terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

RESPIRE 2012

Tenho acompanhado, com alegria e expectativa, a intensa movimentação que se verifica em muitas igrejas e na maioria dos distritos da II Região, visando a realização do Retiro nos dias de carnaval. É uma prática tradicional nas mais diversas denominações e igrejas - a realização de retiros - para se contrapor a dias de tanta promiscuidade e licenciosidade.

Ainda me lembro que criei, a quase quarenta anos atrás, a sigla "RESPIRE" - quando pastor em Governador Valadares, na década de 1970 - para personalizar e identificar os retiros que promovíamos nesta ocasião. A sigla "RESPIRE" significa: "Retiro ESPIritual de REnovação" (as letras separadas e reagrupadas como se vê em negrito).

O objetivo do RESPIRE sempre foi conjunto: Reunir os irmãos (especialmente os jovens) em um lugar retirado, para atividades espirituais mescladas com descanso e lazer. Ao longos dos anos, tenho percebido que o RESPIRE é uma boa oportunidade para incrementar comunhão e buscar avivamento espiritual. Muitos são, inclusive, batizados com o Espírito Santo.

E assim, conclamo os pastores e os líderes de departamentos a que se empenhem no sentido de oferecer qualidade e excelência aos retirantes; preferencialmente em lugares aprazíveis e confortáveis. Também é importante oferecer uma boa alimentação; e fornecimento ininterrupto de água, suficiente para a higiene, limpeza e refrigério; e um bom planejamento.

Entretanto, não deve haver descuido no monitoramento dos retirantes; com segurança adequada em todos os momentos. Devem ser também evitados: Conflitos entre retirantes; proximidade entre os alojamentos - feminino e masculino; bem como o afastamento de casais de jovens além dos limites observados nas regras do RESPIRE, para que não haja dissabores.

E que a Palavra de Deus e a oração estejam sempre presentes, permeando todas as atividades promovidas pela liderança do RESPIRE. Inclusive, com pessoas encarregadas de cuidar que as orações sejam feitas e que a Palavra de Deus seja lida e estudada - tanto em devocional coletiva como em particular. Quanto ao mais, desejo um RESPIRE cheio de unção e alegria a todos!

Cordialmente;
Bispo Calegari

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhar