quarta-feira, 27 de março de 2013

Natureza humana


Hoje me puz a pensar na mente e na natureza humana... E posso afirmar que esta não é uma reflexão simples. No entanto, tenho uma grande ajuda da Bíblia. Pois a Palavra de Deus revela dois tipos de mente e dois tipos de natureza: 1. Existe a mente condicionada e dirigida por conceitos e reflexões evolutivas; e existe também a mente dominada por surtos e transtornos. 2. Existe a natureza humana "in natura" - não renascida - que traz consigo a herança de Adão, resultante de sua queda no Éden; e também existe a natureza recriada - mediante o novo nascimento - que traz a herança transmitida por Jesus, resultante de sua morte na Cruz. E isto que digo é tão real como o ar que respiramos e a água que bebemos.
 
Quando um homem é direcionado pelos transtornos de sua mente, ele pode se tornar um perigo até para os seus familiares; pois, em um surto, pode ferir e até matar - mesmo a alguém que ama - sem se dar conta disso. Já tenho me deparado com casos de agressão violenta - quase resultante em tragédia - devido a piques de transtorno. E, infelizmente, mesmo um cristão fiel e consagrado pode ser tomado de fúria momentânea e perigosa. Temos até o exemplo de Pedro, quando este pegou uma espada e feriu alguém que estava presente na prisão de Jesus: "Então Simão Pedro, que tinha espada, desembainhou-a, e feriu o servo do sumo sacerdote, cortando-lhe a orelha direita. E o nome do servo era Malco." (João 18.10)
 
No entanto, o homem condicionado por uma mente brilhante - sendo constituído de uma natureza caída e não renascida em Cristo - ainda que ele tenha uma boa formação e bons modos; o mesmo representa uma ameaça muito maior do que aquela proveniente da loucura; pois, quando dominado por egoismo e ganância, suas ações serão frias e premeditadas, visando apenas os seus interesses. E assim, quando em poder e evidência, pode matar sorrindo; pode devastar uma floresta inteira para auferir lucro indevido; pode degradar uma cidade ou nação, movido por vaidade; pode roubar e ainda ser aclamado como herói pelos que não conhecem a verdade a seu respeito... Enfim, pode destruir aos poucos a humanidade inteira, caso Deus não interfira.
 
Cordialmente;
Bispo Calegari

Nenhum comentário:

Postar um comentário