quinta-feira, 22 de abril de 2010

Giro Episcopal pela II Região

Meus prezados irmãos, tenho tido algumas dificuldades em manter atualizado o "giro", devido ao excesso de viagens que tenho feito. Mas vou tentando me cumprir esta agradavel tarefa, relatando a todos os que passam pelo meu blog algo concernente as visitas que fizemos.

Já relatamos nossa visita à IMW de Tocantins de Minas. De lá, seguimos para Ubá, para estar com os wesleyanos daquela importante cidade da zona da mata. Foi maravilhoso estar na IMW de Ubá, na noite de sexta-feira (o templo estava repleto, inclusive com obreiros da área, que foram prestigiar nossa presença). Como os irmãos já sabem, Célia não pode fazer esta viagem comigo. No entanto, tive a companhia do SD Pastor Robson, na visita que fizemos a algumas igrejas do Distrito de Muriaé: Além da IMW de Tocantins, visitamos juntos as IMW de Ubá, Valão de Guiricema e Dornelas (esta última em um bairro de Muriaé).

Em Ubá, tivemos o prazer de nos hospedarmos em casa do Aspirante Antonio e sua esposa, a irmã Zilda. Fomos também muito abençoados por Deus, através do casal João e Vilma e o adolescente Thiago - filho do casal, membros da IMW de Tocantins, mas residentes em Ubá (esta cidade fica a poucos quilometros daquela). Esta família nos deu um trataento fantástico. Tivemos também o privilégio de visitar o lar do Aspirante Edmar, que dirige a IMW de Ubá, onde fomos muito bem recebidos por ele, sua esposa Andréia, sua sogra Marlene e seu filho Lucas. O culto a noite, no novo salão da igreja de Ubá, foi cheio da unção de Deus. Ficamos muito felizes em conhecer o Presbítero Cici, companheiro ombreado com o Aspirante Edmar, na direção daquela igreja.

No sábado pela manhã fomos para Guidoval, tomar café com o Aspirante João Marcos e sua esposa Fernanda e seus dois queridos filhos; ele é o dirigente da IMW de Guidoval, que visitaremos no mes de junho. Me acompanhou nessa visita o SD Pastor Robson e o Aspirante Antonio e esposa. O café foi tão agradavel e marcante, como os momentos que passamos juntos, conversando sobre as coisas do Senhor. Dali, seguimos para Visconde do Rio Branco; mas não para visitar a IMW de lá; e sim, para visitar e almoçar com o Presbítero Levi, pois de lá seguiríamos para a IMW de Valão do Guiricema. Este amado Presbítero nos recebeu em sua casa, juntamente com sua esposa, a irmã Áurea; e também pelo seu irmão, o Diácono Eli, casado com a irmã Alda, que fez o delicioso almoço, acompnhado de algumas sobremesas feitas por eles mesmos (doces de frutas da região). Achei interessante serem dois irmãos casados com duas irmãs - Alda e Áurea (meus dois filhos mais velhos também são casados com duas irmãs).

Chegamos a tardinha em Valão de Guiricema, zonal rural onde residem muitos sitiantes. Descansamos um pouco no sitio do Presbítero Levi, e ficamos ali, nos preparando para o culto que haveria em seguida, na IMW dali - uma igreja histórica, pois foi o primeiro templo wesleyano construído no Estado de Minas Gerais, tombado como monumento histórico da IMW na II Região pelo Concílio Regional de janeiro de 2009. Mas os cultos são em seu novo templo, amplo e confortavel (com todos os recursos de uma igreja da cidade, inclusive datashow, algo tão moderno que nem sei escrever direito). Um belo período de louvor foi diridido pela filha do casal Eli e Alda (que jovem consagrada; muito dedicada ao Senhor!). Deus nos deu uma palavra para a igreja, falando aos nossos corações. Admirei-me com a eficiencia do Eli, no cuidado dos equipamentos sonoros e na execução do teclado. Pude conhecer obreiros muito abençoados alí. Ah, e conheci também as outras duas irmãs da Áurea e da Alda - as irmãs Cida e Menininha, como é carinhosamente chamada esta amada irmã. Pude conhecer um pouco melhor o Aspirante Carlos, que dirige a IMW de Valão do Guiricema, e sua esposa irmã Cida.
Ao final do culto, foi servido a todos os presentes um canjicão prá ninguém botar defeito (a irmã Áurea ficou de enviar a receita para a irmã Maria Célia, pois foi quem fez o delicioso canjicão). Senti um grande prazer em poder abraçar um dos antigos batalhadores do trabalho wesleyano na zona da mata - o Pastor Sebastião Moreira, irmão do saudoso Pastor José Moreira. Foi um ambiente de confraternização maravilhoso: Jovens, adultos, idosos, crianças, uma alegria só.
Fomos dormir tarde, no sítio do Presbítero Levi, pois ficamos conversando com ele e sua esposa até altas horas. Pela manhã, após o farto café que nos foi servido por eles, fui surpreendido com um presente singular recebido do Levi: Um belo galo carijó dourado e quatro belos exemplares de galinhas poedeiras ainda novas. Eles já estão enriquecendo o meu galinheiro (mas, que galo cantador!! Para a alegria de uns vizinhos e tristeza de outros).

Saimos em seguida, apressados, para a IMW de Dornelas, que comemorou seu segundo aniversário. Chegamos atrasados para o culto da manhã. Mas foi um culto poderoso, grandemente abençoado pelo Senhor. Muitas vidas foram tocadas pela Palavra de Deus, que fluiu no Espírito. O Pastor João Carlos está colhendo frutos abundantes: Ele fechou o primeiro aniversário com pouco mais de 50 membros; e agora, fechou o segundo aniversário com mais de 120 membros, para a glória de Deus.
Após o culto matutino, fomos recebidos em casa do Pastor João Carlos; sua esposa Andréia preparou um abençoado almoço. tive que me policiar para não exagerar, pois teria que pregar a noite, no encerramento da festa de aniversário. Foi agradavel conviver um pouco com eles e seus filhos, Rafaela e Daniel. Me comoveu o meninozinho Daniel me dizer: "Bispo, este é o meu quarto, onde voce vai dormir hoje". A tardinha, recebemos a visita do querido Pastor Renato Jabor, pastor da IMW de Barra, em Muriaé; que me levou algumas fotos do belíssimo salão da igreja, com linda fachada, climatizado, amplo. Uma grande conquista!
Fomos em seguida, para o culto no salão da IMW de Dornelas, completamente lotado. O ambiente era de grande espiritualidade. O ministério de louvor, sob a direção do Abraão, foi dominado por grande unção. Deus nos deu uma Palavra compativel com o ambiente ungido, cheio de Deus. Houve grande quebrantamento. Fiquei muito feliz por conhecer o Evangelista Antonio, dirigente de uma das congregações, que foi prestigiar o evento; estava também presente o Pastor Adriano que, recentemente, assumiu o pastorado da IMW de Safira, em Muriaé. Tive a alegria de conhecer o Presbítero Pedro Paulo e sua esposa, e o Diácono Edmar, ambos grandes apoiadores do ministério do Pastor João Carlos à frente daquela abençoada igreja.
Após o culto, o Pastor João Carlos e sua família levaram-me para comer um delicioso peixe, em um dos lugares típicos do Bairro Dornelas. Terminando, fomos descansar. Pude dormir no quarto que me foi generosamente cedido pelo Daniel. E na manhã seguinte, após um delicioso café, fomos cuidar dois "passageiros" que me foram presenteados pelo Presbítero Levi. Foi muito engraçado alimentar os galináceos e acomodá-los para a viagem. Em tudo, posso dizer como Samuel: "Até aqui nos ajudou o Senhor"! E, também, como o salmista: "Grandes coisas fez o Senhor por nós; por isso estamos alegres".

Cordialmente;
Bispo Calegari

3 comentários:

  1. Que Deus possa continuar abençoando todos os passos do Sr.Bispo Calegari e da irmã Célia....

    ResponderExcluir
  2. Percebo que o nosso amado bispo é mesmo muito observador e não esqueçe de nada, caracteristica dos grandes líderes!!! Pois na noite de 18 de abril, um pouco antes do culto onde pregaria, na IMW do Donrelas, onde pastoreia o meu amigo Pr. João Carlos, estive rapidamente com ele (coisa de 5 minutos) onde entreguei um envelope contendo um relatório com fotos, das nossa mais recentes conquistas aqui na Barra (Muriaé-MG) e ele, em meio as suas longas e exaustivas viagens episcopal, lembrou-se de comentar aqui em seu blog, este nosso breve encontro. Suas atitudes em relação aos Pastores e obreiros, são extremamente abençoadoras e motivadoras. Obrigado amado Bispo pelo seu carinho. Pr. Renato (IMW da Barra-Muriaé-Mg)

    ResponderExcluir
  3. AGRADEÇO à DEUS POR ENCONTRAR NA MW UM AMOR FRATERNAL,OUVIR E APRENDER MAIS SOBRE O NOSSO SENHOR JESUS!BISPO,Q DEUS CONTINUE ABENÇOANDO SEUS PASSOS POR ONDE FOR.ABRAÇOS PARA IRMÃ CÉLIA.PAZ DO SENHOR

    ResponderExcluir

Compartilhar