segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Israel e Igreja


A dias atrĂ¡s, estando em visita a nossa igreja em Gurupi, no Estado do Tocantins; fui levado a refletir sobre a jornada do povo de Deus pelos caminhos desta vida. E sĂ³ consegui compreender melhor o caminhar - ora seguro ora incerto - daqueles que se declaram filhos de Deus; ao comparar os dias de hoje com os dias de MoisĂ©s e do povo de Israel no deserto do Sinai. ComparaĂ§Ă£o que descortinou afinidades... Trata-se, na verdade, de duas sagas com incrĂ­veis semelhanças - tanto histĂ³ricas como profĂ©ticas.

A naĂ§Ă£o de Israel fora retirada do Egito, sob a liderança de MoisĂ©s, e conduzida em direĂ§Ă£o Ă  terra de CanaĂ£ terrena. Sua jornada incluĂ­a, em meio a tantos desafios, uma perigosa travessia atravĂ©s de um mar misterioso; e tambĂ©m atravĂ©s de um deserto perigoso. Desde a sua saĂ­da da terra do Egito, vĂ¡rias foram as fases de esfriamento e afastamento de Deus - com lamentĂ¡veis desvios de conduta - enquanto caminhavam; ainda que tĂ£o bem conduzidos pelo grande legislador e sob a proteĂ§Ă£o do Deus eterno.

A Igreja de Cristo tem sido retirada do mundo - sob a liderança do EspĂ­rito Santo - e conduzida em direĂ§Ă£o a CanaĂ£ celestial. E, assim como Israel no passado, sua jornada inclui entre os inĂºmeros desafios: Perigosa travessia pelo mar desta vida, convivendo com ameaça de naufrĂ¡gio; e, sofrida peregrinaĂ§Ă£o por um deserto tĂ£o hostil e perigoso quanto o deserto de Sinai. E, assim como Israel no deserto, a Igreja intercala momentos de grande fervor com momentos de esfriamento e aguda crise espiritual e moral.

Qualquer observador mais atento hĂ¡ de constatar que Israel caminhava em pleno deserto sob o ungido comando de MoisĂ©s; todavia, tĂ£o heterogĂªneo como a Igreja nos dias de hoje - ao caminhar pelo deserto da vida. Os passos e descompassos eram gritantes - mesmo sob a nuvem de glĂ³ria e a coluna de fogo. E muitos caminhantes - mesmo tendo Deus tĂ£o perto - mantinham-se tĂ£o distantes d'Ele. E, assim como no Sinai, vemos crentes caminhando em Deus; e, crentes caminhando sem rumo... Vigiemos!

Cordialmente;
Bispo Calegari

Nenhum comentĂ¡rio:

Postar um comentĂ¡rio

Compartilhar