sábado, 2 de outubro de 2010

Giro episcopal pela II Região

Seminário de Doutrinas Wesleyanas

No sábado pela manhã, ministramos este importante seminário, para todos os obreiros do Distrito de Uberlândia. Apenas uns poucos obreiros faltaram. Foi um maravilhoso momento que passamos juntos ali; com a colaboração bem dinâmica dos participantes. Tivemos um intervalo para um delicioso almoço, oferecido pela equipe de cozinha da IMW de Uberlândia, ao qual seguiu-se um bom momento de comunhão. Encerramos o o seminário antes do horário previsto, pois Deus nos deu graça para finalizar o assunto, sem comprometer o conteúdo. O Pastor Josemar, sua esposa e seu filho (obreiros da Igreja Metodista Betel), estavam entre os participantes do Seminário. Foi muito bom nos reencontrarmos; lembramos juntos os bons tempos do passado (fui seu SD no Distrito de Governador Valadares, nos anos 86/87).

IMW de Uberlândia

A Cidade de Uberlândia tem uma população que beira os 700 mil habitantes. Destes, cerca de 600 mil estão na zona urbana e o restante na Zona Rural. Existe uma estimativa que em 2014, a cidade aumente a sua população para um milhão de habitantes. A cidade atrai muitos moradores. Segundo pesquisa recente, 38 % dos residentes são nascidos na cidade; os demais, denominados Uberlandinos (termo criado pelo jornalista Luiz Fernando Quirino), são pessoas que vieram para buscar oportunidades e fixaram residência permanente. Uberlândia tem mais de 160 bairros espalhados em 5 setores são eles: Setor Central, Zona Sul, Zona Leste, Zona Oeste e Zona Norte

Economia

Uberlândia é o segundo mercado potencial consumidor de Minas Gerais e a cidade que mais cresce no Triângulo Mineiro. Sua economia se baseia nas agroindústrias que formaram na região um importante centro industrial; mas destaca-se na cidade o setor de serviços. Estão sediados na cidade, grandes atacadistas de atuação nacional e internacional, devido principalmente à sua localização geográfica na região central do Brasil. Cinco das maiores atacadistas do país são desta cidade (Martins, Arcom, Peixoto, União e Aliança). Uberlandia também possui grandes armazens de cereais a granel como trigo, milho,sorgo , arroz e soja. Recentemente foi inaugurado em uberlandia uma Unidade da CONAB; um novo armazém graneleiro com capacidade para 242 mil toneladas. Devido ao grande e contínuo fluxo migratório, houve um aumento vertiginoso da população da cidade nos últimos trinta anos, e apesar da pujança econômica das grandes empresas sediadas na cidade, Uberlândia caracteriza-se por oferecer mão-de-obra abundante e barata, com salários no geral, menores que outras cidades de mesmo porte.

O pólo logístico

O pólo logístico representará um grande salto para a economia da cidade, e irá mudar o panorama econômico de toda a região do Triângulo Mineiro. Uberlândia disputou com Anapolis, Luziania , Juiz de Fora e Varginha a condição de receber o entreposto de Manaus. Com o entreposto, o Município passará a receber remessas de produtos industrializados na Zona Franca de Manaus para depósito em um armazém geral, destinado à comercialização em qualquer ponto do território nacional ou mesmo para exportação. Os produtos podem ficar até 180 dias sem nenhum custo. Somente após faturado é que se cobra o imposto. Caberá ao Município toda a logística de distribuição, o que contribuirá para a geração de empregos, renda, arrecadação de tributos, além de tornar Uberlândia um centro atrativo para outros complexos industriais.

Center Convention

Os grandes eventos e seminários das maiores empresas estão sendo realizados em Uberlandia, por se tratar de uma cidade logística e em franco crescimento. Veja detalhes do local de eventos: Center Convention Uberlândia é um espaço destinado à realização dos mais diversos tipos de eventos, que têm garantidos o seu sucesso devido à versatilidade e modernidade do espaço. Este local foi construído junto ao Plaza Shopping Hotel e Center Shopping, formando assim um grande complexo de compras, lazer e serviços.

Crescimento Evangélico

O próprio nome "Terra Fertil", faz jus ao crescimento evangélico em Uberlândia; estima-se que a cidade chegou a mais de 100 mil evangélicos, distribuídos em mais de 600 denominações diferentes. A cidade é palco de eventos evangélicos com grande destaque como: RESGATE UBERLANDIA, e A MARCHA PARA JESUS, que é considerada uma das maiores marchas, que uma cidade do interior tem realizado, a media de participantes chega a 20 mil, nas "marchas para Jesus". A influência evangélica também está nos seguimentos públicos (25% dos vereadores professam a fé evangélica).

Tempo de Reconquista

A IMW em Uberlandia, viveu seus melhores momentos na década de 90. Todavia, perdeu muito do seu potencial de influência e crescimento, face aos problemas que afetaram bastante este potencial. Todavia, "a porta que Deus abre, ninguém fecha"! E, em função disso, a IMW começa a dar sinais de que algo grandioso a espera, em um futuro próximo. Tal como aconteceu com Sansão, os "seus cabelos começam a crescer novamente". Deus nos deu a condição de enxergar um novo tempo para esta igreja - um tempo profético de reconquista do espaço que perdeu.

Durante os dias em que estivemos na cidade, ficamos hospedados na casa do SD do Distrito - Pastor Edmilson; onde desfrutamos de uma acolhida nota 10. A irmã Isabela procurou nos dar toda a atenção, como esposa de SD que é. As duas filhas do casal são jóias preciosas diante do Senhor. Num dos dias, tivemos um almoço especial, para o qual foi convidado o casal - Pastor Josemar e esposa. Passamos algumas horas em excelente convívio, conversando sobre os mais diversos assuntos. Tenho um grande apreço pelo Pastor Josemar. Ah, todos os dias, no café da tarde, a mesa era servida com pamonha (em Uberlândia, eles fazem deliciosas pamonhas para todos os gostos). E o que dizer do café da manhã (frutas, pães de queijo e outras iguarias).

No entanto, o domingo foi especial! Tivemos uma escola dominical de alto nível. Ministrei sobre escatologia bíblica, discorrendo sobre os eventos que apontam, para muito breve, a Segunda Vinda de Jesus. Após a EBD, fomos todos almoçar na casa da irmã Silma - daqueles almoços em que a cozinha mineira é insuperável. O Presbítero Gilson e família também estavam lá, além da família anfitriã, que ficamos conhecendo bem de perto. Foi muito bom ter conhecido o ministério das duas irmãs - de sangue e em Cristo: Silma (vice-presidente da Junta Diaconal, e administradora da igreja); e Jesualda (líder do ministério de pequenos grupos, com trabalho de cobertura aos membros e novos convertidos). Outro ministério que vem fazendo um importante trabalho, é o Ministério de Intercessão da igreja; neste ano, está trabalhando um projeto denominado "Parceiros de Oração"; tudo muito bem conduzido pelas irmãs Silma e Leila.

A noite, tivemos um grande culto, cheio da unção de Deus. Os departamentos da igreja se apresentaram. Dentre eles, destacamos o Ministério de Louvor, que demonstrou grande comprometimento com o Senhor. Pude pregar com muita liberdade. Após o culto, fomos para a casa do Pastor Miguel e sua esposa Lídia. Os três homens da casa se chamam "Miguel" - o pai e os dois filhos (três "Miguéis" prá lá de abençoados)! Que momento maravilhoso passamos ali! Era só alegria. Até o próximo "post".

Cordialmente;
Bispo Calegari

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhar