segunda-feira, 16 de julho de 2012

Servo e Amigo


Ontem, após algum tempo, me levantei do lugar de oração; e... Mais uma lição aprendida! Aprendi, em pranto, que - em um grau diferenciado - ser servo de Deus é diferente de ser amigo de Deus. A princípio, não entendi muito bem a diferença. Mas... Meus olhos foram se abrindo, a medida em que aquele momento evoluia. Então eu soube que o servo 'serve'; o amigo convive com Deus - e se deleita Nele!

"E cumpriu-se a Escritura, que diz: E creu Abraão em Deus, e foi-lhe isso imputado como justiça, e foi chamado o amigo de Deus."
(Tiago 2.23)

É que o servo nem sempre se dá conta do 'prazer maior' neste relacionamento; se limitando ao dever do serviço. Por isso, é comum vermos servos de Deus, após participação em um culto, 'baixar a guarda' e... Sair por ai - se envolvendo com certos prazeres deste mundo - mesclando o trabalho de Deus com diversões proibidas, como se fossem atividades compatíveis entre si. Como se tudo fosse 'a mesma coisa'.

"Como livres, e não tendo a liberdade por cobertura da malícia, mas como servos de Deus."
(I Pedro 2.16)

Esta distinção não significa que o "amigo de Deus" não seja um "servo de Deus". Não é isso! Fato é que, todo aquele que o próprio Deus reconhece como Seu "amigo"; na verdade, já vem servindo a Deus - de modo agradável - a muito tempo. Se for necessário conceituar este tipo de relacionamento, penso que um dos melhores modos de fazê-lo é o seguinte: Todo aquele que é amigo de Deus, é também servo de Deus; mas, nem todo aquele que é servo de Deus, pode ser considerado amigo de Deus.

"Já vos não chamarei servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho feito conhecer."
(João 15.15)

Ao considerar o que aprendi nesta manhã, comecei a pensar que, talvez, devido a esta diferença; é que podemos encontrar nas Escrituras sagradas duas classes de servo: O 'bom servo' e o 'mau servo'. Mas, somente uma classe de amigo! Esta classe é geralmente chamada de 'amigo de Deus'; ou, de 'amigo mais chegado que um irmão'. Todavia, ainda não encontrei nas Escrituras a menção de 'mau amigo'.

A parábola dos dois servos

"45 Quem é, pois, o servo fiel e prudente, que o seu senhor constituiu sobre a sua casa, para dar o sustento a seu tempo? 46 Bem-aventurado aquele servo que o seu senhor, quando vier, achar servindo assim. 47 Em verdade vos digo que o porá sobre todos os seus bens. 48 Mas se aquele mau servo disser no seu coração: O meu senhor tarde virá; 49 E começar a espancar os seus conservos, e a comer e a beber com os ébrios, 50 Virá o senhor daquele servo num dia em que o não espera, e à hora em que ele não sabe, 51 E separá-lo-á, e destinará a sua parte com os hipócritas; ali haverá pranto e ranger de dentes"
(Mateus 24.45-51)

Cordialmente;
Bispo Calegari

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhar