domingo, 22 de agosto de 2010

Giro episcopal pela II Região

IMW de Jequié

Saindo de Barra de Estiva, rumamos para Jequié, seguindo por caminho pela Chapada Diamantina, que encurtou a distância em mais de cem km. A visita episcopal a IMW de Jequié náo estava prevista desta vez. Todavia, como houve sobra de um dia na agenda, conversei com o Pastor Matos, que, prontamente, acatou a idéia e promoveu um culto para marcar nossa passagem. Foi um momento maravilhoso! Um culto enriquecido pela participação brilhante do Ministério de Louvor e do coral da igreja; ambos sob a copmpetente batuta do Daniel. Foi um culto de grande unção, onde pudemos mais uma vez abraçar os presbíteros e o Pastor George, dedicado auxiliar do Pastor Matos na igreja.

A família pastoral é constituida do Pastor Raimundo Matos e sua esposa Sonia, juntamente com seus filhos Daniel e Júnia; ambos bastante atuantes nas atividades da igreja. Como geralmente acontece com os que visitam aquela querida igreja, logo a pós o culto, fomos para a residência pastoral; a irmã Sonia já nos esperava com uma mesa farta (tenho experiencia de conviver com a família ao longo de anos, quando, Célia e eu, costumavamos visitá-los uma vez por ano, em nossas viagens para o campo missionário do Nordeste, na condição de Secretário de Missões da Primeira Região). Jantamos juntos, em um ambiente acolhedor e renovador das nossas experiências do passado. Foi uma bênção!

IMW de Vitória da Conquista

A cidade de Vitória da Conquista ocupa um lugar de primeira grandeza no Sudoeste Baiano. Como ela é cortada pela BR 116, seu fluxo de trânsito pesado é intenso. Esta localização gera uma forte atividade comercial na cidade. Muitas empresas de assistência a veículos de grande porte; rede hoteleira e grandes postos de combustivel, proliferam às margens da BR, nos dois sentidos da mesma. De quando em vez, resurge a questão da possibilidade de um novo estado na Bahia, do qual, Vitória da Conquista seria sua possivel capital, devido ao seu status no Sudoeste Baiano. Seu clima ameno é determinado por sua localização; a cerca de novecentos metros acima do nivel do mar. A IMW está presente a mais de vinte anos na cidade. Lamentavelmente, não se desenvolveu no mesmo ritmo em que diversas igrejas da cidade se desenvolveram.

A IMW de Vitória da Conquista tem uma bela história de implantação, tendo nascido como resultado de um trabalho missionário forte e dinâmico, sob o comando do Pastor Carlos Roberto Matins, quando foram ganhos para Cristo alguns membros que hoje fazem parte do nosso quadro regional de obreiros (Pastor Edimilson, da IMW de Uberlândia; sua irmã Ediene, casada com o Pastor Valter, da IMW de Coração de Maria, que também é fruto daquele ministério). O Pastor José barbosa vem pastoreando esta igreja a cerca de quatroze anos; e atualmente está tentando levá-la para um imovel alugado em algum bairro mais promissor e próximo ao centro.

O culto foi marcado por muita unção; templo repleto. Encontrei uma igreja bem melhor do que da primeira vez em que aqui estive, em 2008; inclusive com algumas obras de acabamento no templo e seus anexos. A juventude vem desenvolvendo um trabalho muito importante, ao lado do Pastor, para tentar lançar a IMW em um nivel mais elevado de influencia nesta importante cidade. E eles tem conseguido bons resultados. O Ministério de Louvor é de uma qualidade maravilhosa, sob a liderança de Priscila, filha mais velha do Pastor José Barbosa e irmã Vera Lúcia; ela é esposa do Presbítero Givanildo, moço dedicado e postulante ao ministério. Este ministério se dedica a consagração, jejum e ensaios frequentes. E já é considerado o melhor Ministério de Louvor da cidade.

A sede fica no Bairro Alto Maron, na periferia da cidade. A igreja possui uma congregação no Bairro Morada dos Pássaros (o FIW adquiriu um bom terreno, onde um templo está sendo construido). Neste bairro fica também a Pousada Itajuípe, lugar bucólico, de beleza agreste; o casal proprietário - Ademar e Vânia (Vania é uma das irmãs do Pastor Edimilson) nos ofereceu como cortesia uma noite de hospedagem na mesma. Tudo nesta pousada é grandioso: suas instalações; seu café da manhã; seu espaço enorme. Quem se hospeda ali, acaba por se tornar freguês.

A família pastoral é constituida pelo Pastor José Barbosa e sua esposa Vera Lúcia; Priscila e Givanildo; Poliana e Janinho. O corpo presbiterial é formado pelos Presbíteros e esposas: Marcelo & Lucimar; Rondon e Dable; Paulo e Bete; Givanildo e Priscila; Edvaldo e Edineide (também irmã do Pastor Edimilson); Manoel e Nora Ney; Antonio e Rita; e o popular Deodéo, ancião de 80 anos, mas ainda muito dedicado na obra do Senhor.

Por tudo o que vimos ali, estamos convencidos de que esta igreja caminha para melhores dias. Estou certo de que os primeiros passos para o seu desenvolvimento e prosperidade já estão sendo dados. Com determinação e perseverança de seus líderes e membros, a igreja vai recuperar muito em breve tudo aquilo que ficou retido no tempo que se perdeu.

Cordialmente;
Bispo Calegari

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhar