sexta-feira, 27 de maio de 2016

Amar e perdoar pode libertar


Fiz algum esforço para me levantar e me dirigir ao lugar de oração (quando Petrópolis resolve ser fria, não é fácil deixar o leito). Como é importante buscar a face do Senhor! Tanto, que aqueles que mais oram são os que mais vencem lutas, os que mais produzem frutos. Enquanto eu orava, pedi a Deus que me ensine a amar e perdoar; pois amor e perdão não são apenas meras palavras; mas, atitudes claras e objetivas. Que não é fácil amar quem nos magoa e ofende, todos nós sabemos; tanto quanto sabemos sobre o dever de amar. Todavia, amar e perdoar pode libertar os seus doadores; ainda que nem sempre consiga ajudar e redimir os que são por eles amados.

No lugar de oração, sempre aprendemos lições importantes com o Senhor. E nesta manhã, fui ensinado sobre o valor da sabedoria e do conhecimento (pensei que já conhecesse o suficiente sobre este assunto; porém o Senhor me fez entender que jamais conhecemos alguma coisa com suficiência). Ouvi que sabedoria e conhecimento formam um dueto afinado, capaz de enriquecer e enobrecer os que por ele são brindados. Aprendi que sabedoria e conhecimento se afinam, para maior proveito de todos; sendo que, a sabedoria pode sobreviver sem conhecimento; todavia, o conhecimento desprovido de sabedoria pode se arruinar. Realmente... Eles formam um par perfeito!

Vejo a sabedoria como essência e o conhecimento como acessório:

"Filho meu, se aceitares as minhas palavras, e esconderes contigo os meus mandamentos, Para fazeres o teu ouvido atento à sabedoria; e inclinares o teu coração ao entendimento; Se clamares por conhecimento, e por inteligência alçares a tua voz, Se como a prata a buscares e como a tesouros escondidos a procurares, Então entenderás o temor do Senhor, e acharás o conhecimento de Deus. Porque o Senhor dá a sabedoria; da sua boca é que vem o conhecimento e o entendimento. Ele reserva a verdadeira sabedoria para os retos. Escudo é para os que caminham na sinceridade, Para que guardem as veredas do juízo. Ele preservará o caminho dos seus santos. Então entenderás a justiça, o juízo, a equidade e todas as boas veredas."
(Provérbios 2:1-9)

E ambos se conjugam, para a glória de Deus e saúde dos homens.

Obrigado, irmão Asaph Borba, por esta preciosidade em forma de canção:
https://youtu.be/xK9KlbAoqCk

Cordialmente;
Bispo Calegari

Nenhum comentário:

Postar um comentário