domingo, 3 de dezembro de 2017

Instrumento de libertação

A imagem pode conter: texto

Tenho pensado na facilidade com que muitos (mesmo crentes dedicados) vivem a especular sobre a vida alheia. Os que procedem deste modo, falam e opinam, como se soubessem tudo a vida de alguém. E, com este tipo de atitude, calúnias e injúrias são propagadas, sem dó nem piedade, podendo por em risco a vida de muitos - destruindo reputações e até casamentos. Na verdade, a grande maioria dos que assim procedem se arvoram em "defensores da verdade". Eu pergunto: Que verdade? talvez o adjetivo mais apropriado para este tipo de conduta seja: "bisbilhoteiros".

Estou convicto que a verdade não pode servir como desculpa, para vingança pessoal; ou como libelo de acusação, para ferir aqueles de quem não gostamos. Penso que a verdade é, antes de qualquer coisa, instrumento de libertação e formação de um caráter probo. Tenho notado que certas verdades, nos lábios de alguém mexeriqueiro e fofoqueiro, pode fazer tanto mal quanto a própria mentira. Portanto, não me causa surpresa as sentenças encontradas na Bíblia, contra a testemunha falsa, do difamador e semeador de contendas. Que o Senhor nos guarde deste tão grande mal.

Na Bíblia, podemos encontrar inúmeras advertências contra aqueles que conspurcam a reputação alheia, em conformidade com este texto: "Estas seis coisas o Senhor odeia, e a sétima a sua alma abomina: Olhos altivos, língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente, O coração que maquina pensamentos perversos, pés que se apressam a correr para o mal, A testemunha falsa que profere mentiras, e o que semeia contendas entre irmãos." (Provérbios 6:16-19). Enfim... Todos nós precisamos nos guardar de falar mal de outrem, mesmo sendo verdade.

Esta canção nos ajuda a entender este mal. Vale a pena ouvir:
https://youtu.be/HS6T2u3oyJs

Cordialmente;
Bispo Calegari

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhar