domingo, 15 de fevereiro de 2026

Palavras e canções


Estive orando, adorando, agradecendo, intercedendo... Louvado seja o Senhor! Declarei reconhecer o seu amor por nós... Que maravilha! Sei que as nossas lutas e provações fazem parte do divino processo de aprimoramento; e que também existem dores e aflições; sem elas, não chegariamos à varão perfeito em sua plenitude... Glória a Deus! Jesus disse que teríamos lutas e aflições (jo 16:33); Paulo disse que "todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus" (Rm 8:28); e nós podemos dizer que "em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou." (Rm 8:37). Amém Senhor.

Enquanto eu orava adorando, agradecendo, intercedendo, lembrei da canção que diz: "Tu és soberano sobre a terra, sobre o céu tu és Senhor absoluto..." Como nos enriquece guardar no coração, textos bíblicos e canções ungidas... Louvado seja Deus! O Pai nos amou e nos deu seu Filho... Pastores foram instruidos por anjos, a irem a Belém; lá acharam o menino Jesus em uma mangedoura. E reis do oriente foram guiados pela estrela, a irem a Belém, onde encontraram o menino Jesus, na casa habitada por seus pais... Os pastores sairam contando sobre Jesus; os reis sairam orientados a voltarem ao oriente indo por um novo caminho.

A Bíblia diz que na "plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei, para remir os que estavam debaixo da lei, a fim de recebermos a adoção de filhos. E, porque sois filhos, Deus enviou aos nossos corações o Espírito de seu Filho, que clama: Aba, Pai. Assim que já não és mais servo, mas filho; e se és filho, és também herdeiro de Deus por Cristo. Mas, quando não conhecíeis a Deus, servíeis aos que não são deuses. Mas agora, conhecendo a Deus ou, antes, sendo conhecidos de Deus, como tornais outra vez a esses rudimentos fracos e pobres, aos quais de novo quereis servir?" (Gl 4:4-11). Meu Senhor Jesus.

Esta é a canção que acima citei: https://youtu.be/F_ZnQ80-B9Y?list=RDF_ZnQ80-B9Y

Se desejarem curtam, comentem e compartilhem☝

Cordialmente;
Bispo Calegari

sábado, 14 de fevereiro de 2026

Agradeci ao Senhor


Nesta manhã agradeci ao Senhor... Tudo que tenho, tudo que sou, é teu Senhor! Posso dizer, como Davi, que "Eu me deitei e dormi; acordei, porque o Senhor me sustentou" (Sal 3:5). E neste novo dia, tal como ele, posso também dizer que "Este é o dia que fez o Senhor; regozijemo-nos e alegremo-nos nele" (Sal 118:24). Que bênção, de manhã, poder me apresentar ao Senhor. Amém Jesus.

Sinto alegria e paz, por saber que "O Senhor é bom, uma fortaleza no dia da angústia, e conhece os que confiam nele." (Naum 1:7). Então, se a vida me reserva algum tipo de dor ou desafio, posso me escudar na Palavra de Jesus que disse: "Tenho-vos dito isso, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo; eu venci o mundo." (João 16:33). Que bênção Jesus.

Tenho a Palavra de Deus em mim; e Jesus me diz "que nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra de Deus" (Luc 4:4). Enfim, "a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais penetrante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até à divisão da alma, e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração" (Heb 4:12). Maravilha!

"Jesus respondeu e disse-lhe: Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele e faremos nele morada. Quem não me ama não guarda as minhas palavras; ora, a palavra que ouvistes não é minha, mas do Pai que me enviou. Tenho-vos dito isso, estando convosco." (João 14:23-25). Amém. https://youtu.be/AoVHBcERNa8?list=RDAoVHBcERNa8

Se desejarem curtam, comentem e compartilhem☝

Cordialmente;
Bispo Calegari

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2026

Dois tipos de servos


Na Bíblia, ao falar sobre servos, destaca estes dois tipos: O servo mau e negligente e o servo bom e fiel. Vejamos como Jesus se refere a ambos os tipos: Ao mau e negligente servo, "o seu senhor, disse-lhe: Mau e negligente servo; sabes que ceifo onde não semeei e ajunto onde não espalhei" (Mat 25:26), "Lançai, pois, o servo inútil nas trevas exteriores; ali, haverá pranto e ranger de dentes." (Mat 25:30). E ao servo bom e fiel, "o seu senhor lhe disse: Bem está, servo bom e fiel. Sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor." (Mat 25:21). Então, fica bem claro o destino final de ambos os dois servos.

Na verdade, aos que servem fielmente ao senhor, assim diz a Palavra: "libertados do pecado, fostes feitos servos da justiça." (Rom 6:18). E a estes, a Bíblia adverte: "apresentai agora os vossos membros para servirem à justiça para a santificação." (Rom 6:19). E, se pretendemos herdar o reino de Deus que está reservado aos servos bons e fieis, precisamos nos perfilar no aferidor da justiça de Deus. Se não formos aprovados neste perfil, seremos regeitados. Disse Jesus: "Se alguém me serve, siga-me; e, onde eu estiver, ali estará também o meu servo. E, se alguém me servir, meu Pai o honrará." (João 12:26). Amém amado Senhor.

Assim falou Jesus: "Quem é, pois, o servo fiel e prudente, que o Senhor constituiu sobre a sua casa, para dar o sustento a seu tempo? Bem-aventurado aquele servo que o Senhor, quando vier, achar servindo assim. Em verdade vos digo que o porá sobre todos os seus bens. Porém, se aquele mau servo disser consigo: O meu senhor tarde virá e começar a espancar os seus conservos, e a comer, e a beber com os bêbados, virá o senhor daquele servo num dia em que o não espera e à hora em que ele não sabe, e separá-lo-á, e destinará a sua parte com os hipócritas; ali haverá pranto e ranger de dentes" (Mat 24:45-51). Sejamos bons e fiéis servos do Senhor Jesus.

Esta é uma canção sobre servos: https://youtu.be/8FQX47vl3cw?list=RD8FQX47vl3cw

Se desejarem curtam, comentem e compartilhem☝

Cordialmente;
Bispo Calegari

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2026

Um perigoso desvio


Estou a pensar no desvio... Quando mais distante um desvio se estende, mais se desviará de seu rumo. Assim acontece com os que se desviam do Senhor: Com o passar do tempo, a distância entre o desviado e o Senhor só vai aumentando; e isto torna mais difícil seu regresso ao lugar onde caiu; bem pior é a condição daqueles que decidiram se perpetuar em seu desvio. Jesus quer restaurar.

Uma antiga canção, do saudoso dueto "Jair & Hosana" declara em seu estribilho: "Irmãos, ai daquele que se desviou; pegou a Palavra de Deus e pisou; irmãos, ai daquele que se desviou." Esta linda canção a muitos inspirou, e muitos desvios evitou. Pois na obra de Deus, muitos meios (bíblicos e extra-bíblicos) são usados para fortalecer os fracos e cansados. Jesus veio para nos salvar.

Aos desviados, assim diz o Senhor: "Lembra-te, pois, de onde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras;quando não, brevemente a ti virei e tirarei do seu lugar o teu castiçal, se não te arrependeres" (Apo 2:5). Sobre Esaú, a Bíblia diz que ele "foi rejeitado, porque não achou lugar de arrependimento, ainda que, com lágrimas, o buscou" (Heb 12:16-17). Que tristeza.

Assim nos diz a Palavra de Deus: "Irmãos, se algum de entre vós se tem desviado da verdade, e alguém o converter, saiba que aquele que fizer converter do erro do seu caminho um pecador salvará da morte uma alma e cobrirá uma multidão de pecados" (Tiago 5:19-20). Deus pe bom o tempo todo! Esta canção é a que acima eu mencionei: https://youtu.be/m1Z7rcetr8A?list=RDm1Z7rcetr8A

Se desejarem curtam, comentem e compartilhem☝

Cordialmente;
Bispo Calegari

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2026

Em Deus guardados


Não tão cedo, como de costume, estive orando ao Senhor... Ardilosas tentações e perigosos tropeções estão sempre a rondar a vida os crentes. Então, o melhor melho a ser feito é buscar refúgio no Senhor; porque "Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem-presente na angústia." (Sal 46:1). Aquele que ora com fé e verdade, terá ao seu dispor o socorro do Deus altíssimo, pelo seu Espírito que em nós habita. Portanto, seja cedo ou seja tarde, buscar a presença de Deus é preventivo e remédio para vencer.

Em sua Palavra, o Senhor assim nos encoraja: "buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração." (Jer 29:13). Então, passar algum tempo em oração buscando refúgio em Deus, pode mudar a nossa história e transformar mal em bênção. Assim nos diz a Palavra: "Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto." (Isa 55:6). Enfim, mais uma vez, "Busquei ao Senhor, e ele me respondeu; livrou-me de todos os meus temores." (Sal 34:4). Só bênção! Amém Jesus.

Este foi o conselho de Davi a Salomão: "tu, meu filho Salomão, conhece o Deus de teu pai e serve-o com um coração perfeito e com uma alma voluntária; porque esquadrinha o Senhor todos os corações e entende todas as imaginações dos pensamentos; se o buscares, será achado de ti; porém, se o deixares, rejeitar-te-á para sempre. Olha, pois, agora, porque o Senhor te escolheu para edificares uma casa para o santuário; esforça-te e faze a obra" (1 Crônicas 28:9-10). E este conselho serve para todos nós. Aleluia!

Antiga, mas, sempre edificante canção > https://youtu.be/LVxZJgZnIwM?list=RDLVxZJgZnIwM

Se desejarem curtam, comentem e compartilhem☝

Cordialmente;
Bispo Calegari

terça-feira, 10 de fevereiro de 2026

Neste mundo mau


Estou a pensar, no risco de cair da graça (Gál 5:4) e de negar Jesus (Mat 10:33). Infelizmente, é bem mais comum do que se pensa, conviver com desviados... Alguns desviados, de Cristo e de sua doutrina, nem se apercebem de seu desvio. Nós que servimos ao Senhor, não devemos esquecer isto que disse Jesus: "aquele que perseverar até ao fim será salvo." (Mat 24:13). Amém, Senhor Jesus.

O mundo em que vivemos, é cheio de armadilhas... O próprio Jesus nos diz: "quem, neste mundo, aborrece a sua vida, guardá-la-á para a vida eterna." (Jo 12:25); e também diz: "Se vós fôsseis do mundo, o mundo amaria o que era seu, mas, porque não sois do mundo, antes eu vos escolhi do mundo, por isso é que o mundo vos aborrece." (Jo 15:19). Precisamos perseverar na fé. Amém.

Na verdade, o ódio inclemente deste mundo, contra Jesus e seu povo, é porque "todo o mundo está no maligno" (1 Jo 5:19). Neste mundo mau, o filho de Deus é vencedor (Rom 8:37); porquanto quem "é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé" (1Jo 5:4). Enfim, para os que nasceram de novo "as coisas velhas já passaram" (2Co 5:17). Amém Jesus.

No fim de sua vida, disse Paulo: "Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé. Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele Dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda" (2 Timóteo 4:7-8). Amém. Que esta também seja a nossa confissão! https://youtu.be/B_SKWXmfdW0?list=RDB_SKWXmfdW0

Se desejarem curtam, comentem e compartilhem☝

Cordialmente;
Bispo Calegari

domingo, 8 de fevereiro de 2026

O silêncio do Senhor


Quando em meio as lutas e provações, somos tentados a pensar que o Senhor nos entregou a própria sorte... Sentimento nos engana. Jacó sofrera anos de sentimento de perda achando que José morrera. E concernente ao desaparecimento de José, Deus se mantinha em silêncio. Enquanto Jacó sofria, Deus trabalhava - na caverna, na casa de Potifar, no cárcere... O silêncio de Deus não é sinal de abandono. Na provação, por mais demorada que ela seja, devemos silenciar as vozes de murmuração, de queixa, de desânimo... A roda da vida continuará girando, e o melhor jeito de lidar com o tempo, é descansar no Senhor. Amém Jesus!

Eu não saberia dizer quantas vezes passei por momentos de provação; em luta interior contra emoção e razão. A minha volta, tudo parecendo desabar... Me lembro desta antiga canção que eu sendo bispo em Portugal, sempre cantava: "Não me deixarei mover pelo que vejo, pelo que sinto; não importa o que a minha volta estiver a acontecer. Não me deixarei mover pelo que vejo, andarei pela fé, na Palavra de Deus." Tantas vezes, senti que o meu barquinho da vida, frente as fortes ondas, estava prestes a submergir... Enfim, lembrava que Deus "não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia" (2 Ped 3:9). Aleluia!

A Bíblia diz que "Deus não é injusto para se esquecer da vossa obra e do trabalho de amor que, para com o seu nome, mostrastes, enquanto servistes aos santos e ainda servis. Mas desejamos que cada um de vós mostre o mesmo cuidado até ao fim, para completa certeza da esperança; para que vos não façais negligentes, mas sejais imitadores dos que, pela fé e paciência, herdam as promessas." (Heb 6:10-12). Devemos fazer como Davi que disse: "Esperei com paciência no Senhor, e ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor." (Sal 40:1). O silêncio de Deus não é sinal de abandono; ele está cuidando de nós. https://youtu.be/euqUZhyP2Ic?list=RDeuqUZhyP2Ic

Se desejarem curtam, comentem e compartilhem☝

Cordialmente;
Bispo Calegari

Cumprindo a missão


Muitos anos atrás, Recebemos em nossa humilde casa, em Governador Valadares, o abençoado dueto - Enoch e Priscila... Com eles aprendi a canção: "Cumpri a minha missão;" que Enoch compôs e gravou. Talvez, eles nem mais se lembrem... Maria Célia e eu não esquecemos; pois, sua presença conosco, naquela igreja em crescimento, muito nos abençoou. Aleluia!

Na verdade, há uma missão a ser cumprida. E esta missão, enquanto aqui vivemos, consiste em cumprir o proposito de Deus. Porém, o seu propósito só pode ser fielmente cumprido, se entregarmos nossa vida a Jesus, e nos deixarmos conduzir por seu Santo Espírito, perseverando na fé, até que Cristo Volte, e que subamos ao seu encontro. Glória seja dada ao nome de Jesus.

Certos crentes, no afã de fazer a obra de Deus, acabam prejudicando. Disse Jesus: "A obra de Deus é esta: que creiais naquele que ele enviou" (Jo 6:29). Crer e servir, a Deus e aos homens, em nome de Jesus, é a missão. Enfim, diz João: "Estas coisas vos escrevi, para que saibais que tendes a vida eterna e para que creiais no nome do Filho de Deus" (1Jo 5:13). Amém.

A Bíblia nos diz: "peço-vos, como a peregrinos e forasteiros, que vos abstenhais das concupiscências carnais, que combatem contra a alma, tendo o vosso viver honesto entre os gentios, para que, naquilo em que falam mal de vós, como de malfeitores, glorifiquem a Deus no Dia da visitação, pelas boas obras que em vós observem." (1 Pedro 2:11-12). Amém Senhor.

Esta é a canção acima citada: https://youtu.be/yhqPUs3tjLI?list=RDyhqPUs3tjLI

Se desejarem curtam, comentem e compartilhem☝

Cordialmente;
Bispo Calegari

sábado, 7 de fevereiro de 2026

Orando o suficiente


Em manhã fria, orar ajuda a aquecer... Hoje aconteceu comigo. Louvado seja Deus! Há dias em que a natureza humana tenta inverter a ordem dos fatores (no campo a que me refiro, a ordem dos fatores altera o produto) prioriando os sentimentos. Será que ela não se apercebe que a dor é bem menor que a entrega? A oração ajuda a repor a ordem, pondo os valores em sua devida posição). Se oramos com fé e fervor, o Deus eterno - no silêncio ou no sonido, se faz presente. Na verdade, ante a presença do Senhor, a voz contrária ao seu falar e agir, logo se cala, ou então, bate em retirada. Portanto, sai frieza, sai canseira! O lugar de oração não é teu lugar. Porque o Deus a quem sirvo, deve ser buscado e ser ouvido!

Sempre que alguém me fala, sobre alguém que, usando meios legais e corretos, foi bem sucedido; logo me ponho a pensar: Alguém esteve orando o suficiente, para colher os frutos pretendidos... Deus é fiel e bom, o tempo todo! Pois creio que se alguém semear, e orar enquanto semeia, colherá os frutos desejados. Se porventura, as sementes semeadas por alguém produziu frutos fracos e impróprios; digo com certeza que o esforço feito, em colheita sem valor esperado, se perdeu por faltar o adubo da oração e da rega da louvor. Será isto tão dificil de entender? Enfim, a natureza humana, em seus sentimentos contraditórios, deve ser contida; e um dos recursos para a conter, está no lugar de oração. Amém Jesus.

Linda oração: "Amo ao Senhor, porque ele ouviu a minha voz e a minha súplica. Porque inclinou para mim os seus ouvidos; portanto, invocá-lo-ei enquanto viver. Cordéis da morte me cercaram, e angústias do inferno se apoderaram de mim; encontrei aperto e tristeza. Então, invoquei o nome do Senhor, dizendo: Ó Senhor, livra a minha alma! Piedoso é o Senhor e justo; o nosso Deus tem misericórdia. O Senhor guarda aos símplices; estava abatido, mas ele me livrou. Volta, minha alma, a teu repouso, pois o Senhor te fez bem. Porque tu, Senhor, livraste a minha alma da morte, os meus olhos das lágrimas e os meus pés da queda." (Sal 116:1-8). Amém. https://youtu.be/tjcX7ZEw_F8?list=RDtjcX7ZEw_F8

Se desejarem curtam, comentem e compartilhem☝

Cordialmente;
Bispo Calegari

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2026

Nossas três marcas


Estou a pensar nas três marcas de Cristo, que todos os crentes devem trazer; marcas de amor e restauração, impressas naqueles que foram resgatados por Jesus, mediante o seu sacrifício na cruz do Calvário. Dentre essas marcas, se destacam: A marca do sangue derramado na cruz, a marca da água pelo batismo nas águas e a marca do fogo pelo batismo com o Espírito santo. Que bênção!

São três marcas que todos os crentes devem trazer: A marca do sangue "pelo sangue de Jesus" (Hb 10:19); Jesus é "aquele que nos ama, e em seu sangue nos lavou dos nossos pecados" (Ap 1:5). A marca da água, pelo batismo "com a lavagem da água, pela palavra" (Ef 5:26). A marca do fogo, pelo batismo "com o Espírito Santo e com fogo" (Mt 3:11). São marcas bíblicas, marcas, fruto da graça!

Estas tres marcas, salvo algumas exceções, são sequenciais. Ou seja: O pecador, para ser salvo, precisa se converter a Cristo; depois, ser lavado e remido no sangue de Jesus; então, deve ser batizado nas águas, segundo Jesus: "porque assim nos convém cumprir toda a justiça." (Mt 3:15). Enfim, receber o batismo com o Espírito Santo, sendo "batizados com o Espírito Santo." (At 11:16). Amém.

Temos promessas bíblicas sobre nós! A mais importante "é a promessa que ele nos fez: a vida eterna" (1Jo 2:25). Logo, Jesus é melhor que Moisés, pois "é mediador de um melhor concerto, que está confirmado em melhores promessas" (Hb 8:6). Enfim, Jesus é superior a Moisés, porque, se "a lei foi dada por Moisés; a graça e a verdade vieram por Jesus Cristo." (Jo 1:17). Amém Senhor.

Ouça esta canção: https://youtu.be/OopAfaLu970?list=RDOopAfaLu970

Se desejarem curtam, comentem e compartilhem☝

Cordialmente;
Bispo Calegari

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2026

Irmãos mediadores


Nos que seguimos e servimos a Jesus, devemos ver a nossa congregação como família e extensão de nossa própria casa. E como ocorrem discussões e desentendimentos no lar, também haverá conflitos na congregação; então, assim como se espera reconciliação, aproximação e boa convivência entre lares em crise; também, os que vivem em Cristo devem promover reconciliação e reaproximação entre irmãos em conflito; para que a comunhão, sendo restaurada, incremente o progresso da paz e da harmonia entre membros da congregação. Logo, assim como Jesus é mediador entre nós e Deus, sejamos mediadores entre nossos irmãos.

Divisões entre irmãos seriam evitadas, se todos nós usássemos as sandálias da humildade e o manto do mediador. E isto aprendemos com Jesus; "Porque há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo, homem" (1 Tim 2:5). Então, com humildade e compaixão, podemos fazer entre nós, o que Jesus fez em nosso favor... Ele diz: "aprendei de mim,que sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para a vossa alma." (Mat 11:29). Enfim, sendo humildes e benígnos, seremos um canal de reconciliação e união, entre pessoas da família e irmãos em Cristo que forem feridos pelo dardo das contendas.

A Bíblia diz que "somos embaixadores da parte de Cristo, como se Deus por nós rogasse. Rogamos-vos, pois, da parte de Cristo que vos reconcilieis com Deus." (2 Cor 5:20). Esta reconciliação pode também ser promovida, na relação entre os irmãos. Na verdade, no trato com conflitos entre irmãos, não devemos buscar culpados; e sim, remédios! E os mais eficazes estão na Bíblia. Nela está escrito: "Oh! Quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união! É como o óleo precioso sobre a cabeça, que desce sobre a barba, a barba de Arão, e que desce à orla das suas vestes." (Salmo 133:1-3). Enfim, unidade é remédio.

Esta canção promove o incremento da comunhão: https://youtu.be/Kf5G3PIXRhQ

Se desejarem curtam, comentem e compartilhem☝

Cordialmente;
Bispo Calegari

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2026

Adorar em verdade


Estou a pensar no sentimento de adoração ao Senhor... Tendo perdido tudo, Jó "se lançou em terra, e adorou" (Jó 1:20). Meu Senhor! Este teu servo demonstrou ser verdadeiro adorador. Pois, somente adoradores verdadeiros são capazes de se prostrar em meio a dor. Jó seria um desconhecido se não tivesse enfrentado esta tormenta. Em sua dor, sua fé de adorador o sustentou.

Estou a pensar nos jovens, Sadraque, Mesaque e Abednego; os quais, tendo se recusado a adorar o falso Deus, em meio aos ímpios festejos babilônicos; aqueles rapazes preferiram adorar o Deus vivo, sendo lançados no fogo da fornalha... Então, o rei viu "quatro homens soltos, que andam passeando dentro do fogo, e nada há de lesão neles" (Dn 3:25). Porque Deus lhes fez companhia!

Enfim, o verdadeiro adorador conhece as suas possibilidades e os seus limites... Ó meu Senhor! São muitos os adoradores que estenderam seus limites, muito além do templo da santidade, mesclando adoração na casa de Deus, com incontinência moral e sensualidade aberta... A graça que os salvou, não os seguirá em sua loucura! Que Jesus nos ajude a nele viver. Amém Senhor.

Ferido pela dor, por ter perdido tudo (saúde, bens, família) "Jó se levantou, e rasgou o seu manto, e rapou a sua cabeça, e se lançou em terra, e adorou, e disse: Nu saí do ventre de minha mãe e nu tornarei para lá; o Senhor o deu e o Senhor o tomou; bendito seja o nome do Senhor. Em tudo isto Jó não pecou, nem atribuiu a Deus falta alguma" (Jó 1:20-22). Eis aí um grande adorador!

Esta canção bem combina com o texto: https://youtu.be/iMy33I8-q1Y?list=RDiMy33I8-q1Y

Se desejarem curtam, comentem e compartilhem☝

Cordialmente;
Bispo Calegari

terça-feira, 3 de fevereiro de 2026

Oração desafiadora


Na vida de todo aquele que ora, sempre haverá dias em que a oração sofrerá bloqueios... No Getsêmani (Mat 26:36-46) tudo faz supor que Jesus sofreu esta interferência. Então, sempre que um crente se prostra em oração, ele experimentará momentos que intercalam orações em que o céu parece se abrir, com momentos em que o céu parece estar tão fechado... Inúmeras vezes, passei por tais experiências. Então, quando o céu parece ser de bronze, e a noite bem mais escura, devemos perseverar em oração... Pois, o céu vai se abrir!

Tenho percebido que, quanto mais lutas e provações enfrentamos, mais fechado o céu parece estar, e mais dificuldade teremos para orar com liberdade... Traição e prisão ocorreram, logo após as três incursões de Jesus, em oração, no jardim Getsêmani. Ouço em uma de suas mais profundas canções, Ludmila Ferber assim encorajar: "Em tempos de guerra, nunca pare de lutar, nunca pare de adorar." Algumas vezes, sofri situações parecidas com as citadas na canção. Todas eu venci, porque sempre orei... E o céu se abriu!

Assim Paulo testemunhou: "para que me não exaltasse pelas excelências das revelações, foi-me dado um espinho na carne, a saber, um mensageiro de Satanás, para me esbofetear, a fim de não me exaltar. Acerca do qual três vezes orei ao Senhor, para que se desviasse de mim. E disse-me: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo." (2 Cor 12:7-09). Nesta luta, ele venceu porque perseverou em oração.

Esta é a canção que citei: https://youtu.be/AuasLKZC00o?list=RDAuasLKZC00o

Se desejarem curtam, comentem e compartilhem☝

Cordialmente;
Bispo Calegari

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2026

Seu nome é Jesus


Estou a pensar no nome de Jesus... Poderoso nome que, no coração e nos lábios, deveria estar acima "de todo nome que se nomeia" (Efé 1:21). "darás à luz um filho, e pôr-lhe-ás o nome de Jesus" (Luc 1:31). Tantos benefícios este nome traz, que os mais volumosos livros não conseguiriam esgota-los... Seu nome carrega poder e autoridade na terra. Louvado seja o nome de Jesus!

Disse Jesus: "É-me dado todo o poder no céu e na terra." (Mat 28:18). O nome de Jesus carrega este poder! O seu nome tem sido aclamado, no universo inteiro, "para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai" (Fil 2:10-11). Que bênção Senhor Jesus!

Na porta do templo, ordenou Pedro ao paralítico: "Não tenho prata nem ouro, mas o que tenho, isso te dou. Em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, levanta-te e anda. E, tomando-o pela mão direita, o levantou, e logo os seus pés e tornozelos se firmaram." (Atos 3:6-7). Aleluia! O nome de Jesus carrega poder e autoridade na terra! Sob o poder deste nome devemos crer e viver.

O nome de Jesus está "acima de todo principado, e poder, e potestade, e domínio, e de todo nome que se nomeia, não só neste século, mas também no vindouro. E sujeitou todas as coisas a seus pés e, sobre todas as coisas, o constituiu como cabeça da igreja, que é o seu corpo, a plenitude daquele que cumpre tudo em todos" (Efésios 1:21-23). Glória seja dada ao santo nome de Jesus!

Ouça esta linda canção: https://youtu.be/amrAuP-gj18?list=RDamrAuP-gj18

Se desejarem curtam, comentem e compartilhem☝

Cordialmente;
Bispo Calegari

domingo, 1 de fevereiro de 2026

Palavra de Deus


Na Bíblia está escrito que "Se alguém falar, fale segundo as palavras de Deus" (1Pd 4:11). Portanto, tenhamos nossos ouvidos abertos, para ouvir a voz de Deus que soa por detrás de nós, a nos dizer: "Este é o caminho; andai nele, sem vos desviardes nem para a direita nem para a esquerda." (Is 30:21). Então, movidos por sua palavra, prossigamos para o alvo, "pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus." (Fl 3:14). Porque, como disse o proprio Jesus: "Escrito está que nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra de Deus" (Lc 4:4). Pois, andando por ela, "não se embaraçarão os teus passos" (Pv 4:12). Logo, falemos entre nós "com salmos, e hinos, e cânticos espirituais" (Ef 5:19).

Na visão de João, Jesus "estava vestido de uma veste salpicada de sangue, e o nome pelo qual se chama é a Palavra de Deus. E seguiam-no os exércitos que há no céu em cavalos brancos e vestidos de linho fino, branco e puro... E na veste e na sua coxa tem escrito este nome: Rei dos Reis e Senhor dos Senhores." (Ap 19:13,14,16). Martinho Lutero, no hino da reforma, assim declarou: "que a palavra ficará, Sabemos com certeza. E nada nos assustará, com Cristo por defesa..." Disse Jesus: "Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele e faremos nele morada" (Jo 14:23). Enfim, "tua palavra é a verdade desde o princípio" (Sl 119:160).  Bendita Palavra! Amém.

A Bíblia vos ensina sobre a morte e ressurreição de Jesus, "para que a vossa fé e esperança estivessem em Deus. Purificando a vossa alma na obediência à verdade, para amor fraternal, não fingido, amai-vos ardentemente uns aos outros, com um coração puro; sendo de novo gerados, não de semente corruptível, mas da incorruptível, pela palavra de Deus, viva e que permanece para sempre. Porque toda carne é como erva, e toda a glória do homem, como a flor da erva. Secou-se a erva, e caiu a sua flor; mas a palavra do Senhor permanece para sempre. E esta é a palavra que entre vós foi evangelizada." (1 Pedro 1:21-25). Que maravilha Senhor! https://youtu.be/9zB4rUQ0MV4?list=RD9zB4rUQ0MV4

Se desejarem curtam, comentem e compartilhem☝

Cordialmente;
Bispo Calegari

sábado, 31 de janeiro de 2026

Anjos do Senhor


Estou a pensar no ministério pastoral... Sobre os pastores, o Senhor ordenou a João: "Escreve ao anjo da igreja que está em Éfeso: Isto diz aquele que tem na sua destra as sete estrelas, que anda no meio dos sete castiçais de ouro" (Apo 2:1). E sobre os anjos, a Bíblia diz que "O anjo do Senhor acampa-se ao redor dos que o temem e os livra" (Sal 34:7). Então, anjos e pastores são ministros de Deus, para servirem o seu povo. Amém Senhor Jesus. 

O ministério pastoral deve marcar passo com a vontade de Deus. E o pastor que apresentar em seu ministério, marcas de uma vida dedicada em servir, tanto ao rebanho sob seus cuidados pastorais, como a sua família e ao seu próximo; penso que ele será será incluído nesta palavra de Jesus aos que vencerem: "Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o Reino que vos está preparado desde a fundação do mundo" (Mat 25:34)Aleluia!

Enfim, se um pastor sem Deus pode se tornar um mensageiro de morte; um pastor em Deus profetiza vida a sua volta. Estou convencido de que o Pastor que vivencia o sentimento que transpira das palavras de Jesus registradas em João 10:1-16, terá o recurso sobrenatural da presença do anjo do Senhor em seu ministério - uma espécie de certificado de garantia estendida, em favor de todos aqueles que estiverem sob sua guarda. Que bênção maravilhosa!

Aos pastores, assim diz Paulo: "não dando nós escândalo em coisa alguma, para que o nosso ministério não seja censurado. Antes, como ministros de Deus, tornando-nos recomendáveis em tudo: na muita paciência, nas aflições, nas necessidades, nas angústias, nos açoites, nas prisões, nos tumultos, nos trabalhos, nas vigílias, nos jejuns, na pureza, na ciência, na longanimidade, na benignidade, no Espírito Santo, no amor não fingido" (2 Co 6:3). Amém. https://youtu.be/sFzx4ZgVbcg?list=RDsFzx4ZgVbcg

Se desejarem curtam, comentem e compartilhem☝

Cordialmente;
Bispo Calegari

sexta-feira, 30 de janeiro de 2026

Jesus nos amou


Manhã fria no Algarve, oração intensa ao Senhor... Obrigado Jesus! Orando, este texto veio ao meu espírito: "Foi o Senhor que fez isto, e é coisa maravilhosa aos nossos olhos." (Sal 118:23). Em oração, rebusquei na lembrança, recordações da infância e juventude... Antes que eu o conhecesse, Deus já me conhecia (Sal 139:16); antes que o amasse, me amou primeiro (1Jo 4:19); antes que o buscasse, fui por ele buscado (Luc 19:10). Meu Senhor! Tanto amor envolvido, numa história de resgate. Que maravilha!

Todos nós temos uma história de vida, com páginas ainda em branco, cujo fim não precisa ser ruim... Basta nos entregarmos a Cristo; ele sabe o que fazer em nosso favor; pois, para isso, morreu em nosso lugar; e "Esta é uma palavra fiel e digna de toda aceitação: que Cristo Jesus veio ao mundo, para salvar os pecadores, dos quais eu sou o principal." (1Tm 1:14-15). Enfim... Em Jesus, temos motivos para viver, uma fé para cultivar, uma história para contar e uma missão para cumprir. Louvado seja o Senhor!

"Este é o dia que fez o Senhor; regozijemo-nos e alegremo-nos nele. Oh! Salva, Senhor, nós te pedimos; ó Senhor, nós te pedimos, prospera! Bendito aquele que vem em nome do Senhor; nós vos bendizemos desde a Casa do Senhor. Deus é o Senhor que nos concedeu a luz; atai a vítima da festa com cordas e levai-a até aos ângulos do altar. Tu és o meu Deus, e eu te louvarei; tu és o meu Deus, e eu te exaltarei. Louvai ao Senhor, porque ele é bom, porque a sua benignidade é para sempre" (Sal 118:24-29). Aleluia!

Esta canção diz muito > https://youtu.be/lGe7hzO3zMw?list=RDlGe7hzO3zMw

Se desejarem curtam, comentem e compartilhem☝

Cordialmente;
Bispo Calegari

quinta-feira, 29 de janeiro de 2026

A graça de Deus


Estou a pensar na graça de Deus... Senhor, como nela não pensar! Porquanto "a graça de Deus se há manifestado, trazendo salvação a todos os homens" (Tito 2:11). Graça maravilhosa! Tão vasta e profunda, capaz de salvar o mais vil pecador. A Bíblia assim nos diz: "pela graça sois salvos, por meio da fé; e isso não vem de vós; é dom de Deus." (Efe 2:8). Louvado seja o Senhor Jesus!

Seja qual for a nossa situação (favorável ou desfavorável) pensar na graça de Deus é fundamental... Nela, nos fortalecemos e amadurecemos; isto se, nela, permanecermos e perseverarmos (muitos a rejeitam e dela se afastam). Aos legalistas, a Palavra assim alerta: "Separados estais de Cristo, vós os que vos justificais pela lei; da graça tendes caído." (Gal 5:4). Que graça maravilhosa!

Enfim, pensando na graça de Deus, minha lembrança se volta para esta exortação de Paulo: "Tu, pois, meu filho, fortifica-te na graça que há em Cristo Jesus." (2Tm 2:1). Em certa ocasião, ao se sentir enfraquecido, buscou a Deus e dele ouviu: "A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza" (2Co 12:9). Graça santa, bendita, uma grande bênção! Graça Maravilhosa!

A Bíblia nos diz: "Graça e paz, da parte de Deus nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo. Sempre dou graças ao meu Deus por vós pela graça de Deus que vos foi dada em Jesus Cristo. Porque em tudo fostes enriquecidos nele, em toda a palavra e em todo conhecimento (como foi mesmo o testemunho de Cristo confirmado entre vós)" (1Co 1:3). https://youtu.be/Jlg3g30E6S0?list=RDJlg3g30E6S0

Se desejarem curtam, comentem e compartilhem☝

Cordialmente;
Bispo Calegari

quarta-feira, 28 de janeiro de 2026

Vivendo o Hoje


Nós que servimos no ministério da Palavra, certamente, somos marcados por textos e canções, inerentes ao chamado; como esta canção que diz: "Senhor eis-me aqui, eu quero trabalhar; Senhor envia-me, o teu nome anunciar. Mas sem a tua ajuda eu não posso ir; porém, se tu quiseres, Senhor eis-me aqui." Como faz bem ver e ouvir, esses textos e canções! Esta canção tem sido por mim cantada, desde a primeira vez que ouvi. Sua mensagem, como acha de lenha lançada no fogo, me ajuda a manter acesa a chama que trago no peito, desde que fui alcançado pelo Senhor e chamado para a sua obra. Amém Jesus.

Na verdade, segundo a Bíblia, a nossa vida se move no HOJE. Em alguns de seus textos, é clara esta proposição; e estes são dois deles: 1) "Hoje, se ouvirdes a sua voz, Não endureçais os vossos corações, como na provocação." (Heb 3:15); 2) "Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo." (Mat 6:34). Então, HOJE, eu preciso dar ouvidos à voz de Deus; pois, o dia de amanhã é incerto. Além disso, Jesus deixa bem claro que devo me manter ocupado com o dia de HOJE. Porque amanhã (se amanhã houver) será outro dia... HOJE é o meu dia e o meu dever. Amém Jesus.

Enfim, temos este forte texto de reforço: "Portanto, como diz o Espírito Santo: Se ouvirdes hoje a sua voz, Não endureçais os vossos corações, como na provocação, no dia da tentação no deserto. ...Vede, irmãos, que nunca haja em qualquer de vós um coração mau e infiel, para se apartar do Deus vivo. Antes, exortai-vos uns aos outros todos os dias, durante o tempo que se chama Hoje, para que nenhum de vós se endureça pelo engano do pecado; Porque nos tornamos participantes de Cristo, se retivermos firmemente o princípio da nossa confiança até ao fim." (Hebreus 3:7-14). HOJE... E sempre! Amém Jesus.

Esta é a antiga canção que acima eu citei: https://youtu.be/8-kwUvD1m8k

Se desejarem curtam, comentem e compartilhem☝

Cordialmente;
Bispo Calegari

terça-feira, 27 de janeiro de 2026

Anjo do Senhor


Ao longo da história, anjos de Deus se apresentaram a pessoas como nós, sujeitas às mesmas paixões que nós. Os fatos por trás dessas aparições explicam a importância das mesmas. Foi assim com Abraão; foi assim com Israel; foi assim com Daniel; foi assim com Maria; foi assim com José; foi assim com os pastores de Belém... Poderosos testemunhos registrados na Bíblia.

Um testemunho que muito nos edifica é o do Apóstolo Paulo; quando o anjo lhe deu uma promessa de segurança, essencial para o momento trágico em que, naquela nau condenada, todos viviam. As trevas tanto cobriam aquela embarcação, que este era o sentimento dominante em seus navegantes: "fugiu-nos afinal toda a esperança de sermos salvos." (At 27.20). Anjo de Deus.

Na verdade, o servo de Deus presente naquela embarcação à deriva, estava tão convicto da proteção de Deus sobre sua vida, (e a dos demais) a ponto de afirmar com segurança: "não se perderá vida alguma entre vós, mas somente o navio" (At 27:22). Pois o anjo do Senhor lhe dissera: "Não temas, Paulo, ...eis que Deus te deu todos os que navegam contigo" (At 27.24). Amém.

A Bíblia diz: "O anjo do Senhor acampa-se ao redor dos que o temem, e os livra" (Sal 34:7); também diz: "Não vos esqueçais da hospitalidade, porque, por ela, alguns, não o sabendo, hospedaram anjos. Lembrai-vos dos presos, como se estivésseis presos com eles, e dos maltratados, como sendo-o vós mesmos também no corpo." (Heb 13:1-3). Que maravilha, Senhor!

Eis uma linda canção cristã: https://youtu.be/TJ1KiqlUL40

Se desejarem curtam, comentem e compartilhem☝

Cordialmente;
Bispo Calegari

sábado, 24 de janeiro de 2026

Bom diferencial


Meus irmãos, nesta manhã estive orando... Não sei se é só impressão minha; parece que o ato de orar vai se tornando um ato rarefeito na vida cristã. Senão, vejamos: Os crentes, falam mais e oram menos; as famílias discutem mais e oram menos; até mesmo, as igrejas cantam mais e oram menos... Será apenas sentimento meu, ou vivemos um tempo vazio de oração? Não estou enganado no que digo... Na falta de oração, sobram problemas pessoais, e familiares, e problemas jamais vistos nas igrejas. Então, se orando, algo está mal; sem oração, seria pior; e se algo está bom, com oração seria melhor. Amém.

Amados irmãos, tenho aprendido que - mais importante que o lugar em que vivemos, e trabalhamos, é a presença de Deus em nós, nos lugares em que estamos. Lutas e problemas existem, em qualquer lugar, seja na vida de uma família ou uma igreja; o que faz diferença é a presença do Senhor, em nós e através de nós. Quando oração não traz o bem, ela evita o mal. Seja qual for a situação, orar facilita as coisas... Conforme declara a antiga canção cristã: "Bem pouco importa eu habitar, em alto monte, a beira-mar, em casa, ou gruta, boa ou ruim, é céu ali com Cristo em mim." Assim cremos e vamos viver. Amém.

"Não está toda a terra diante de ti? Eia, pois, aparta-te de mim; se escolheres a esquerda, irei para a direita; e, se a direita escolheres, eu irei para a esquerda. E levantou Ló os seus olhos e viu toda a campina do Jordão, que era toda bem-regada, antes de o Senhor ter destruído Sodoma e Gomorra, e era como o jardim do Senhor, como a terra do Egito, quando se entra em Zoar. Então, Ló escolheu para si toda a campina do Jordão e partiu Ló para o Oriente; e apartaram-se um do outro." (Gê 13:9-11).

Esta canção é agradável e oportuna à mensagem: https://youtu.be/HS9hfoPPyEs

Se desejarem curtam, comentem e compartilhem☝

Cordialmente;
Bispo Calegari

sexta-feira, 23 de janeiro de 2026

Crente renovado


Bela manhã portuguesa; e eu a pensar... Ao crente renascido, a Bíblia diz: "Mortificai, pois, os vossos membros que estão sobre a terra: a prostituição, a impureza, o apetite desordenado, a vil concupiscência e a avareza, que é idolatria; pelas quais coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência" (Col 3:5-6). Então, o nascido de novo deve mortificar aquilo que o condena.

E para que o crente renascido seja renovado, a Bíblia lhe ordena: "Mas, agora, despojai-vos também de tudo: da ira, da cólera, da malícia, da maledicência, das palavras torpes da vossa boca. Não mintais uns aos outros, pois que já vos despistes do velho homem com os seus feitos e vos vestistes do novo, que se renova para o conhecimento" (Col 3:8-10). Logo, devemos nos renovar.

Sobre Arão, está escrito que "Moisés entrou na tenda do Testemunho, e eis que a vara de Arão, pela casa de Levi, florescia; porque produzira flores, e brotara renovos, e dera amêndoas." (Núm 17:8). Enfim, somos varas de Jesus; e ele disse: "Eu sou a videira, vós, as varas; quem está em mim, e eu nele, este dá muito fruto, porque sem mim nada podereis fazer." (João 15:5). Amém.

A Bíblia diz que "ainda que o nosso homem exterior se corrompa, o interior, contudo, se renova de dia em dia. Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós um peso eterno de glória mui excelente, não atentando nós nas coisas que se veem, mas nas que se não veem; porque as que se veem são temporais, e as que se não veem são eternas" (2Co 4:16-18). Amém.

Esta canção muito me edifica: https://youtu.be/b0B0p6pbGvQ

Se desejarem curtam, comentem e compartilhem☝

Cordialmente;
Bispo Calegari

quinta-feira, 22 de janeiro de 2026

Nos falou Jesus


A Bíblia registra que, no cenáculo, antes de fazer a oração sacerdotal, Jesus disse duas coisas que me fazem pensar. E entre ambas (dos versículos 2 a 32 do cap 16 de João) ele deu várias instruções aos seus discípulos; instruções preparatórias, para que eles se mantivessem precavidos. Eis a primeira coisa que Jesus lhes falou: "Tenho-vos dito essas coisas para que vos não escandalizeis" (Jo 16:1). Neste mundo, males se multiplicam e escândalos se sucedem... Disse Jesus: "Ai do mundo, por causa dos escândalos. Porque é mister que venham escândalos, mas ai daquele homem por quem o escândalo vem!" (Mt 18:7).

A segunda coisa, dita por Jesus, que me chama à atenção, é esta: "Tenho-vos dito isso, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo; eu venci o mundo." (Jo 16:33). Então, se nós somos discípulos de Jesus, por mais aflições que nos sobrevenham, elas não devem tirar a nossa paz, nem arrefecer o nosso ânimo. Jesus venceu o mundo! E a sua vitória é também a nossa. Em Cristo, somos justificados; e "Sendo, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus por nosso Senhor Jesus Cristo" (Rm 5:1); e "a paz de Deus, que excede todo o entendimento" (Fl 4:7) guardará o nosso coração.

Falando aos irmãos da igreja em Filipos, assim disse Paulo: "Portanto, meus amados e mui queridos irmãos, minha alegria e coroa, estai assim firmes no Senhor, amados. ...Regozijai-vos, sempre, no Senhor; outra vez digo: regozijai-vos. Seja a vossa equidade notória a todos os homens. Perto está o Senhor. Não estejais inquietos por coisa alguma; antes, as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus, pela oração e súplicas, com ação de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e vossos sentimentos em Cristo Jesus." (Fil 4:1-7). Amém.

https://youtu.be/M211qiqqbKo?list=RDM211qiqqbKo

Se desejarem curtam, comentem e compartilhem☝

Cordialmente;
Bispo Calegari

quarta-feira, 21 de janeiro de 2026

Viver Santidade


Estou a pensar... Temos a Escritura a nos dizer: "Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos amados; e andai em amor, como também Cristo vos amou e se entregou a si mesmo por nós, em oferta e sacrifício a Deus, em cheiro suave." (Ef 5:1-2). Então, precisamos - há um só tempo, pensar no cuidado de Deus; e repensar escolhas e atitudes que nos privem do amor do Senhor. Amém

Em sua sequência, a Escritura continua dizendo: "Mas a prostituição e toda impureza ou avareza nem ainda se nomeiem entre vós, como convém a santos; nem torpezas, nem parvoíces, nem chocarrices, que não convêm; mas, antes, ações de graças." (Ef 5:3-4). Portanto, o viver e andar na vereda da santidade bíblica, não é só fazer o que é bom; mas, não praticar o que é mal.

Na verdade, a Escritura exorta a seguir no caminho da santidade bíblica; "Porque bem sabeis isto: que nenhum fornicador, ou impuro, ou avarento, o qual é idólatra, tem herança no Reino de Cristo e de Deus." (Ef 5:5). Enfim, no estágio final da "vereda dos justos" (Pv 4:18) há uma eterna herança... Deus nos diz: "Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida." (Ap 2:10). Amém.

"Ninguém vos engane com palavras vãs; porque por essas coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência. Portanto, não sejais seus companheiros. Porque, noutro tempo, éreis trevas, mas, agora, sois luz no Senhor; andai como filhos da luz (porque o fruto do Espírito está em toda bondade, e justiça, e verdade), aprovando o que é agradável ao Senhor." (Ef 5:6-10). Aleluia!

Se desejarem, curtam, comentem e compartilhem☝

Cordialmente;
Bispo Calegari

terça-feira, 20 de janeiro de 2026

Sofrer no mundo


Em alta madrugada, antes de iniciar o meu momento de oração, me senti tocado por uma linda canção baseada no salmo 84 (postei abaixo) Que bênção senti! Há dias em que o lugar de oração exerce grande poder de atração... Impossivel dizer não! E hoje foi um desses dias; o céu pareceu estar mais perto; e a oração regada com lágrimas (do início ao fim) de puro quebrantamento... Que Bênção! Louvado seja Deus! Nós que servimos a Deus em espírito, precisamos estar atentos ao mover do Espírito em nosso favor. Pois, em meio ao sofrer no mundo (Jo 16:33) sempre há de haver segurança e paz, na vida de quem se curva e ora.

Na verdade, vivemos em um mundo marcado por sofrimento; e sua causa é o pecado (nossos e de nossos pais (Dan 9:8). É bíblico dizer que o pecado de alguns fazem com que muitos venham a sofrer. Ainda bem que Jesus veio a este mundo, para nos libertar, dos horrores da morte causada pelo pecado. "Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça." (1 Jo 1:9). Enfim, tenho aprendido que a oração, mesmo que por razões diversas, nem sempre pode nos livrar dos sofrimentos que as vezes nos afligem; porém, sempre ameniza, as dores que nos causam. Amém.

A Bíblia diz: "Busquei ao Senhor, e ele me respondeu; livrou-me de todos os meus temores. Olharam para ele, e foram iluminados; e os seus rostos não ficarão confundidos. Clamou este pobre, e o Senhoro ouviu; e o salvou de todas as suas angústias. O anjo do Senhor acampa-se ao redor dos que o temem, e os livra. Provai e vede que o Senhor é bom; bem-aventurado o homem que nele confia. Temei ao Senhor, vós os seus santos, pois não têm falta alguma aqueles que o temem. Os filhos dos leões necessitam e sofrem fome, mas aqueles que buscam ao Senhor de nada têm falta." (Salmo 34:4-10). Amém Senhor Jesus.

Esta é a canção que acima mencionei: https://youtu.be/vE78VrAu1uU?list=RDvE78VrAu1uU

Se desejarem, curtam, comentem e compartilhem☝

Cordialmente;
Bispo Calegari

domingo, 18 de janeiro de 2026

Pensar na graça


Em manhã de domingo, eu a pensar no amor de Jesus... Como não pensar? Se o seu amor é inigualável! Ao Senhor Jesus eu devo, tudo que sou e tenho... Graça bendita que me envolveu em óleo de alegria! E assim, vou vivendo a vida, seguro em suas promessas... Ao longo da vida, lutamos; mas, "somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou." (Rom 8:37). Aleluia! Amém Senhor.

Pensando no amor de Deus, revelado em Cristo; como não pensar na graça que nos salvou?! "Porque a graça de Deus se há manifestado, trazendo salvação a todos os homens" (Tito 2:11). E eu, sendo tão indigno, fui por ela alcançado. E "Dou graças ao que me tem confortado, a Cristo Jesus, Senhor nosso, porque me teve por fiel, pondo-me no ministério" (1 Tim 1:12). Glória ao Senhor!

Ao pensar no sacrifício de Cristo, sou lembrado que fomos chamados para nele, e por ele, viver. Está escrito que "Palavra fiel é esta: que, se morrermos com ele, também com ele viveremos." (2 Tm 2:10-11). Porque "dele, e por ele, e para ele são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém!" (Rm 11:36). Enfim, viver sem Jesus é possível; morrer sem ele, é trágico. Amém Jesus.

"Porque vale mais um dia nos teus átrios do que, em outra parte, mil. Preferiria estar à porta da Casa do meu Deus, a habitar nas tendas da impiedade. Porque o Senhor Deus é um sol e escudo; o Senhor dará graça e glória; não negará bem algum aos que andam na retidão. Senhor dos Exércitos, bem-aventurado o homem que em ti põe a sua confiança." (Salmo 84:10-12). Louvado seja Jesus!
https://youtu.be/z3bbvnKLd9A?list=RDz3bbvnKLd9A

Se desejarem, curtam, comentem e compartilhem☝

Cordialmente;
Bispo Calegari

sábado, 17 de janeiro de 2026

O poder do Alto


Em uma visita ao Porto, ao refletir sobre a vida, o meu espírito sentiu o peso de uma revelação; e ela tem pautado o meu ministério... Me curvei sob este peso. A revelação tem tudo a ver com estes dois poderes: o poder de dominar e o poder de servir. Não vou aqui me pronunciar sobre os termos destes poderes (isto pretendo fazer, nos próximos dias); e sim, sobre a origem e propósito dos mesmos... Texto de Deus a Jeremias: "ponho-te neste dia sobre as nações e sobre os reinos, para arrancares, e para derribares, e para destruíres, e para arruinares; e também para edificares e para plantares" (Jr 1:10) Nele, o poder está implícito.

O poder vindo do Alto, tanto pode destruir, como pode edificar. Então, será nossa a escolha de fazer uma ou outra coisa? creio eu que sim. Disse Jesus aos seus: "vos dou poder para pisar serpentes, e escorpiões, e toda a força do Inimigo, e nada vos fará dano algum. Mas não vos alegreis porque se vos sujeitem os espíritos; alegrai-vos, antes, por estar o vosso nome escrito nos céus." (Luc 10:19-20) Enfim, poder é dever e não prazer. Pilatos disse a Jesus: "tenho poder para te crucificar e tenho poder soltar" (Jo 19:10). Ao que lhe "Respondeu Jesus: Nenhum poder terias contra mim, se do céu não te fosse dado" (Jo 19:11).

Em Samaria, o poder do Espírito Santo, veio sobre os crentes.
"E Simão, vendo que pela imposição das mãos dos apóstolos era dado o Espírito Santo, lhes ofereceu dinheiro, dizendo: Dai-me também a mim esse poder, para que aquele sobre quem eu puser as mãos receba o Espírito Santo. Mas disse-lhe Pedro: O teu dinheiro seja contigo para perdição, pois cuidaste que o dom de Deus se alcança por dinheiro. Tu não tens parte nem sorte nesta palavra, porque o teu coração não é reto diante de Deus. Arrepende-te, pois, dessa tua iniquidade e ora a Deus, para que, porventura, te seja perdoado o pensamento do teu coração; pois vejo que estás em fel de amargura e em laço de iniquidade." (Atos 8:18-23). O santo poder de Deus.
O poder que vem do Alto, nos é concedido, para amar e servir.

Ouça e medite nesta canção: https://youtu.be/f5r3T90Su2U?list=RDf5r3T90Su2U

Se desejarem, curtam, comentem e compartilhem☝

Cordialmente;
Bispo Calegari

sexta-feira, 16 de janeiro de 2026

Amor e respeito


Estou a pensar na vida cristã e seus deveres... Neste mundo, família e igreja, são nosso bem maior; são herança e riqueza de incalculável valor. Então, devemos lhes dar, tratamento preferencial; sem jamais esquecer que o Senhor está acima de tudo e de todos; e as tratar com amor e respeito é essencial à uma vida abençoada e frutífera... Infelizmente, a maioria deixa muito a desejar.

Em todo tempo, as nossas palavras devem ser brandas, e os nossos gestos afáveis, para obtermos preciosos frutos da boa convivência - tanto na família, como na igreja. Infelizmente, existem cristãos que não conseguem viver em paz, nan na igreja, nem na família... Usando como figura, o azeite e o vinagre: Precisamos ser mais azeite, e menos vinagre... Só assim teremos paz.

Enfim, vida cristã é processo, e família e igreja são campos de prova e treinamento, para vivermos no campo de batalha que é o mundo. Costumamos dizer que "só Jesus na causa"; porém, a missão é nossa, e não de Jesus, e ele já fez por nós; agora, é nosso dever fazer por ele; como ele disse: "eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também" (Jo 13:15). Amém.

A Bíblia diz: "Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para promover a edificação, para que dê graça aos que a ouvem. E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o Dia da redenção. Toda amargura, e ira, e cólera, e gritaria, e blasfêmias, e toda malícia seja tirada de entre vós. Antes, sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo." (Efésios 4:29-32). Amém.

https://youtu.be/ppSFxMDI7pA?list=RDppSFxMDI7pA

Se desejarem, curtam, comentem e compartilhem☝

Cordialmente;
Bispo Calegari

Compartilhar