creio que podemos, com toda a propriedade, afirmar que Deus agiu em nosso meio. Em assim sendo podemos declarar que "grandes coisas fez o Senhor por nós; e, por isso, estamos alegres" (Salmo 126.3).


Bispo Calegari


2 comentários:

  1. Louvo a Deus porque tem feito grandes coisas em nosso meio, quando ele quer operar ninguém pode impedir, ele é poderoso para operar maravilhas em nosso meio. Creio que realmente foi um marco na vida da igreja, estaremos experimentando um novo tempo uma nova história, ruma ao crescimento e expansão da obra do Senhor. Foi um belo Concílio Geral Extraordinário a alegria estava no rosto da maioria dos delegados,Glória a Deus pois ele respondeu as nossas orações.

    ResponderExcluir
  2. bispo realmente neste concílio extraordinário tivemos o prazer de ver Deus agindo de forma extraordinária, louvo a Deus pela nossa liderança, nesta época pós moderna precisamos de lideres enrraizados na palavra de Deus para os grandes desafios desta época, Deus continue a usá-lo com muita unção, paz.

    ResponderExcluir

Compartilhar