segunda-feira, 29 de março de 2010

Giro Episcopal pela II Região



Aqui estamos mais uma vez, como acontece às segundas-feiras, para relatar nossas visitas a pastores e igrejas da II Região. Foi gratificante visitar o Distrito de Governador Valadares (não todo ele, pois é bem extenso e volumoso). Como sempre acontece, quando visitamos esta querida cidade, Célia e eu tivemos o prazer de sermos hospedados pelo querido casal - Rubens e Lila (são da família). Sempre tão atenciosos, assim como suas filhas Emily e Giovana, que sempre nos chamam de "vovô" e "vovó". São uma simpatia, sempre tão generosos conosco.



Fomos recebidos calorosamente no Distrito, por seu SD - Pastor Valdívio, recém saído de uma cirurgia de catarata. O Pastor Valdívio esteve sempre ao nosso lado, do começo ao fim da visita. E a querida irmã Isaura, sempre interessada em saber se estávamos bem, se necessitávamos de algo, etc. Um casal muito dedicado.



Iniciamos nossa atividade na terça-feira, visitando a querida IMW do Conjunto SIR. Fomos recebidos pelo Pastor Eurico, juntamente com sua esposa Cleuza e sua sogra - a tão conhecida irmã Serafina, cuja vida tem sido instrumento de Deus para abençoar a muitos em Valadares. Havia muita gente no culto. Um abençoado quarteto entoou hinos tocantes; coral, senhoras e jovens também tiveram participação muito abençoada. O Pastor Valdívio nos apresentou e orou em nosso favor. A Palavra pregada foi marcada por unção e o povo respondeu, buscando renovação no altar do Senhor.


Na quarta-feira, rumamos para a IMW do Bairro Santos Dumont; encontramos lá um ensaio de jovens em andamento. Fomos muito bem recebidos pela esposa do Pastor Valdir, não estava informada quanto a um culto agendado ali nessa noite. Celia e eu entendemos que Deus nos dava a oportunidade de visitar o Pastor Valdívio em sua casa, onde passamos algumas horas, em animada conversa, desfrutando da agradavel companhia, tanto dele como da irmã Isaura.


Quinta-feira pela manhã, fomos conhecer o salão em que se congrega a Congregação do Bairro Grã Duquesa, (o Pastor Isaías, dirigente da congregação, nos aguardava). E a noite, participamos de abençoado culto na IMW do Bairro Universitário, onde tivemos a alegria de abraçar o Pastor Antonio Carlos e sua esposa, a irmã Luciene. Conversamos também com o Presbítero Teodoro, um entusiasta em planejamento e coordenação de atividades.


Sexta-feira almoçamos com o Pastor Alvino e irmã Alcione (mas, que delicioso frango com quiabo, incluindo um suculento angú entremeado com molho de carne moida. Gostosíssimo!). Tivemos a companhia do Pastor Valdívio e irmã Isaura, e também do Arildo e Alcidéia, respectivamente genro e filha do casal anfitrião. Foi um momento de grande comunhão e prazer.


A tarde, fomos visitar um dos homens que me apoiaram muito em meu ministério em Valadares - o querido Presbítero Teodomiro. Ele e sua esposa, irmã Ana, nos receberam com emoção (fiz-me acompanhar do Pastor Valdívio, para que o mesmo conhecesse aquele valoroso lutador). conversamos, rimos e choramos juntos. Impressiona a vitalidade do irmão Teodomiro, com seus oitenta anos, parecendo um homem de sessenta. A noite estivemos na igreja do Bairro S. Pedro, sendo recebidos pelo Pastor Antonio e a irmã Adriana, sua esposa. Foi um culto de grande unção.


No sábado, tivemos uma reunião administrativa com os pastores Valdívio e Menegueli, respectivamente SD e Diretor do CEFORTE. Enquanto isso, Célia e Isaura visitavam o mercado municipal de Valadares. Após o almoço, o Pastor Valdívio e eu rumamos para Mantena. Demos uma paradinha na casa do Pastor Alcir, em Divino das Palmeiras. Em Mantena, nos reunimos com o Pastor José Sérgio e sua esposa, irmã Arelli, para conversarmos sobre a congregação de Vila Nova - motivo de nossa ida a Mantena. Dali, fomos para uma reunião com a liderança da Congregação de Vila Nova e, sob a presidida pelo Pastor Valdívio, ouvimos as reinvindicações daqueles irmãos. Ao final, tomamos a decisão inevitavel: transferimos a liderança da congregação para o Pastor Valdívio, que a presidirá, embora sua liderança local continue com o Presbítero Neraci. Em seguida, jantamos em casa do Presbítero Neraci (que janta abençoada!). Chegamos em Valadares por volta de uma da manhã.


Mas seria injusto não fazer referencia ao trabalho do "Desperta Débora", realizado neste sábado, a convite do Pastor Gilson e sua esposa - a irmã Cláudia, sob a liderança da irmã Maria Célia, realizado na IMW do Carapina. Muitas mulheres de diversas igrejas wesleyanas de Valadares se reuniram neste grande encontro no Carapina (a IMW do Bairro S. Raimundo, inclusive, fretou um ônibus!). Foram momentos de grande edificação.


No domingo de manhã fomos visitar a IMW do Bairro S. Helena, sob a direção do Pastor Silair que, com a irmã Sélia (com "esse" mesmo!) sua esposa, nos deu calorosa recepção. Foi um maravilhoso momento na presença do Senhor. Após a Escola Bíblica, Célia e eu fomos almoçar em casa de uma grande amiga de longa data - a irmã Ana; tivemos o prazer de conhecer seu marido - o Antonio. Ambos se desdobraram em atenções a nós, servindo-nos um suculento almoço (eta! franguinho com quiabo abençoado, acompanhado de angú com fubá grosso e um molho de pimenta "dedo de moça" como nunca havia visto). Conversamos muito e construimos uma grande amizade com o Antonio.


A noite de domingo chegou! Culto comemorativo dos 42 anos de existência da IMW Central de Governador valadares. Pregar nesse culto foi uma missão dificílima para mim. Célia também estava muito emocionada. Lembramos fatos importantes ocorridos ao longo da história daquela "igreja mater". Muitos pastores e igrejas foram gerados nela. Recordamos publicamente de lideranças importantes que fazem parte da história da querida "igreja central". Com direito a bolo, parabens, e tudo o mais! Realmente, foi muita emoção para uma semana só. Glória a Deus!


Cordialmente;
Bispo Calegari


Um comentário:

  1. Paz Bispo!!!
    quero dizer que nos sentimos honrandos com sua presenças apezar de não ter vivido com tanta emoção lembraças do passado da nossa igreja,faço parte da nova geração e a gratificante ver como Deus foi cuidado,zeloso para com a obra lenvantado pessoas tao especial com o Senhor e os demais obreiro para a jornada naquela epoca a 42 anos atras....Foi um Prazer conheço-lo juntamente com sua esposa que Deus continua abençoando ricamente e que eu possa der o privilégio de poder conviver com vcs mais vezes
    Paz.....Raquel Santos(IMW-Central de Gv)

    ResponderExcluir

Compartilhar