domingo, 19 de outubro de 2025

Graça de Jesus


Ao pensar na grandeza do Deus a quem sirvo, me deparo com os grandes obstáculos que me rodeiam. Ó meu Senhor! O que fazer? Então, sou levado a pensar em Davi e as montanhas que o cercavam... Assustadoras! Porém, este grande homem de Deus foi enfático em sua resposta, aos enormes desafios: "O meu socorro vem do Senhor que fez o céu e a terra" (Sal 121:2).

Ao pensar na experiência do homem de Deus Davi, penso também no que Deus pode fazer com alguém que, a semelhança de Davi, a ele se submete... Somos tão pequenos e frágeis! Todavia... É como o Senhor mesmo disse a Paulo: "A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza." (2Cor 12:9). Então, a resposta ao que me atemoriza está no Senhor.

Como não pensar em Elias, grande profeta de Deus, e em sua fuga, diante das ameaças de Jezabel... Não nos esqueçamos que "Elias era homem sujeito às mesmas paixões que nós e, orando, pediu que não chovesse" (Tiago 5:17). Enfim, os terríveis momentos que nos assustam, não invalidam a graça; se clamarmos a Deus! Ele "nos faz triunfar em Cristo" (2Cor 2:14). Amém.

"Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus; Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus. Ao qual Deus propôs para propiciação pela fé no seu sangue, para demonstrar a sua justiça pela remissão dos pecados dantes cometidos, sob a paciência de Deus; ...justo e justificador daquele que tem fé em Jesus." (Rom 3:23-26). https://youtu.be/OpM6R9YopNo

Cordialmente;
Bispo Calegari

sábado, 18 de outubro de 2025

Planos de Deus


Se gostarem, curtam, comentem e compartilhem*

Hoje em viagem para Aveiro, para representar o Bispo Jamir, na formatura da turma do mestrado, hoje há noite, em Estarreja. O Pr Wladimir estará a minha espera; e após o culto de formatura, serei seu hóspede, na Mourisca, onde pregarei domingo de manhã; retornando ao Algarve após o almoço. Nesta viagem, face ao compromisso com uma família que estamos servindo, na Eira da Palma, Maria Célia não pode me acompanhar. Como ordena a Escritura: "Em tudo dai graças" (1Tes 5:18). Amém.

Deus tem os seus planos em curso; e neles estamos inseridos. Me lembro de uma antiga canção, gravada pelo cantor Vitorino Silva, cuja primeira estrofe diz: "Deus tem um plano em cada criatura; aos astros, ele dá o céu; a cada rio, ele dá um leito; seu caminho para mim traçou." Faço coro, com o coro da canção que diz: "A minha vida eu entrego a Deus, pois o seu Filho ele entregou por mim; não importa aonde for, seguirei meu Senhor; sobre terra ou mar, onde Deus mandar, irei." Obrigado Senhor!

Este testemunho de Paulo é um exemplo a todos nós: "eis que, ligado eu pelo espírito, vou para Jerusalém, não sabendo o que lá me há de acontecer, Senão o que o Espírito Santo de cidade em cidade me revela, dizendo que me esperam prisões e tribulações. Mas de nada faço questão, nem tenho a minha vida por preciosa, contanto que cumpra com alegria a minha carreira, e o ministério que recebi do Senhor Jesus, para dar testemunho do evangelho da graça de Deus." (Atos 20:22-24). Amém.

Esta é a canção citada na mensagem, vale a pena ouvir... Linda!
https://youtu.be/sBJS6oqG-6Q

Cordialmente;
Bispo Calegari

sexta-feira, 17 de outubro de 2025

A Fonte de Vida

Estou a pensar... A vida segue seu curso, dia e noite se intercalando; viver é mesmo assim. Importante mesmo é saber que em Jesus estamos seguros e sustentados. Ele é a base de nossa fé, e a razão de nossa esperança, e nele está a "fonte da água da vida." (Apo 21:6). Então, se queremos viver em paz e segurança, em descanso ou em trabalho, devemos andar e viver no Senhor.

Em Jesus temos as "águas das fontes da salvação." (Isa 12:3). E elas são inesgotáveis. É só crer, para ver e sentir! Devo dizer como disse Davi: "A minha esperança está em ti." (Sal 39:7). Pois, Jesus é a razão de nossa esperança, e base de nossa fé. A antiga canção diz: "Em nada ponho a minha fé, senão na graça de Jesus." Pois é sua graça que nos salva e nos mantém de pé. Amém.

Na verdade, conforme diz Isaías, a salvação tem muitas fontes. Dentre elas, temos fonte de vida e sustento, fonte de alegria e cura, fonte de paz e descanso. Outra antiga canção proclama: "Jesus, Jesus! Nele a gente pode confiar." Enfim, no grande dia poderemos cantar com cantores e instrumentistas: "todas as minhas fontes estão em ti" (Sal 87:7). Glória seja dada ao Senhor!

Respondendo as indagações mulher samaritana, assim falou Jesus: "Qualquer que beber desta água tornará a ter sede; Mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que salte para a vida eterna." (João 4:13-14). Nesse dia, muitos foram salvos por Jesus, nossa Fonte de Vida. https://youtu.be/Ca4Sb2uTIQk

Cordialmente;
Bispo Calegari

quinta-feira, 16 de outubro de 2025

Divina proteção


Madrugada no Brasil; e aqui em Eira da Palma, zona rural do Algarve ( distante 9 km da cidade mais próxima), o sol ainda não nasceu; porém, sinais prenunciam sua iminente chegada. Hoje, achei o meu lugar de oração (não que não orasse antes disso) defronte a um dos montes que rodeiam o lugar em que temporariamente habitamos. Que o Senhor nos proteja, dos pesadelos, em forma de tragédias, e das tragédias que mais parecem pesadelo. Pois, o mundo em que vivemos oferece dores e aflições, de todos os tipos e todos os formatos... Bom é termos Jesus! Ele carregou nossas dores e os nossos pecados levou sobre si... Aleluia!

Maria Célia ainda descansa, da longa jornada feita ontem... Sou grato ao Senhor, pela fiel e dedicada companheira que me ele deu. Sempre que penso em casamento, penso em companheirismo... Seria tão bom se todos os casais vivessem perfeita harmonia. Não somos perfeitos; porém, podemos limar nossas imperfeições, de modo que elas não nos causem certas feridas e mágoas... São tantos casais que vivem assim - de mágoa em mágoa, marcados por feridas que permanecem abertas e sem tratamento. Enfim, temos Jesus! Ele é o Médico dos médicos; e só ele pode, perfeitamente, curar nossas feridas; se nós deixarmos. Amém.

Jesus "tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido. Mas ele foi ferido pelas nossas transgressões, e moído pelas nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados. Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo seu caminho; mas o Senhor fez cair sobre ele a iniquidade de nós todos. Ele foi oprimido e afligido, mas não abriu a sua boca; como um cordeiro foi levado ao matadouro, e como a ovelha muda perante os seus tosquiadores" (Isaías 53:4-7). Amém, meu Jesus.

Esta canção é uma obra prima que reflete o texto acima:
https://youtu.be/4iDAy7Njk0w

Cordialmente;
Bispo Calegari

quarta-feira, 15 de outubro de 2025

Duas mulheres


Devemos pensar em duas mulheres, sobre as quais Jesus falou; uma delas, a mulher que ungiu seu corpo. Sobre ela, ele assim falou: "onde quer que este evangelho for pregado em todo o mundo, também será referido o que ela fez, para memória sua." (Mt 26:13). Sobre a outra (a mulher de Ló) o Senhor assim nos advertiu dizendo: "Lembrai-vos da mulher de Ló" (Lc 17:32). Amém.

Sobre a mulher de Ló, não se faz necessário dizer tanto... Ela olhou para trás. A ordenança divina fora bem clara: "não olhes para trás de ti, e não pares em toda esta campina; escapa lá para o monte, para que não pereças." Porém, "E a mulher de Ló olhou para trás e ficou convertida numa estátua de sal." (Gn 19:17,26). Uma antiga canção diz: "atrás o mundo; Jesus na frente." Meu Jesus!

Sobre a mulher que o ungiu, há tanto a ser dito... Sobre ela, assim falou Jesus: "Por que afligis esta mulher? Pois praticou uma boa ação para comigo." (Mat 26:10). Boa ação para Jesus, fazem os que praticam obras da fé... Está escrito: "Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus." (Mat 5:16).

Assim a Bíblia diz: "Como também da mesma maneira aconteceu nos dias de Ló: Comiam, bebiam, compravam, vendiam, plantavam e edificavam; Mas no dia em que Ló saiu de Sodoma choveu do céu fogo e enxofre, e os consumiu a todos. Assim será no dia em que o Filho do homem se há de manifestar." (Lucas 17:28-32).  Nisto pensemos. https://youtu.be/siz2S83kNn8

Cordialmente;
Bispo Calegari

terça-feira, 14 de outubro de 2025

Alegria em Deus


Alguém já disse que este mundo é um vale de lágrimas... Isto tem certo sentido. Pois, a Bíblia declara que "Sabemos que somos de Deus, e que todo o mundo jaz no maligno." (1Jo 5:19). Segundo a Palavra, nos tornamos filhos de Deus, pelo novo nascimento em Cristo Jesus; portanto, se somos nascidos de Deus, também sabemos que "todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé." (1Jo 5:4). Então, em meio as dores do mundo, "a minha alma se alegrará no Senhor; alegrar-se-á na sua salvação" (Sl 35:9). Pois, "Grandes coisas fez o Senhor por nós; por isso, estamos alegres." (Sal 126:3). Aleluia!

Vivendo nós em um mundo que odeia aqueles que servem ao Senhor, a Palavra de Deus assim nos encoraja a viver na alegria do Senhor: "porque a alegria do Senhor é a vossa força." (Nee 8:10). Então, neste mundo opresso e opressor, devemos viver sempre alegres, "Como contristados, mas sempre alegres; como pobres, mas enriquecendo a muitos; como nada tendo, e possuindo tudo." (2Co 6:10). Enfim, mesmo com os olhos marejados, não devemos nos omitir de sorrir e de abençoar aqueles que estão a nossa volta; pois, a Bíblia assim nos diz: "Abençoai aos que vos perseguem, abençoai, e não amaldiçoeis." (Ro 12:14). Amém Jesus.

Em nosso viver diário, devemos viver em consonância com este testemunho do profeta Habacuque: "Porque ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; ainda que decepcione o produto da oliveira, e os campos não produzam mantimento; ainda que as ovelhas da malhada sejam arrebatadas, e nos currais não haja gado; Todavia eu me alegrarei no Senhor; exultarei no Deus da minha salvação. O Senhor Deus é a minha força, e fará os meus pés como os das cervas, e me fará andar sobre as minhas alturas. (Para o cantor-mor sobre os meus instrumentos de corda)." (Habacuque 3:17-19). Que bênção! Louvado seja o nome do Senhor Jesus!

Tantos assim viveram, até que Jesus os alcançou:
https://youtu.be/YidqtLeZwZk

Cordialmente;
Bispo Calegari

segunda-feira, 13 de outubro de 2025

Nome e Sangue


Ontem preguei sobre duas forças motrizes da mobilidade e sustentação do verdadeiro cristão... Esta é uma questão assaz relavante. Na cruz, ao concluir a sua missão salvífica, "Jesus tomou o vinagre disse: Está consumado" (Jo 19:30). Isto significa que naquela cruz, ele morreu a nossa morte e nos deu sua vida; isto se nele crermos; e nos deixou dois recursos: Seu Nome e seu Sangue. Amém.

Antes de subir ao céu disse Jesus: "estes sinais seguirão aos que crerem: Em meu nome expulsarão os demônios..." (Mc 16:17). Então, o seu nome deve ser invocado, na abertura e conclusão de qualquer decisão. Até demônios e doenças estão sob autoridade de seu Nome! Logo, "ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra" (Fl 2:10). Aleluia!

Jesus, ao derramar seu sangue na cruz, nos remiu do pecado e da morte. Porque a Bíblia diz que "sem derramamento de sangue não há remissão." (Hb 9:22). Esta é a razão de, ao ver Jesus, João ter dito: "Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo." (Jo 1:29); "e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado." (1Jo 1:7). Sou grato a Jesus, por seu Nome e seu Sangue!

Em Apocalipse, se referindo aos redimidos, disse o ancião: "Estes são os que vieram da grande tribulação, e lavaram as suas vestes e as branquearam no sangue do Cordeiro. Por isso estão diante do trono de Deus, e o servem de dia e de noite no seu templo; e aquele que está assentado sobre o trono os cobrirá com a sua sombra..." (Ap 7:14-15). Amém. https://youtu.be/PtPSHM_KETA

Cordialmente;
Bispo Calegari

domingo, 12 de outubro de 2025

Os julgamentos


Estou convencido de que, para podermos conhecer melhor a Deus, e aos homens, e a nós mesmos, precisamos orar, e ler a Palavra, e buscar discernimento de espírito. Estou dizendo isto, pois, em nosso modo de julgar somos brandos demais para com os que amamos e severos em demasia com quem antipatizamos. Todavia, há regras para julgamentos - tanto morais como espirituais, que são ignoradas.

Na verdade, "o juízo será sem misericórdia sobre aquele que não fez misericórdia; e a misericórdia triunfa do juízo" (Tg 2:13). Portanto, o critério para julgar não deve se basear apenas na frieza da lei, nem se abster de compaixão. Porquanto, julgamentos devem focar o caráter e a contuta da pessoa sob o holofote do julgador; e, mesmo assim, a compaixão deve embasar a avenida do juízo humano. Amém.

Assim falou Jesus: "Não julgueis segundo a aparência, mas julgai segundo a reta justiça" (Jo 7:24). No contexto desta fala, se vê que o juízo segundo a reta justiça se sobrepõe ao juízo segundo a letra da lei. E também no julgamento da mulher adultera (Jo 8:3-11) a reta justiça se sobrepôs ao rigor da lei. Enfim, assim concluiu Jesus: "Nem eu te condeno; vai-te, e não peques mais." (Jo 8:11). Amém Senhor Jesus.

A Bíblia diz: "Mas tu, por que julgas teu irmão? Ou tu, também, por que desprezas teu irmão? Pois todos havemos de comparecer ante o tribunal de Cristo. ...De maneira que cada um de nós dará conta de si mesmo a Deus. Assim que não nos julguemos mais uns aos outros; antes seja o vosso propósito não pôr tropeço ou escândalo ao irmão." (Rom 14:10-13). Que assim seja. https://youtu.be/PhfeUjgZQ6A

Cordialmente;
Bispo Calegari

sábado, 11 de outubro de 2025

Crer em Jesus


Estou a pensar na grandeza de Deus... Fez a terra, para nela vivermos; e fez o sol, para banhar de ouro, os nossos dias; e fez a lua, para banhar de prata, as nossas noites. Se contrapondo a divina grandeza, vemos impiedade proliferar na terra... A Palavra de Deus nos adverte que "O Senhor fez todas as coisas para atender aos seus próprios desígnios, até o ímpio para o dia do mal." (Pv 16:4). Quão grande é o nosso Deus! Aleluia! E não há quem a Ele se assemelhe. Amém.

Fico a pensar na ignorância humana... Tanta gente perdida que, por não entender, prefere descrer; e isto é fruto da vaidade humana. Na verdade, o mundo está repleto de amantes da vaidade e fugitivos da verdade; e assim permanecendo, apegados à mentira, vivem uma vida semelhante as cracas apegadas ao calado de um barco estacionado e envelhecido. Ou seja: Vivem como mortos entre os mortos; pois, quem vive sem Deus morre duas vezes. Misericórdia meu Senhor!

Como não pensar no que dissera Jesus ao seu discípulo Tomé: "Porque me viste, Tomé, creste; bem-aventurados os que não viram e creram." (Jo 20:29). E assim, porque se crer nos permite ver a glória de Deus (Jo 11:40); o descrer em Jesus nos faz morrer duas vezes. Pois "Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus." (Jo 3:18). Enfim, Jesus nos dá vida; e vida com abundância (Jo 10:10).

A Bíblia diz: "Senhor nosso, quão admirável é o teu nome em toda a terra, pois puseste a tua glória sobre os céus! Tu ordenaste força da boca das crianças e dos que mamam, por causa dos teus inimigos, para fazer calar ao inimigo e ao vingador. Quando vejo os teus céus, obra dos teus dedos, a lua e as estrelas que preparaste; Que é o homem mortal para que te lembres dele? E o filho do homem, para que o visites?" (Sl 8:1-4). Amém Jesus! https://youtu.be/JG_OQJvAaSw

Cordialmente;
Bispo Calegari

sexta-feira, 10 de outubro de 2025

Nosso trabalhar


Uma dos imperativos, sobre todos nós, é trabalhar. Disse Jesus: "Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também" (Jo 5:17). O próprio Deus trabalha em nosso favor; é o que diz esta declaração bíblica: "desde a antiguidade não se ouviu, nem com ouvidos se percebeu, nem com os olhos se viu um Deus além de ti que trabalha para aquele que nele espera." (Is 64:4). Porém, o trabalho de Deus por nós, não nos dispensa de trabalhar; é o que diz a Palavra de Deus: "esforça-te, todo o povo da terra, diz o Senhor, e trabalhai; porque eu sou convosco, diz o Senhor dos Exércitos." (Ag 2:4). Enquanto aqui vivermos, trabalhar é preciso.

Na vida humana, entre trabalho e trabalho, dormir e descansar é apenas intervalo. Na verdade, até em descanso trabalhamos; um antigo adágio diz que "enquanto se descansa, carrega pedras." A própria Bíblia, assim nos diz: "Levantai-vos e andai; não é aqui o vosso descanso" (Mq 2:10); e ela também diz que "Melhor é a mão cheia com descanso do que ambas as mãos cheias com trabalho, e aflição de espírito." (Ec 4:6). Enfim, neste mundo de trabalho e canseira; se queremos ter descanso, somente o encontraremos em Jesus que nos diz: "Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei" (Mat 11:28). Amém.

No passado, disse o Senhor aos seus servos: "esforça-te, todo o povo da terra, diz o Senhor, e trabalhai; porque eu sou convosco, diz o Senhor dos Exércitos. Segundo a palavra da aliança que fiz convosco, quando saístes do Egito, o meu Espírito permanece no meio de vós; não temais. Porque assim diz o Senhor dos Exércitos: Ainda uma vez, daqui a pouco, farei tremer os céus e a terra, o mar e a terra seca; E farei tremer todas as nações, e virão coisas preciosas de todas as nações, e encherei esta casa de glória, diz o Senhor dos Exércitos." (Ageu 2:4-7). E esta palavra nos motiva a prosseguir, trabalhando e vivendo, para a glória de Deus.

Na vida material ou espiritual, trabalhemos para o Senhor:
https://youtu.be/-1XIzUgl2hI

Cordialmente;
Bispo Calegari

quinta-feira, 9 de outubro de 2025

Deus tudo pode


Estou a pensar no conhecimento de Deus... O Senhor tudo vê e tudo sabe! A Palavra de Deus nos diz que ele no conhece por dentro e por fora; o salmista tinha esta revelação e entendimento ao dizer: "Senhor, tu me sondaste e me conheces. Tu sabes o meu assentar e o meu levantar; de longe entendes o meu pensamento." (Sl139:1-2). Que bênção é amar e servir ao Deus poderoso!

O conhecimento que Deus tem, sobre nós, deve nos levar ao temor... Um anjo assim falou, "Dizendo com grande voz: Temei a Deus, e dai-lhe glória; porque é vinda a hora do seu juízo. E adorai aquele que fez o céu, e a terra, e o mar, e as fontes das águas." (Ap 14:7). Então, em nossa condição de filhos de Deus, devemos adorar e louvar, com fé e temor, o seu glorioso Nome. Aleluia!

Na verdade, sou grato ao Senhor e libertador meu; pois, posso dizer como o salmista: "Cercas o meu andar, e o meu deitar; e conheces todos os meus caminhos. Não havendo ainda palavra alguma na minha língua, eis que logo, ó Senhor, tudo conheces." (Sl 139:3-4). Logo, me sinto privilegiado por saber que, pela graça de Deus, vivo pela fé no Senhor Jesus que tanto me amou.

Enfim, Deus sabe tudo sobre mim; então, posso dizer: "Tu me cercaste por detrás e por diante, e puseste sobre mim a tua mão. Tal conhecimento é para mim maravilhosíssimo; tão alto que não o posso atingir. Para onde me irei do teu Espírito, ou para onde fugirei da tua face? Se subir ao céu, lá tu estás; se fizer no inferno a minha cama, eis que tu ali estás também" (Sl 139:5-8). Amém Jesus!
https://youtu.be/Q1VcuK0EaFA

Cordialmente;
Bispo Calegari

quarta-feira, 8 de outubro de 2025

Os reencontros


Madrugada de oração em Portugal... Ontem, nós visitamos amados e sempre lembrados amigos e irmãos (infelizmente, não todos) em Lagos. Saudades vêm e vão (geralmente, vêm mais do que vão); todavia, seja indo ou seja vindo, elas sempre provocam lágrimas. O que nos consola é saber (como se costuma dizer) que mesmo que os amigos demorem a se reencontrar; quando se reencontram é como se nunca tivessem se separado... Então, o bom mesmo é manter o caminho sempre aberto, entre nós e as pessoas que amamos; porque, querendo Deus, sempre haverá os reencontros.

Maria Célia & eu, sempre estamos a refletir sobre as estradas e caminhos - outrora percorridos, que pensávamos não mais voltar a percorre-los; os quais, contrariando o nosso pensamento, voltamos a percorrer... Obrigado Senhor, pelo pão lançado sobre águas, e pelos amigos distantes no tempo, e pela esperança de os rever... Enfim, a vida humana chegando aos limites de sua existência, dispensa a fé que não cabe na bagagem de uma viagem só de ida; e vê a esperança se findar (é a última que morre); e só permanece o amor; cuja duração é tão eterna, quanto Deus, sua eterna fonte.

Disse Jesus: "Na verdade, na verdade vos digo que vós chorareis e vos lamentareis, e o mundo se alegrará, e vós estareis tristes; mas a vossa tristeza se converterá em alegria. A mulher, quando está para dar à luz, sente tristeza, porque é chegada a sua hora; mas, depois de ter dado à luz a criança, já se não lembra da aflição, pelo prazer de haver nascido um homem no mundo. Assim também vós agora, na verdade, tendes tristeza; mas outra vez vos verei, e o vosso coração se alegrará, e a vossa alegria ninguém vo-la tirará." (João 16:20-22). Nosso mais importante reencontro.

Glória a Deus! Jesus é maravilhoso! Nele a gente pode confiar:
https://youtu.be/HWVuBlxj0Fg?list=RDHWVuBlxj0Fg

Cordialmente;
Bispo Calegari

segunda-feira, 6 de outubro de 2025

Adorar a Deus


Estou a pensar no ato de adorar... Adoração a Deus é ato impositivo. Lindas canções são compostas, com o intuito de adorar; e muitos livros foram escritos focando o imperativo da adoração. A Palavra diz que "Pela fé Jacó, próximo da morte, abençoou cada um dos filhos de José, e adorou encostado à ponta do seu bordão" (Hb 11:20,21)... Ou seja: vivendo ou morrendo, adorar.

A Bíblia diz que "apedrejaram a Estêvão, que em invocação dizia: Senhor Jesus recebe o meu espírito. E, pondo-se de joelhos, clamou com grande voz: Senhor, não lhes imputes este pecado. E, tendo dito isto, adormeceu." (At 7:59-60). No passado e no presente, inúmeros servos de Deus, na vida e na morte - até mesmo sob forte e cruel perseguição, a adoração foi seu ato final.

Na Palavra de Deus, assim está escrito: "E quando outra vez introduz no mundo o primogênito, diz: E todos os anjos de Deus o adorem. E, quanto aos anjos diz: O que de seus anjos faz ventos, e de seus ministros labareda de fogo." (Hb 1:5-8). Na Bíblia, seres angelicais, seres humanos e seres demoníacos adoraram Deus (o Pai e o Filho). Assim, adorar Jesus é adorar a Deus.

Enfim, adoração é um ato espiritual. Assim Jesus falou: "a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem. Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade." (João 4:23-24). Enfim, verdadeira adoração não é faz de conta e encenação; é rendição.
https://youtu.be/iMy33I8-q1Y?list=RDiMy33I8-q1Y

Cordialmente;
Bispo Calegari

domingo, 5 de outubro de 2025

Grande Tesouro


Hoje senti desejo de trazer dois textos bíblicos que marcaram minha vida cristã... O primeiro é este: "Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti" (Sl 119:11). Nele que o verbo esconder tem o sentido de guardar; e sobre guardar a Palavra, o próprio Jesus, assim falou: "Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele, e faremos nele morada." (Jo 14:23). O outro é este: "Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho" (Sal 119:105). Disse Jesus: "Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida." (Jo 8:12). Amém Jesus.

Na verdade, para o testemunho de uma vida com Deus, temos dois grandes resouros, essenciais e indispensáveis: o Senhor Jesus - a Palavra viva; e a Bíblia sagrada - a Palavra escrita. São dois valores interligados, de tal maneira, que um corresponde ao outro. Portanto, não é coerente ter Jesus, sem amar a Bíblia; nem ter a Bíblia, sem amar Jesus que disse: "Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito." (Jo 15:7). Enfim, ou temos estes dois valores, ou não os temos. Pois, quem negar e recusar Jesus, estará negando e recusando a própria Escritura que de Jesus testifica.

A Bíblia assim nos diz: "Quem é o mentiroso, senão aquele que nega que Jesus é o Cristo? É o anticristo esse mesmo que nega o Pai e o Filho. Qualquer que nega o Filho, também não tem o Pai; e aquele que confessa o Filho, tem também o Pai. Portanto, o que desde o princípio ouvistes permaneça em vós. Se em vós permanecer o que desde o princípio ouvistes, também permanecereis no Filho e no Pai. E esta é a promessa que ele nos fez: a vida eterna. ...e agora, filhinhos, permanecei nele; para que, quando ele se manifestar tenhamos confiança, e não sejamos confundidos por ele na sua vinda." (1Jo 2:22-28). Amém Senhor Jesus.

Esta bíblica e abençoada canção, nos diz tanto em tão poucas letras:
https://youtu.be/iGiAVyTFKCw?list=RDiGiAVyTFKCw

Cordialmente;
Bispo Calegari

sábado, 4 de outubro de 2025

Firmes em Jesus


Estou a pensar no privilégio que nós, cristãos, temos - de poder crer em Jesus, e de o aceitar como Senhor e Salvador nosso. Nele, desfrutamos do cuidado e proteção de Deus, sobre nossa vida e família; "para que sejamos livres de homens dissolutos e maus; porque a fé não é de todos" (2Ts 3:2). Nele, "somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou." (Rm 8:37). Meu Senhor Jesus.

Segundo as Escrituras, "Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não lhes imputando os seus pecados; e pôs em nós a palavra da reconciliação." (2Co 5:19). Grande bênção é podermos crer em Jesus; "Porque nós, os que temos crido, entramos no repouso" (Hb 4:3). E se somos "justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo" (Rm 5:1). Que bênção meu Jesus.

Na verdade, precisamos crer em Jesus, para a nossa salvação, sempre firmados na fé bíblica; porquanto "Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado" (Jo 3:18). Enfim, precisamos perseverar, firmes com Jesus, "Porque todas quantas promessas há de Deus, são nele sim, e por ele o Amém, para glória de Deus por nós." (2Co 1:20). Obrigado, meu Senhor e Salvador Jesus.

A Bíblia assim nos exorta: "deixemos todo o embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com paciência a carreira que nos está proposta: Olhando para Jesus, autor e consumador da fé, o qual pelo gozo que lhe estava proposto suportou a cruz, desprezando a afronta e assentou-se à destra do trono de Deus." (Hb 12:1-2). https://youtu.be/DwEfAUrKafE?list=RDDwEfAUrKafE

Cordialmente;
Bispo Calegari

sexta-feira, 3 de outubro de 2025

Divina medicina


Existe um remédio poderoso, e sem efeitos colaterais indesejáveis, e cuja ação terapêutica nos põe em contato direto com o Médico dos médicos; o qual nos atende, há qualquer dia e hora, no consultório e nas urgências... Oração é o remédio! Orar ao Pai, em nome de Seu Filho Jesus! E viver cada dia no Senhor. Isto, porque em Jesus, a gente pode confiar, seja nesta vida, seja na outra! Em todo este tempo da graça, as suas mãos feridas têm sido estendidas sobre esta terra, "Para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna." (João 3:15). Que maravilha! Só Jesus nos pode salvar! Amém.

Jesus é o Médico dos médicos; e eu me consulto diariamente com ele, sempre alcançando sua graça e seu favor... Jesus é maravilhoso! E nossa confiança nele, traz retorno garantido - de alegria e paz, em qualquer lugar e em qualquer tempo. Pois, o seu nome é descanso verdadeiro para o cansado, remédio para o enfermo, e alimento para a vida. E para quem o serve, seja novo ou seja velho, Jesus tem promessas fidedignas de bem-aventurança eterna, com amplitude aqui na terra e plenitude lá no céu. Enfim, confiança em Jesus não é perda de tempo; antes, pelo contrário, é retorno garantido. Amém.

A Bíblia diz que Jesus "sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus. Mas aniquilou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz. Pelo que também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome; Para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra, E toda a língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai" (Filipenses 2:6-11). Só Jesus. Amém.

Seja noite, seja dia, oração deve ser nosso recurso mais urgente:
https://youtu.be/RZCg8h_bQho?list=RDRZCg8h_bQho

Cordialmente;
Bispo Calegari

quinta-feira, 2 de outubro de 2025

O Senhor é bom


Estou a percorrer terras portuguesas... Terras que percorri no século passado e, nestes dias, ainda me sinto em condição de andar e ver frutos do que Deus fez (e ainda faz) e desfrutar da graça de Jesus sentindo o amor de Deus dentro de mim... Que maravilha! Como é usual ser dito pelos crentes: "Deus é bom o tempo todo; o tempo todo Deus é bom!" Louvado seja o Senhor!

Maria Célia & eu estamos juntos, em mais uma missão que nos deu o Senhor... Deus sabe tudo; nós nada sabemos. Pois, se sabemos algo, é tão pouco que quase nada representa. Obrigado Senhor! Tanto por teu cuidado para conosco; como por tua m]ao abençoadora sobre nossos filhos, noras, genro e netos... Que bênção! Porque o nosso Deus é mesmo bom, o tempo todo!

Na verdade, como acima afirmei: Deus sabe tudo; nós nada sabemos. Então, melhor mesmo é entregar em suas mãos os dias que temos pela frente; pois, dos dias passados, ele já cuidou; e esta é a razão de termos, até aqui chegado... Como dia a sua Palavra: "Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nele, e ele tudo fará" (Sal 37:5). Amém! Pois, Deus é bom o tempo todo! Amém.

Assim nos diz o Senhor Jesus: "Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve." (Mateus 11:28-30). Amém! https://youtu.be/l0lmJAR5lb4?list=RDl0lmJAR5lb4

Cordialmente;
Bispo Calegari

quarta-feira, 1 de outubro de 2025

A Bíblia nos diz


A Palavra de Deus declara que "depois que João foi entregue à prisão, veio Jesus para a Galileia, pregando o Evangelho do reino de Deus e dizendo: O tempo está cumprido, e o reino de Deus está próximo. Arrependei-vos, e crede no Evangelho" (Mc 1:14-15). Segundo meu entendimento, Jesus está se referindo ao tempo da graça; o qual - bem diferente do tempo da lei e dos profetas que durou "até João" (Lc 16:16); foi aberto por Jesus em sua vinda a este mundo, para nos salvar; "Porque a graça de Deus se há manifestado, trazendo salvação a todos os homens" (Tt 2:11). E no meu entender, este tempo se fechará, quando se der o arrebatamento; após o qual, "fechou-se a porta" (Mt 25:10). Então, muitos em total desespero dirão: "Senhor abre-nos" (Mt 25:11).

Quando a Igreja for levada ao encontro de seu "noivo" (o qual é Jesus) para as "as bodas do Cordeiro" (Ap 19:7); nesse glorioso dia, o "amigo do esposo" (Jo 3:29) (o qual é o Espírito Santo) subirá com a noiva (a Igreja). E isto se dará, porque o Espírito de Deus é o "que agora resiste até que do meio seja tirado; E então será revelado o iníquo, a quem o Senhor desfará pelo assopro da sua boca, e aniquilará pelo esplendor da sua vinda" (2Ts 2:7-8). Porquanto, para que "se manifeste o homem do pecado, o filho da perdição" (Anticristo) (2Ts 2:3) necessário se faz ser tirado deste mundo, aquele que convence "o mundo do pecado, e da justiça e do juízo" (Jo 16:8). Enfim, com o tempo da graça a se findar, nos cabe dizer em alto e bom som: Maranata, vem Senhor Jesus!

Deus enviou seu anjo para "mostrar aos seus servos as coisas que brevemente devem acontecer; e pelo seu anjo as enviou, e as notificou a João seu servo; O qual testificou da palavra de Deus, e do testemunho de Jesus Cristo, e de tudo o que tem visto. Bem-aventurado aquele que lê, e os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas; porque o tempo está próximo. João, às sete igrejas que estão na Ásia: Graça e paz seja convosco da parte daquele que é, e que era, e que há de vir, e da dos sete espíritos que estão diante do seu trono;E da parte de Jesus Cristo, que é a fiel testemunha, o primogênito dos mortos e o príncipe dos reis da terra. Àquele que nos ama, e em seu sangue nos lavou dos nossos pecados" (Apocalipse 1:1-5). Amém Senhor.

Esta abençoada canção revela a beleza da segunda vinda de Jesus:
https://youtu.be/VgAdZdzq35w?list=RDVgAdZdzq35w

Cordialmente;
Bispo Calegari

terça-feira, 30 de setembro de 2025

Príncipe da paz


Hoje, dia cheio, intercalando trabalho e descanso. Pois, em um dia pelo outro, nós cristãos lidamos com desafios diários. Logo, bom é ter a mente focada nas coisas do céu e não neste mundo de aflições; nada diferente daquilo que Jesus dissera: "Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo." (João 16:33). Jesus, Senhor e Salvador!

Tenho na mente o cântico que diz: "É meu somente meu todo trabalho; o teu trabalho é descansar em mim..." E esta canção me transporta ao texto seguinte: "desde a antiguidade não se ouviu, nem com ouvidos se percebeu, nem com os olhos se viu um Deus além de ti, que trabalhe para aquele que nele espera" (Is 64:4). Bênção maravilhosa! Pois, em meu Senhor Jesus eu tenho descanso e paz!

Enfim, entre um e outro texto bíblico encontro este - no qual Jesus, assim nos diz: "Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei." (Mt 11:28). Então, em um dia pelo outro, com seus trabalhos e provações intercalares, tenho ao meu alcance uma inesgotável fonte de descanso e paz! E esta fonte é o meu Senhor Jesus, príncipe da paz e base de meu descanso. Glória a Jesus!

O Senhor "Dá esforço ao cansado, e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor. Os jovens se cansarão e se fatigarão, e os mancebos certamente cairão. Mas os que esperam no Senhor renovarão as suas forças, subirão com asas como águias: correrão e não se cansarão; caminharão, e não se fatigarão." (Isaías 40:29-31). Amém Jesus. https://youtu.be/WRhHVVt_4Co?list=RDWRhHVVt_4Co

Cordialmente;
Bispo Calegari

segunda-feira, 29 de setembro de 2025

Nosso Salvador


Vejo os homenss transitando, entre a glória terrena e a glória celeste. Temos raízes na terra e dela dependemos, para comer e para cultivar; pois, dela depende a nossa vida física. Porém, mesmo tendo o Senhor nos formado da terra (fisicamente, somos um tipo de tabela periódica ambulante) o nosso destino é o céu. Mas, "o pecado, tomando ocasião pelo mandamento, me enganou, e por ele me matou" (Rom 7:11). Esta é a razão de Jesus ter dito: "Deixa aos mortos o enterrar seus mortos" (Luc 9:60). Logo, qualquer aspiração à glória celeste vai depender do modo como lidamos com o remédio provido pelo Senhor Jesus.

Na verdade, se o pecado é a nossa doença crônica; o sangue de Jesus é a nossa cura eterna. Pois, "a lei do espírito de vida, em Cristo Jesus, me livrou da lei do pecado e da morte. Porquanto o que era impossível à lei, visto como estava enferma pela carne, Deus, enviando o seu Filho em semelhança da carne do pecado, pelo pecado condenou o pecado na carne" (Rom 8:2-3). Isto porque Deus Pai ao seu Filho Jesus - o qual "não conheceu pecado, o fez pecado por nós; para que nele fôssemos feitos justiça de Deus." (2Cor 5:21). Aleluia! Enfim, as glórias terrenas são transitórias; e a glória celeste é eterna. Glória ao Senhor!

A Bíblia diz: "éramos por natureza filhos da ira, como os outros também. Mas Deus, que é riquíssimo em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou, Estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo... E nos ressuscitou juntamente com ele e nos fez assentar nos lugares celestiais, em Cristo Jesus; Para mostrar nos séculos vindouros as abundantes riquezas da sua graça, pela sua benignidade para conosco em Cristo Jesus. Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie." (Efé 2:3-9). Que bênção Jesus!

Esta canção, como outras do saudoso Claudio Claro, edifica milhões de vidas: 
ttps://youtu.be/xhUwkUd21Vg?list=RDxhUwkUd21Vg

Cordialmente;
Bispo Calegari

domingo, 28 de setembro de 2025

Servos de Deus


É evidente que a humanidade se divide entre os que servem a Deus e os que não o servem. Olhando em volta, vemos que os servos de Deus (até mesmo entre os que assim se declaram) são minoria. E Jesus, aos que se negavam a ouvir a Palavra, assim falou: "Quem é de Deus escuta as palavras de Deus; por isso vós não as escutais, porque não sois de Deus" (João 8:47). Devemos estar atentos!

Um dos textos mais emblemáticos, da diferença, entre os que são e os que se dizem servos de Deus, foi assim inspirado: "Então vereis outra vez a diferença entre o justo e o ímpio; entre o que serve a Deus e o que o não serve." (Malaquias 3:18). Meu Senhor! Isto é assustador! Então, precisamos estar sempre atentos; revendo - até mesmo, os conceitos e valores que nós adotamos e defendemos.

Na verdade, a diferença existente - entre os que servem e os que não servem a Deus, se vê neste texto: "o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. Mas o que é espiritual discerne bem tudo, e ele de ninguém é discernido" (1 Coríntios 2:14-15). Enfim, o Senhor tudo sabe, tudo vê.

A Bíblia diz que os "que temem ao Senhor falam cada um com o seu companheiro; e o Senhor atenta e ouve; há um memorial escrito diante dele, para os que temem ao Senhor, e para os que se lembram do seu nome. E eles serão meus, diz o Senhor... naquele dia que farei serão para mim particular tesouro; poupá-los-ei, como um homem poupa a seu filho que o serve." (Malaquias 3:16-18). https://youtu.be/ElembebJbic?list=RDElembebJbic

Cordialmente;
Bispo Calegari

sexta-feira, 26 de setembro de 2025

O Deus eterno


Dormi e despertei, sempre pensando na grandeza do Deus eterno; o qual nos fez do pó e nos deu vida pulsante; a Adão deu o Éden; a Noé, a arca; a Abraão, Canaã; a Israel, herança; a Moisés, leis; a Davi, salmos; a Salomão, sabedoria; e a nós, deu seu Filho Jesus, o qual "Veio para o que era seu, e os seus não o receberam. Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus; aos que creem no seu nome" (João 1:11-12). E estes últimos somos todos nós que cremos em Jesus.

Na verdade, Israel é seu povo eleito e a Igreja é seu povo resgatado; Israel, eleito por promessa feita a Abraão, e a Igreja, por sacrifício feito por Jesus, com preço de sangue, derramado na cruz do calvário. Sim, penso na grandeza do Deus eterno! Os céus são menores que ele; a vida se eterniza nele; os reinos não têm sentido sem ele. Enfim, sua corôa não conheceu nem conhecerá outra cabeça! Quanto a nós, "nele vivemos, e nos movemos, e existimos" (Atos 17:28)... Como explicar o Deus todo poderoso?

Este canto de Paulo resume tudo que podemos e devemos dizer: "Ó profundidade das riquezas, tanto da sabedoria, como da ciência de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos e quão inescrutáveis os seus caminhos! Por que quem compreendeu o intento do Senhor? ou quem foi seu conselheiro? Ou quem lhe deu primeiro a ele, para que lhe seja recompensado? porque dele e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória pois a ele eternamente. Amém" (Romanos 11:33-36). Que maravilha! Ó meu Senhor!

Como canta Zilanda, devemos viver sempre pensando em Jesus:
https://youtu.be/7xCMfbPOSK0?list=RD7xCMfbPOSK0

Cordialmente;
Bispo Calegari

quinta-feira, 25 de setembro de 2025

Segurança na fé


Enquanto estava orando, pensei no estado geral em que este mundo se encontra... Como não pensar? Este não é um tempo de festejar; mas, de se prostrar e interceder... Foi o que fiz! Ainda prostrado, me lembrei de uma parte da canção do saudoso Irmão Lázaro que diz: "Ainda bem que eu vou morar no céu..." Sentimos segurança e paz, por vivermos esta certeza. Que bênção!

Mesmo sem ter mérito (sou salvo pela graça de Deus Pai, revelada em seu Filho Jesus) me senti aliviado por me manter na "fé que uma vez foi dada aos santos." (Jud 1:3). E firmado nesta fé, "porque a fé não é de todos." (2Tes 3:2); digo, em alto bom som, que "eu sei em quem tenho crido, e estou certo de que é poderoso para guardar o meu depósito até àquele dia." (2Tim 1:12).

Na verdade, me sinto seguro na fé bíblica! E nela fortalecido, posso declarar que "O Senhor é o meu ajudador, e não temerei o que me possa fazer o homem." (Heb 13:6). Então, ainda que hajam provações e perseguições, porque deveríamos recuar? Ou desitir? Pois, "Se Deus é por nós, quem será contra nós?" (Rom 8:31). Enfim, sou de Jesus e não desisto nunca! Amém Jesus.

A Bíblia diz que "Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará. Direi do Senhor: Ele é o meu Deus, o meu refúgio, a minha fortaleza, e nele confiarei. Porque ele te livrará do laço do passarinheiro, e da peste perniciosa. Ele te cobrirá com as suas penas, e debaixo das suas asas estarás seguro" (Salmo 91:1-4). Amém. https://youtu.be/oyZ3-sCb2xY?list=RDmTkAii3jAuI

Cordialmente;
Bispo Calegari

quarta-feira, 24 de setembro de 2025

Gratidão a Deus


Quando estamos em oração, gratidão ao Senhor é um ato devocional que não deve ficar de fora... Não mesmo! Porque o simples fato de estarmos vivo é em si mesmo, uma forte razão para agradecer... O apóstolo Paulo diz que "se vivemos, para o Senhor vivemos; se morremos, para o Senhor morremos. De sorte que, ou vivamos ou morramos, somos do Senhor." (Rm 14:8). Obrigado, Senhor, pelo dom da vida!

Quando me refiro ao dom da vida, estou a pensar na vida em seu todo. Ou seja: a vida presente e a vida futura. Sei que o viver implica em sofrer dores e decepções; todavia, "sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados por seu decreto." (Rm 8:28). Então, enquanto eu aqui viver, ao invés de murmurar, serei grato ao Salvador Jesus.

Hoje mesmo, em oração agradeci ao Senhor... Obrigado meu Jesus, por pensar, lembrar, relembrar... Enfim, são tantos os motivos, para agradecermos a Deus: a família (ou falta dela) o trabalho (ou falta dele) a saúde (ou falta dela)... Na verdade, o simples fato de nós entendermos o sentido da vida e o propósito de Deus ao nos criar, já é forte razão para agradecer ao Deus que nos fez. Que bênção! Aleluia!

Temos na Bíblia, este testemunho de Paulo: "ligado eu pelo espírito, vou para Jerusalém, não sabendo o que lá me há de acontecer; senão o que o Espírito Santo de cidade em cidade me revela, dizendo que me esperam prisões e tribulações. Mas em nada tenho a minha vida por preciosa, contanto que cumpra com alegria a minha carreira e o ministério que recebi do Senhor Jesus" (At 20:22-24). Obrigado meu Senhor!
https://youtu.be/mTkAii3jAuI?list=RDmTkAii3jAuI

Cordialmente;
Bispo Calegari

terça-feira, 23 de setembro de 2025

Graça e Sangue


Estou a refletir... Existem duas fontes inesgotáveis; ambas capazes de lavar qualquer pecador que nelas mergulharem, e são elas: A graça de Deus; "Porque a graça de Deus se há manifestado, trazendo salvação a todos os homens" (Tito 2:11). E o sangue de Jesus; porque são "Bem-aventurados aqueles que lavam as suas vestiduras no sangue do Cordeiro" (Apo 22:14). Meu Senhor Jesus!

Falando do estado de graça, creio poder dizer que este banho abre o caminho para repor, aos que por ele forem alcançados, aquele estado anterior à queda no Éden. Ou seja; A Palavra de Deus assim declara aos, pela graça, alcançados: "Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie" (Ef 2:8-9). Amém Jesus.

Enfim, falando do banho no sangue, segundo a Bíblia, devo dizer que "o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado" (1Jo 1:7). Pois a Bíblia diz que "Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores. Logo muito mais agora, sendo justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira" (Rm 5:8-9). Aleluia Jesus!

O Senhor Jesus nos trouxe a graça salvadora e o sangue purificador. Porque "Nisto se manifestou a caridade de Deus para conosco: que Deus enviou seu Filho unigênito ao mundo, para que por ele vivamos. Nisto está a caridade, não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou a nós, e enviou seu Filho para propiciação pelos nossos pecados." (1 Jo 4:9-10). Amém. https://youtu.be/Q5W9RRI1xPs?list=RDQ5W9RRI1xPs

Cordialmente;
Bispo Calegari

segunda-feira, 22 de setembro de 2025

Exegese bíblica


Entendo que a fé bíblica vai além da interpretação literal de um texto. O que estou querendo dizer é que - ainda que muitos textos da Bíblia sejam claros como a água, significando exatamente o que a sua escrita expõe; uma exegese contextual de muitos deles pode nos levar além de sua grafia. Na verdade, algumas heresias perigosas que conhecemos, derivaram de uma interpretação errônea de certos textos bíblicos; e assim, muitos chegam a usar certos textos, com grotescas e maldosas intenções; foi o que fez satã, na tentação de Cristo, dizendo: "porque está escrito" (Mt 4:6); ao que Jesus respondeu: "Também está escrito:" (Mt 4:7). Amém, Senhor Jesus.

Ao longo da história, satanás tem procurado lançar dúvida e descrença sobre a Palavra de Deus. Foi iniciado no Éden, onde ele fez esta investida sobre Eva, assim questionando: "É assim que Deus disse: Não comereis de toda a árvore do jardim?" (Gn 3:1). Em seguida, Eva foi sendo envolvida nos argumentos da serpente; até praticar a primeira desobediência humana. Pois, caindo em tentação, Eva envolveu Adão e contaminou o jardim de Deus. Enfim, nestes últimos dias, a serpente que enganou o primeiro casal tem achado campo fértil para enganar os cristãos incáutos. Em tempo de engano, todo cuidado é pouco. Ó meu Senhor, misericórdia!

Pedro fala sobre este perigo: "tende por salvação a longanimidade de nosso Senhor; como também o nosso amado irmão Paulo vos escreveu, segundo a sabedoria que lhe foi dada; Falando disto, como em todas as suas epístolas, entre as quais há pontos difíceis de entender, que os indoutos e inconstantes torcem e igualmente as outras Escrituras, para sua própria perdição. Vós, portanto, amados, sabendo isto de antemão, guardai-vos de que, pelo engano dos homens abomináveis, sejais juntamente arrebatados, e descaiais da vossa firmeza, Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo" (2Ped 3:15-18). Amém.

Atendendo a ordenança de Jesus, respondeu Pedro: "havendo trabalhado toda a noite, nada apanhamos; mas, sobre tua palavra, lançarei a rede." (Lc 5:5). E teve sucesso na pesca.
https://youtu.be/jjK1-06iZOA?list=RDjjK1-06iZOA

Cordialmente;
Bispo Calegari

domingo, 21 de setembro de 2025

Jesus é o dono


Estou a pensar... Na vida presente somos pecadores, imperfeitos, incapazes; então, Deus enviou o seu Filho para nos salvar - não pelas obras da lei; e sim, com os recursos da graça (Ef 2:8). Pois, nascido da virgem, "o Verbo se fez carne" (Jo 1:14) deu "sua vida em resgate de muitos" (Mt 20:28). Logo, por seu sangue derramado, Jesus pode remover nossas manchas e dores. Glória a Jesus!

Foi assim pensando que - para o meu próprio alívio, decidi estender a minha vida, diante do Senhor Jesus. Pois ele mesmo nos faz este convite: "Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei" (Mt 11:28). Logo, em meu viver no mundo, prefiro "estar à porta da casa do meu Deus, a habitar nas tendas da impiedade" (Sl 84:10). Porque Jesus é meu dono. Aleluia!

Pensando bem... Se quero viver uma vida frutífera, devo permanecer em Jesus; pois, ele mesmo, assim falou: "Eu sou a videira, vós as varas: quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer." (João 15:5). Na verdade, é possível viver sem Jesus; todavia, morrer sem ele é eterna tragédia. Enfim, quem aqui com Jesus andar; no céu com ele viverá. Amém.

Marta estava inconformada com a morte de seu irmão. Então, "Disse-lhe Jesus: Teu irmão há de ressuscitar. Disse-lhe Marta: Eu sei que há de ressuscitar na ressurreição do último dia. Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá; E todo aquele que vive, e crê em mim, nunca morrerá. Crês tu isto?" (João 11:23-26). Sim, eu creio!

Esta antiga canção - ao mesmo tempo, tônico e alerta ao crente fiel:
https://youtu.be/9DmPViHwB-s?list=RD9DmPViHwB-s

Cordialmente;
Bispo Calegari

sábado, 20 de setembro de 2025

Meus porquês


Devo sustentar minha vida espiritual; e para isto, devo me manter em oração. E se alguém indagar os meus motivos, devo dizer que tenho três principais porquês: o primeiro é "Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego." (Rm 1:16); e o segundo é "Porque nele se descobre a justiça de Deus de fé em fé, como está escrito: Mas o justo viverá da fé." (Rm 1:17). E este é o terceiro: Porque "não somos daqueles que se retiram para a perdição, mas daqueles que creem para a conservação da alma." (Hb 10:39). Assim eu creio, assim procuro viver.

Na verdade, o mundo está por um fio. Porque "do céu se manifesta a ira de Deus sobre toda a impiedade e injustiça dos homens, que detêm a verdade em injustiça." (Rm 1:18); Pois tais homens, "dizendo-se sábios, tornaram-se loucos..." (Rm 1:22). Então, "Deus os entregou às concupiscências de seus corações, à imundícia, para desonrarem seus corpos entre si; Pois mudaram a verdade de Deus em mentira." (Rm 1:24-25); e "os abandonou às paixões infames" (Rm 1:26). Enfim. "como eles se não importaram de ter conhecimento de Deus, assim Deus os entregou a um sentimento perverso, para fazerem coisas que não convém" (Rm 1:28).

Na Bíblia temos este registro de que Deus não quer que "alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se. Mas o dia do Senhor virá como o ladrão de noite; no qual os céus passarão com grande estrondo, e os elementos, ardendo, se desfarão, e a terra e as obras que nela há, se queimarão. Havendo pois de perecer todas estas coisas, que pessoas vos convém ser em santo trato, e piedade, Aguardando, e apressando-vos para a vinda do dia de Deus, em que os céus, em fogo se desfarão, e os elementos, ardendo, se fundirão? Mas nós, segundo a sua promessa, aguardamos novos céus e nova terra, em que habita a justiça." (2Pd 3:9-13). Amém Jesus.

Esta canção é escatológica e tem como base a Palavra de Deus:
https://youtu.be/6Po0i3STR98?list=RD6Po0i3STR98

Cordialmente;
Bispo Calegari

sexta-feira, 19 de setembro de 2025

Jesus está aqui


Enquanto eu orava, meu espírito refletia... As vezes, mesmo cercados de pessoas que nos amam, nos sentimos sozinhos. Na verdade, isto acontece com toda gente. E este sentimento assusta; porém, é temporário. Além do quê, se temos Jesus conosco, nunca estamos sozinhos. Pois o Senhor assim nos prometeu: "eis que eu estou convosco todos os dias, até à consumação dos séculos." (Mt 28:20).) Meu Salvador Jesus!

Naquele barco sacudido pelas ondas, em mar tão bravio, os discípulos se sentiram sozinhos... Porém, Jesus vinha andando sobre as águas; e Pedro andando sobre as ondas, foi ter consigo. "Mas, sentindo o vento forte, teve medo; e, começando a ir para o fundo, clamou, dizendo: Senhor, salva-me. E logo Jesus, estendendo a mão, segurou-o, e disse-lhe: Homem de pouca fé, por que duvidaste?" (Mt 14:30-31). Só bênção!

As vezes, nos sentimos assim: Sacudidos pelas ondas e sem chão sob os nossos pés. Todavia, seja em meio ao mar em fúria ou ao mundo em chamas, Jesus segue conosco. Então, o mesmo Jesus que falou aos assustados discípulos "dizendo: Tende bom ânimo, sou eu, não temais" (Mt 14:27); e ele estará sempre conosco!. Enfim, em meio a dores sentidas e lutas enfrentadas; no Senhor, temos fé e esperança de vida eterna.

A Bíblia nos diz: "a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus. Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai" (Fil 4:7-9). Ó meu Senhor! Que bênção Jesus!
https://youtu.be/ds4baelmGvs?list=RDds4baelmGvs

Cordialmente;
Bispo Calegari