segunda-feira, 22 de março de 2010

Giro Episcopal pela II Região

Pois é, amados irmãos, estamos retornando de mais um giro pela querida II Região, sob nossa responsabilidade espíritual e administrativa. Posso antecipar que excedeu as espectativas. Foi sobrenatural! O ponto de partida foi a grande reunião de obreiros dos Distritos "BBC" (Belo Horizonte, Betim e Contagem, rsrsrs). Na sexta-feira pela manhã, em um clima de edificação e comunhão, nos reunimos com os SSDD dos tres distritos - Pastores José Damião Rodrigues de Souza (BH), Bartolomeu Rodrigues de Souza (Betim) e Benildo Torralba Maldonado (Contagem), que foi nosso anfitrião, oferecendo as instalações da IMW I do Industrial, servindo-nos um suculento café. O nivel de aproveitamento foi excelente! Mas, precisávamos dar sequência ao trabalho de visita a algumas igrejas; e nosso compromisso era com o Distrito de Betim, conforme previamente agendado.
Na noite de sexta-feira, estivemos na igreja em organização do Bairro Universal, sob o comando do Pastor Luiz Carlos, onde fomos recebidos pelo mesmo e por sua esposa - a irmã Inês, juntamente com seus filhos, todos levitas no templo. Fiquei impressionado com a frequência, por não ser dia normal de culto. O salão estava repleto. Sinto que Deus me deu uma palavra profética para a igreja, num clima de genuino avivamento. O Pastor José Damião me acompanhou na visita e ficou deveras impressionado com o nivel de desenvolvimento daquela igreja, que passou a fase de emancipação no concílio de dezembro passado.

No sábado, tive o prazer de almoçar com o Pastor Gilberto, da querida IMW do Palmeiras, Distrito de BH. Com a presença de Juliana, que além de sua esposa, é sua colega de profissão (também advogada) e companheira dedicada na obra do Senhor, nos dirigimos a um almoço inesquecível, no hotel fazenda "Solar do Engenho" (na BR 040). Foram momentos de conversa informal e descontração, muito agradáveis. Prometi levar Maria Célia na próxima (ela foi impedida de me acompanhar por problema temporário de saúde).

Nesse mesmo dia, à tarde, fui conduzido pelo Aspirante Marcelo até a querida IMW de Sitio Poções, onde este amado obreiro vem fazendo um ministério de grande impacto. Vidas estão sendo conduzidas a Deus, mediante um trabalho dedicado, criativo e de grande espiritualidade. Sua esposa, a irmã Verônica, nos ofereceu um delicioso lanche, demonstrando muita alegria e dedicação, ombreando com seu esposo nesse grande desafio que é trabalhar na edificação da comunidade. No culto da noite, supreendeu-me o grupo de irmãos, a maioria alcançada pelo ministério do Aspirante Marcelo. Senti particular alegria ao reencontrar, depois de tantos anos, o Presbítero José Florentino, que conheci quando pastoreei a IMW em Governador Valadares na década de 70. Posso afirmar, sem a menor sombra de dúvida, que Deus agiu e edificou Seu povo, em um culto marcado por Seu glorioso mover. E o caldo de feijão, servido pela querida irmã Marlene, selou a alegria e comunhão de todos nós que ali estivemos.

No domingo pela manhã, tive o grande prazer de visitar a também igreja em organização do Bairro Jardim Alterosa, sob o eficiente comando do Pastor Willer, em sua primeira missão como pastor titular. Tanto ele como sua esposa Soraia, nos receberam à porta do templo, com maravilhosa frequencia. Fiquei comovido com tudo o que vi: uma membresia amorosa, interativa; uma escola dominical enriquecida por participação atenta de todos. O Pastor José Damião acompanhou-me também a esta visita e compartilhou comigo do seu prazer com tudo o que viu ali. Encontrei uma querida irmã, que tive o prazer de pastorear a vários anos, em Governador Valadares. Como foi emocionante o reencontro, especialmente ao vê-la participando ativamente da obra, inclusive conduzindo os presentes no entoar de dois belos hinos do "Cânticos de Adoração".

Percebi, quase ao findar da EBD, a chegada do Pastor Francisco Quesado, pastor da nossa igreja no Bairro Novo Amazonas. Ele foi buscar-me, para almoçarmos juntos em sua casa. Enquanto a sua esposa, a irmã Georgina, preparava o almoço, fomos visitar duas congregações da igreja, ambas com templo próprio. Na altura, sonhamos juntos com o desenvolvimento do campo e o nascimento de novas IMW naquela área sob seu comando. Foi um almoço de grande prazer e comunhão, marcado por visivel alegria e companheirismo. Seus filhos e seu genro se uniram a nós, em um clima descontraído e de grande prazer. A noite foi marcada por um culto inesquecivel, pois dava-se a reinauguração do templo da IMW do Novo Amazonas. Mesmo com chuva, o templo ficou superlotado. Uma grande unção foi derramada pelo Senhor; o altar ficou repleto de vidas que se chegaram, atendendo ao nosso convite. Foi glorioso!

Dali, dirigi-me à casa do Pastor José Damião, onde estive hospedado durante os dias em que fiquei em BH, pois teria que viajar logo após o jantar (que salmão assado delicioso!). Não tenho como agradecer a sua esposa, a querida irmã Gleci, por todo o carinho demonstrado; pelos cafés da manhã, sempre fartos, no nivel de bons hoteis, e as gostosíssimas sopas, que ela faz com apurado gosto, que sempre tomamos juntos antes de dormir, conversando em volta da mesa da cozinha, contando estórias e experiências, sempre com sorriso aberto. Também não posso deixar de agradecer aos queridos amigos: o Pastor Luiz Carlos e Inês; Aspirante Marcelo e Verônica; Pastor Willer e Soraia; e Pastor Quesado e Georgina.

A única nota a lamentar em tudo, foi a ausencia inevitável de minha querida esposa e companheira de ministério, a irmã Maria Célia. Todos sentiram sua ausência, pois tem sempre uma palavra inspirativa e de incentivo, que consegue motivar as irmãs, sempre destacando a importância do ministério "Desperta Débora" (se Deus permitir, ela estará atuante no II ESPA - dias 23 a 25 de abril).

Mas, é apenas um curto intervalo, pois já estamos de malas prontas, nos preparando para mais um giro, que se inicia amanhã, e desta vez o contemplado é o Distrito de governador Valadares, sob o comando do querido companheiro - o Pastor Valdívio. Sobre isso, darei notícias na próxima segunda-feira, se Deus permitir.

O amigo e irmão de sempre;

Bispo Calegari

2 comentários:

  1. A visita do Bispo a nossa igreja foi realmente uma benção. Agradecemos a Deus por sua vida e que o Senhor Jesus Cristo continue te abençoando. Agradecemos também a Maria Célia, que veio para implantar em nossa igreja O DESPERTA DÉBORA.

    ResponderExcluir
  2. é muito bom ver o quanto nosso grandioso DEUS tem abençoado nossas IMW...Que ele continue derramando um diluviu de bençãos na sua vida bispo e na de todos os nossos irmãos!!!

    by: janne yara(IMW de Bocaiuva)

    ResponderExcluir

Compartilhar