segunda-feira, 5 de abril de 2010

Giro Episcopal pela II Região

Pois é, Célia e eu saimos em mais um giro pela II Região. Nosso itinerário nos levaria a três cidades do Distrito de Caxambú: Luminárias, Lavras e Bonsucesso. São três cidades proximas umas das outras. Depois de uma viagem de mais de seis horas, chegamos a Luminárias. Mediante informação de uma senhora que encontramos, chegamos até o templo da IMW, que fica bem no centro da cidade. E a uma quadra do templo, encontramos casualmente a residencia do Pastor Domingos e de sua esposa - a irmã Conceição. Fomos muito bem recebidos pelo casal, e ficamos hospedados em sua casa. A noite, após delicioso lanche preparado pela irmã Conceição, fomos para o culto. O templo estava lotado de irmãos, todos cheios de alegria. Após um louvor muito abençoado, pregamos e sentimos o mover de Deus em nosso meio. Antes do término da reunião, recebemos um belo e sugestivo presente - um objeto decorativo em forma de uma casa elevada, com degraus estilizados, tudo feito em pedra da região.

Ao final do culto, retornamos à casa do Pastor, onde dormiríamos em quarto carinhosamente preparado pela irmã Conceição, que também nos preparou um lanche enriquecido com delicioso arroz doce. Fomos surpreendidos com a chegada do Presbítero José ângelo, que veio nos trazer alguns tipos de doce, muito especiais, preparados por sua esposa - a irmã Cássia. Causou-me também profunda impressão conhecer o Presbítero Joaquim, homem simples e muito dedicado - um dos pioneiros da obra wesleyana; uma verdadeira coluna naquela igreja.

No dia seguinte, após abençoado almoço, nos despedimos do Pastor Domingos e da irmã Conceição, lamentando não podermos ficar no final de semana, pois tinhamos compromissos em Lavras, na noite deste sábado.





Após uma viagem de pouco menos de uma hora, serpenteando a serra que separa as duas cidades, chegamos a Lavras. Lavras é uma cidade próspera, com um excelente parque industrial, que deve ser uma das razões de sua privilegiada situação econômica. Achamos facilmente a igreja, em local de fácil acesso, um belo templo, muito bem construido. Bem próximo a ele, encontramos o prédio onde reside nosso casal de obreiros: O Pastor Maurício e a Missionária Débora, sua esposa. Conversamos um pouco, tanto com eles como com os pais da Débora (Presbítero João e irmã Aparecida), que são membros da IMW I do Industrial.

A noite participamos de um culto marcado pelo poder de Deus. Constatamos que muitas vidas novas que estão ingressando na igreja wesleyana; a grande maioria por batismo e profissão de fé. Após o abençoado louvor dirigido pelo jovem Davi, Célia deu uma saudação à igreja. Preguei em seguida, e todos fomos abençoados pela gloriosa presença de Deus. No culto, ficamos conhecendo o Presbitero Laércio, casado com a irmã Maria Inês, exímia pintora de belos quadros, uma das filhas do Pastor Domingos e irmão Conceição.

Logo após o culto, fomos visitar a casa do irmão Ferreira, cuja esposa é diaconisa da igreja. É uma família muito dedicada à preservação do meio ambiente. Conversamos muito sobre o tema. Em seguida, o irmão Ferreira levou-nos a conhecer o jardim da casa, inteiramente projetado por ele - um dos mais belos jardins que já conheci. Dali, fomos para a casa pastoral, onde a irmã Aparecida havia preparado um jantar inesquecivel, com filés de dourado tão crocantes, acompanhados de arroz, feijão e salada. Tudo tão delicioso, que não dava para comer apenas uma porção. Após uma noite bem dormida na casa destes queridos obreiros, que nos cederam tão bondosamente sua suite, nos preparamos cedo, para partir rumo a Bonsucesso, onde éramos aguardados pela manhã, conforme a agenda predeterminada.





Após uma viagem de cerca de uma hora, chegamos a Bonsucesso. Não foi difícil encontrar o belo templo, bem no centro da cidade. Uma construção arrojada e de muito bom gosto. Fomos recebidos à porta, pela irmã Divina, responsavel pela Diplomacia da igreja. Ela nos conduziu ao Pastor Ramon Marcos; e este nos conduziu às classes bíblicas reunidas na diversas instalações do templo. Cumprimentamos aos professores e suas classes. Na cozinha, um grupo de irmãs se esmerava em preparar o almoço para todos os membros, do qual também faríamos parte, para nossa alegria.

Enquanto o almoço era finalizado, fomos conhecer o local em que a IMW havia iniciado suas atividades em Bonsucesso. Constatamos a importancia do trabalho do Pastor Domingos - homem que teve a coragem de remover dali a igreja, para o local em que ela se encontra hoje; em templo próprio, bem no centro, ao lado da Câmara de Vereadores. Voltamos e participamos de um almoço inesquecivel, daqueles em que a cozinha mineira se revela imbativel. Uma deliciosa carne de porco, feita com requinte, com diversos acompanhamentos. Em seguida foi servida a sobremesa, que provocou suspiros audíveis em todos os presentes, tanto pela variedade de doces (pudins, gelatinas, rocamboles, etc), como pelo sabor que comprovava a habilidade das irmãs que prepararam tudo aquilo, para nosso deleite.

A tarde, descansamos um pouco. Depois retornamos ao templo, para um culto maravilhoso. O ministério de louvor entoou hinos com perfeita afinação; um inspirado casal de jovens - a Sofia e o Mateus (filho caçula do Pastor Ramon Marcos e da irmã Regina), interpretou por coreografia a paixão de Cristo, que a todos emocionou. Célia trouxe aos irmãos uma palavra sobre o ministério "Desperta Débora", e sentimos que a igreja foi impactada pelo testemunho. Após ministrarmos a mensagem, muitos vieram à frente, onde pudemos sentir uma unção muito especial do Senhor sobre nós. Antes do encerramento, a irmã Divina nos chamou e nos presenteou com dois belos presentes, em nome da igreja.

Após o culto, o Pastor chamou Célia, para que desse instruções à irmã Marina, que será a coordenadora do ministério "Desperta Débora" na igreja. Tivemos o prazer de conhecer o corpo presbiterial da igreja, homens dedicados e atuantes. Pudemos conhecer também a irmã Silésia, outra das tres filhas do Pastor Domingos, e seu marido - o Diácono José Roberto, que se desdobram entre o trabalho em sua tão bem conceituada padaria e o trabalho da igreja. Ah, e não podemos deixar de fazer menção do Presbítero Sebastião, o mais antigo da igreja; e também a querida irmã Leninha, pioneira daquela obra em Bonsucesso.

Finalmente, fomos para a casa do Pastor Ramon Marcos, onde a irmã Regina nos recebeu com uma deliciosa lasanha; tão gostosa que até exageramos na dose. Ficamos conversando um bom tempo em volta da mesa; Célia, eu, o Pastor Ramon Marcos, Regina e Mateus. Só não estava o Felipe, seu filho mais velho, que faz medicina em Juiz de Fora e já havia viajado para estar hoje pela manha em sala de aula. Seus dias úteis são passados em Juiz de Fora, na companhia da querida irmã Olga - sua avó materna.

E por hoje é só!





Cordialmente;

Bispo Calegari

9 comentários:

  1. Bispo Calegari e irmã Maria Célia, foi muito edificante para nossas vidas os recebê-los em nossa Igreja em Bom Sucesso, Deus tratou de uma forma especial com cada um de nós.Pudemos perceber em suas vidas a essência do verdadeiro cristianismo.Continue assim,sendo bençâo para esse rebanho wesleyano,tão maravilhoso.Que Deus os abençoe.Fiquem na paz e até dia 30.Dic.Leninha.

    ResponderExcluir
  2. Queridos Bispo Calegari e irmã Maria Célia, foi maravilhoso conhecê-los e recebê-los na IMW de Bom Sucesso. Deus realmente tem um chamado grandioso para suas vidas e fomos muito abençoados com essa visita. Que Deus os abençõe abundantemente e que a Paz do nosso amado Jesus Cristo seja com vocês.Um grande abraço! E como disse minha irmã Leninha, até dia 30. Ana Flávia.

    ResponderExcluir
  3. Bispo Calegari e irmã Maria Célia, ficamos muito honrados de poder recebê-los em nossa casa e também em nossa amada Igreja. Foi, sem dúvida, um final de semana inesquecível para todos nós. As nossas forças foram renovadas e fomos ricamente abençoados por Deus. Os nossos irmãos tiveram o privilégio de conhecê-los e de desfrutarem da companhia de pessoas que certamente marcaram suas vidas. Obrigada pela presença e pelo carinho que recebemos de vocês. Até dia 30 se Deus quiser. Fiquem na Paz!

    ResponderExcluir
  4. Bispo Calegari Foi uma honra receber voces na Igreja Metodista Wesleyana Um abraço da irma Marina !

    ResponderExcluir
  5. A Paz Bispo. Alegria e honra foram os sentimentos que eu e a Igreja de Bom Sucesso desfrutamos neste final de semana. Não temos dúvida que fomos ministrados por Deus. O desejo do meu coração é que outros momentos como esses possam ser promovidos e vividos por nós para sermos aperfeiçoados pela palavra abençoadora que Deus libera através de sua vida e da irmã Maria Célia. Aguardamos este casal maravilhoso dia 30. Graça, paz e misericórdia sejam renovadas na vida de vocês.

    ResponderExcluir
  6. A Paz do Senhor Bispo.Foi uma honra ter tido a sua companhia e a da irmã Maria Célia no nosso meio. Foi edificante para as nossas vidas tudo o que foi dito. Interessante que até o desperta Débora foi algo que me tocou,as Mães estão presisando orar mais pelos seus filhos. Até na festa da igreja no dia 30. Que a mão do Senhor possa estar conduzindo suas vidas com esta unção maravilhosa.

    ResponderExcluir
  7. Excelente postagem, estarei seguindo seu blog.
    www.vivendoteologia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. A paz do Senhor,
    Como foi uma bênção vocês estarem aqui conosco!
    Nós, sinceramente, amamos a presença do senhor e da irmã Maria Célia. Não imaginávamos quão queridos vocês se tornariam!
    Que culto abençoado foi o de domingo. Que edificante a sua palavra e mais ainda a da irmã Maria Célia. Foi de extrema importância conhecermos o projeto "Desperta, Débora!", sobretudo, porque teremos agora, um aqui, em Bom Sucesso. Fico contente que tenho se agradado de sua estadia aqui em casa, e ansioso já estamos pela próxima visita no dia 30 deste mês!
    Um grande abraço!

    P.S.: Concordo que nós, especialmente eu, exageramos na dose da lasanha da mamãe! Hehehe! =]

    ResponderExcluir
  9. Bispo,a IMW em Luminárias e eu, ficamos felizes com sua visita. Considero de vital importância essa aproximação que o senhor possibilitou a nós. Esperamos em breve poder recebê-los novamente, o que será sempre um prazer. A irmã Conceição manda dizer que o casal episcopal é nota 10. Saudações cristãs.

    ResponderExcluir

Compartilhar