quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Razão maior da solidão


Hoje de madrugada, enquanto buscava a face do Senhor; fui conduzido pelo Espírito à saga de Abraão e de Moisés... Duas histórias com suas diferenças e semelhanças. Abraão sabia de onde saíra; mas, não conhecia o itinerário, nem aonde chegaria. Já Moisés, sabia de onde saíra e aonde chegaria. A verdade é que ambos seguiam rumo à terra da promessa. Abraão deixara para trás sua parentela, para construir o futuro. Moisés deixara para trás seus falsos parentes e levara seu povo consigo; também buscando construir o futuro. Ambos sabiam o que queriam; todavia, nem sempre sabiam "como" ou "se" conseguiriam. Eram dois homens solitários, embora cercados de gente. Eram solitários, mas nunca sozinhos! Pois o Deus que os chamara, era sua companhia sempre presente. Eles eram bons pastores!
 
Os pastores receberam uma missão que apresenta semelhanças com experiências do passado... A solidão que frequentemente os assalta é uma delas. Um Pastor sente-se só, mesmo ao ter amigos por perto ou quando Deus dá sinais de Sua presença (Adão sentiu isto no Éden, antes de Deus lhe responder com uma companheira). No entanto, solidão pode ser um estado de espírito. É comum um pastor fustigado por solidão, ser tentado a buscar formas de diversão que amenizem este sentimento inerente ao cargo. Alguns chegam às raias do exagero - prontos a deixar a igreja e a própria esposa - em sua ânsia de tentar compensar, a que preço for, o desconforto que a solidão traz no dia a dia. Mas um bom pastor, ao se sentir só, sabe que a companhia saudável em todo sentido é a de Deus e... Da mulher que Deus lhe deu!
 
Lendo com atenção este texto, vemos que nele Jesus nos dá a razão maior da solidão: "Saí do Pai, e vim ao mundo; outra vez deixo o mundo, e vou para o Pai. Disseram-lhe os seus discípulos: Eis que agora falas abertamente, e não dizes parábola alguma. Agora conhecemos que sabes tudo, e não precisas de que alguém te interrogue. Por isso cremos que saíste de Deus. Respondeu-lhes Jesus: Credes agora? Eis que chega a hora, e já se aproxima, em que vós sereis dispersos cada um para sua parte, e me deixareis só; mas não estou só, porque o Pai está comigo. Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo." (João 16:28-33). Baseados no testemunho de Jesus, entendemos que a solidão pode também ser traduzida por: Ausência de Deus!
 
Cordialmente;
Bispo Calegari

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhar