quinta-feira, 31 de maio de 2012

Meu pior inimigo

Na postagem "A difícil arte de orar", eu me referi a duas coisas que Deus me falou, enquanto orava! Falei sobre a primeira delas: O meu verdadeiro campo de batalha - situado dentro de mim mesmo - onde as maiores lutas de minha vida são travadas. Terrível combate, que exige vigilância constante. A segunda coisa que ouvi do Senhor foi a respeito do meu pior inimigo; aquele que maior mal pode me causar.

Enquanto eu orava, pude entender que quando revido a alguém que me agride, ou procuro me vingar de alguem que me ofende e me magoa, não estou focando o meu real inimigo. E, de igual modo, as circunstâncias que me me impedem de dar o melhor de mim, não devem ser vistas como minhas inimigas. Na verdade, nem mesmo os demônios que procuram me afligir são os meus piores inimigos. Até mesmo o próprio Satã perde o seu lugar como o meu pior inimigo, ante este meu inimigo maior.

Na verdade, se todos estes que aqui enumerei fossem os piores inimigos que tenho, eu poderia vence-los e descartá-los com menor dificuldade e sofrimento - tão somente usando o escudo da fé e a espada do espírito - tendo o Deus vivo ao meu lado nesta peleja. Todavia, o meu maior inimigo - aquele que pode me esmagar - é outro! É o pecado que, tomando forma em mim, consegue me arruinar, ao me afastar de Deus. Portanto, ele é o meu pior inimigo! E como louvo a Deus por ter me mostrado isso!

E assim, quando me queixo de alguem que me ofende e me magoa; ou, quando reclamo de situações que me oprimem e me impedem de dar o melhor de mim - estou errando o verdadeiro alvo de uma justa queixa. A Palavra de Deus é bastante clara quanto a isso: "De que se queixa, pois, o homem vivente? Queixe-se cada um dos seus pecados" (Lamentações 3.39). O pecado é tão sutil que, as vezes, consegue nos enganar até mesmo pelo mandamento: "Porque o pecado, tomando ocasião pelo mandamento, me enganou, e por ele me matou" (Romanos 7.11). E pode nos destruir eternamente! Portanto, estou plenamente convencido de que, por mais inimigos que eu tenha, o pecado será sempre o pior deles!

Cordialmente;
Bispo Calegari

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhar