quinta-feira, 11 de setembro de 2025

Regras básicas


Estou a pensar em nosso viver... Nosso conhecimento é tão pequeno, e nosso entendimento, menor ainda. Então, em nossas limitações, não sabemos o que um novo dia reserva, nem para onde voam as aves, ou o que é melhor para o viver em paz e com saúde; e, quando sabemos, nem sempre ouvimos a voz do bom senso, nem sempre adotamos boas práticas... Assim somos nós.

Na verdade, para bem viver, existem regras básicas e essenciais: fazer boas escolhas é uma delas, como Maria que "escolheu a boa parte" (Lc 10:42). E saber o essencial é outra boa regra, como expôs o cego em Siloé, ao dizer: "uma coisa sei... havendo eu sido cego, agora vejo" (Jo 9:25). Em ambos os casos, isto só se tornou possível, após terem tido um encontro com o Senhor. Amém.

Em nosso viver, o é essencial fazer o que é certo; como fez Paulo, ao dizer: "uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus." (Fl 3:13-14). Enfim, viver bem é viver em linha com a "boa, agradável, e perfeita vontade de Deus." (Rm 12:2).

A Bíblia diz: "Rogo-vos pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus. Porque pela graça, que me é dada, digo a cada um dentre vós que não saiba mais do que convém saber, mas que saiba com temperança, conforme a medida da fé que Deus repartiu a cada um." (Rm 12:1-3). E eu digo: Amém Senhor Jesus!
https://youtu.be/zAVm7Sk5f5w?list=RDzAVm7Sk5f5w

Cordialmente;
Bispo Calegari

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhar